sopa de brócolis e queijo cheddar

sopa-brocolicheddar_1S.jpg
Essa sopa tem uma história. Meses atrás eu comprei um queijo francês chamado mimolette. Comemos uma parte em pedaços. O sabor é bem parecido com um cheddar envelhecido. Dai eu resolvi que iria preparar uma receita com ele. Encontrei essa de sopa de brócolis com mimolette da Clotilde e fiz imediatamente. Achei muito legal que ela usa o brócolis inteiro, mais os cabinhos da salsinha e a casca do queijo. A sopa ficou muito gostosa, mas as fotos ficaram um horror—já repararam como foto de certas comidas, especialmente as sopas, são uma faca de dois legumes, podem sair bonitas ou com cara de hugo. Bom, com as fotos perdidas, perdido também ficou o post com a receita.
Logo depois do ano novo o Uriel comentou comigo num tom quase repreensivo que precisavamos usar aqueles queijos que sobraram das comemorações e que já estavam com uma cara esquisita. Eu não vi nada de esquisito nos queijos. Talvez ele tivesse avistado um outro muito mais ancestral, que realmente estava incomível e acabou [triste] indo pro lixo. Mesmo assim coloquei usar os queijos nos meus planos culinários imediatos. Quando me vi com uma boa quantidade de brócolis chegando na cesta orgânica, não deu outra, pumba—vamos ter sopa de brócolis com queijo novamente!
Sopa de brócolis com queijo cheddar é um clássico. Eu não inventei nada, só improvisei na maneira de fazer. Usei um cheddar irlandês envelhecido [o revestido com uma casca de cêra verde] que comprei para agradar a minha nova nora, que é filha de irlandeses. Para fazer a sopa refoguei metade de uma cebola picadinha em um pouco de azeite, juntei um maço grande de brócolis picadinho, caule e tudo, refoguei por mais uns minutos, juntei um litro de caldo de legumes, uma xícara de queijo cheddar picado e deixei cozinhar até o brócoli ficar molinho. Dai bati a sopa com o mixer de mão. Nem acrescentei sal, pois o queijo fez o trabalho. Ficou uma sopa pedaçuda e muito saborosa.

9 comentários sobre “sopa de brócolis e queijo cheddar”

  1. Nham! Adoro sopa, brócolis e sopa de brócolis! Essa vai pro caderninho. 🙂
    Comi esse queijo numa festinha na casa de um colega, e a menina francesa que o levou disse que o mimolette é melhor quanto mais envelhecido for. Gostei do sabor bem forte!
    Beijos, saudades!

  2. Oi Fer,
    Quero convidar você e seus leitores a participar do sorteio de meu livro de receitas de Musses, Pastas e Antepastos. Passa lá no Aromas e Sabores para ver as regrinhas. Acho que vai ser divertido.
    Por coicidência, esta semana fiz uma sopa de brócolis com catupiry, ficou ótima!!
    bjs

  3. Fer
    Fico aqui imaginando como o Uriel é sortudo!
    Comer todo santo dia uma comidinha diferente era
    tudo o que eu queria! Adoro sopas, mas tenho uma
    preguiça danada em prepara-las!
    bj
    R: querida Fafah, eu digo isso sempre pra ele–quem dera eu chegasse e a comida ja estivesse pronta. 😉 essa sopa é facilima e rapidíssima, nem dah tempo de ficar com pregui… beijo!

  4. Acho que os queijos são a minha verdadeira perdição. Eu como e gosto de todos, é incrível, até dos mais mal-cheirosos que, por sinal, são os meus favoritos 🙂 Essa sopa deve ficar estupenda!

  5. Fer, como sempre as tuas sopas são uma delícia.
    Ontem vim buscar inspiração ais teus filetes com crosta de parmesão e saíram umas perninhas de frango para o jantar bem crocantes, com banho de mostarda.
    Hummm!
    Beijinhos

  6. Sopinha fácil, que não requer prática nem tampouco habilidade. Vou fazer pra ver se estou certo… hehehehe
    R: mais fácil que isso, só se comprar a sopa pronta! 😉

Deixe a sua pitada: