salada de salsão com maçã

saladaceleryapple_1S.jpg

Na minha mesa tem salada o ano inteiro, tanto faz a estação. No inverno nos deliciamos com a abundância das folhas verdes— variedades de alface, de repolhos, a rúcula, o espinafre. As folhas são as embaixatrizes das saladas, mas pra mim em salada vale tudo. Neste caso, uma combinação muito comum, que eu já fiz outras vezes e pode ser que até já tenha publicado por aqui. Salsão e maçã, um clássico. Nesta receita o que fez a diferença foi o vinagrete, feito com mostarda Dijon. E a variedade da maçã que usei, a saborosissima norte-americana Spitzenberg, famosa por ter sido a preferida do ilustre Thomas Jefferson. Se for fazer essa receita, escolha uma maçã de textura compacta e com bastante sabor. A receita original usava a maça verde, Granny Smith, que eu gosto muitíssimo. Maçã, na minha opinião, é uma fruta que pode ser bem sem graça, por isso estou sempre testando variedades diferentes, buscando por frutas com mais personalidade e que me impressionem.

A receita saiu do caderno Taste do jornal SacBee e serve 24 porções. diminua de acordo.
1 echalota pequena picadinha
1 colher de sopa de mostarda Dijon
4 colheres de sopa de vinagre de champagne
12 colheres de sopa de azeite extra virgem
Sal e pimenta do reino moída na hora a gosto
8 maças raladas [*eu não descasquei]
1 xícara de salsão cortado em fatias finíssimas

Numa saladeira coloque es echalotas picadas, a mostarda e o vinagre. Misture bem. Junte o azeite e bata bem com um batedor de arame até emulsificar. Junte sal e pimenta a gosto. Acrescente as maçãs raladas, misture bem. Junte o salsão fatiado no final, incorpore bem e sirva.

10 comentários em “salada de salsão com maçã”

  1. Fiz essa salada para o jantar de ontem, e tenho leftovers para meu almoco….
    deliciosa! Se a foto ficou boa, acho que vou incluir no meu blog – com credito a voce, obvio!
    uma delicia completa…
    thanks!

  2. Ola
    Feliz 2010
    Sempre visito seu blog,adoro.
    Gosto muito dos EUA passear, culinaria e agora tbem estou aprendendo a falar ingles, vamos ver no que dá.
    Ano passado meu filho ficou 3 meses em Telluride e eu e meu namorido fomos passear por Las Vegas Los Angeles e é claro New York, gosto de tudo, e acho seu blog maravilhoso.
    Bom, so nao conheço…vinagre de champagne?
    beijos
    R: Lucia, super obrigada! da proxima vez que vier procure esse vinagre, eh bem facil de achar. vc vai gostar. um beijo!
    Lu

  3. Você precisa experimentar suco de aipo (salsão) com maçã! É ótimo!
    Descobri no Celeiro, restaurante maravilhoso no Rio.

  4. Oi Fer!
    Essa combinação de salada parece deliciosa. Fiquei morrendo de vontade de fazer. Assim como tu, eu tbem não deixo faltar saladas aqui em casa. Adoro!!!
    O único problema que nunca vi essa echalota por aqui. Será que dá pra substituir por outra coisa, tipo cebola comum? O sabor é muito diferente??
    Beijinhos e aguardo novas receitas deliciosas…
    R: Gaby, eu nao tenho nenhum pudor de substituir ingredientes, especialmente se for um coadjuvante, como a echalota nesta receita. usa a parte branca da cebolinha ou cebola roxa ou branca. acho que nao vai mudar quase nada o resultado final. um beijo!

  5. Fer, que combinação pefeita hein. Vc usa limão na maça para não escurecer? Ou ela esta natural mesmo?
    Bjos,
    Dani
    R: Dani, não usei nada, as maçãs foram direto do ralador pro vinagrete. e preciso acrescentar que essa salada é guardavel, pois sobrou um pouquinho que comi no dia seguinte e continuou boa. 😉 beijo!

  6. Olá Fernanda,
    Descobri seu blog, faz pouco tempo, mas já olhei todos os posts… nem precisa dizer que gostei de tudo, acho que você tem muito bom gosto e suas receitas são sofisticadas (nunca comi a metade das coisas que descreve aqui).
    Mas agora me diga uma coisa… o que é enchalota, não tem essa palavra no Aurélio… rs.
    Parabéns pelo belo trabalho.
    Francislane
    R: oi Francislane, obrigada! e desculpa, sempre escrevo errado–eh echalota e nao enchalota. ja corrigi e coloquei um link pra uma descricao. em ingles é shallots, cebolas bem pequenas e alongadas. 🙂

  7. Que aspecto agradável, até achei que ia levar mais ingredientes, afinal é sé mesmo maçã e salsão. Aqui chamamos de aipo e eu acho ele bem fresquinho, gosto bastante e já usei em alguns cozinhados. Cru nunca experimentei mas deve ficar muito bom com a maçã 🙂

  8. Oi Fer,
    Adoro saladas também, e aprendi a gostar de molho de mostarda com vc.
    Tenho uma duvida: como armazenar a salada (folhas)na geladeira por bastante tempo? Eu sei que semanalmente vc recebe sua cesta orgânica e lava todas as folhas antes de serem refrigeradas, mas lá em casa, elas duram 1 dia no máximo. No outro, já estão pretas e não servem mais.
    obrigada,
    bjos
    R: Karin, eu lavo, seco [usando o secador de folhas giratorio] e guardo num saco sem ar. coloco nas gavetas de baixo da geladeira. dura uns bons dias, viu? não deixe as folhas molhadas, talvez seja esse o problema. espero que de certo! bjo

Deixe a sua pitada: