gelatina cremosa de cereja

gelatina-cerejacreme_1S.jpg
A cremosidade dessa gelatina era o objetivo final para essa receita, mas vacilei um pouco na adição do leite e ela ficou menos cremosa do que eu gostaria. Vou refazer usando outra fruta e vou ousar mais no creme, aumentando um pouco a quantidade de leite. Essa delicia refrescante foi feita com o agar-agar, a gelatina japonesa de algas marinhas. Usei uma forma bundt pequena para moldar. O legal do agar-agar, além de ser uma opção vegana, é que ela solidifica muito rápido e tem uma textura muito mais compacta do que a gelatina comum. Para fazer essa receita, usei um suco purissimo de cerejas negras. Eu leio sempre os rótulos dos produtos que compro e deixo de comprar se tiver muita coisarada na lista de ingredientes. Esse suco era apenas suco de cereja, sem preservante, conservante, corante e todos aqueles eteceterás ininteligíveis. Use o suco do sabor que você quiser.
Numa panela ferva 2 xícaras do suco de fruta com dois envelopinhos de 4gr cada de agar-agar. Quando ferver, remova a panela do fogo e adicione mais 2 xícaras de suco. Como eu queria uma gelatina cremosa, usei na segunda fase 1 2/3 xícara de suco e 1/3 de xícara de leite integral. Mas da próxima vez vou aumentar a quantidade do leite pra 1/2 xícara e diminuir o suco para 1 1/2 xícara. Adoce a gosto. Eu usei o nectar do agave. Coloque numa forma molhada e leve à geladeira. Quando solidificar desenforme e sirva.

6 comentários sobre “gelatina cremosa de cereja”

  1. Ficou lindo mesmo Fer!
    Eu ainda nao dei muita sorte com o agar, ate tentei uma de suas receitas mas nao funcionou muito bem… mas continuo tentando!!
    Porem, no valentine’s day eu fiz aquela receita da gelatina de pera e creme, fiz usando um suco de morangos e cortei em coracoezinhos! Matheus a-m-o-u, coloquei no lunchbox dele e ele voltou da escola feliz da vida na sexta-feira antes do dia 12.
    Que cor mais apetitosa q ficou essa gelatina de cerejas, nao?!
    Beijos!
    Ana

  2. Fer te considero a Rainha das Gelatinas ,acho lindas suas receitas ,e fico morrendo de vontade de provar ,normalmente eu uso o kanten pra fazer aquelas bem durinhas ,as vezes sem sabor algum so pra comer com fruta em calda ,muito comum aqui .
    um dia ainda vou testar suas receitinhas de gelatina ,amei aquela de pera.
    bjim

  3. Há coisas que eu adorava gostar, como uvas passas e gelatina. Mas eu não gosto. As crianças adoram gelatina e leite achocolatado… eu nunca gostei e tenho pena. Até porque a gelatina faz super bem. Uso-a em semifrios, para firmar sobremesas e gosto bastante mas não sou capaz de comer assim, só misturada com água, sumo ou leite.
    Mas devo dizer que adorei a cor, ficou linda 🙂

Deixe a sua pitada: