bolo de chocolate e cranberry
[com creme de bourbon]

bolo-chococran_1S.jpg
bolo-chococran_2S.jpg
Na semana passada eu tive uma folga extensa patrocinada pelo furlough imposto pela universidade à todos os funcionários e professores. Isso quer dizer que tivemos que tirar um certo número de dias sem trabalhar, nem ganhar para a UC economizar umas pratas. Eu resolvi tirar meus dias no final do ano, quando viajei e recebi visitas. Mas ainda sobraram alguns e eu decidi que iria usá-los para fazer uma limpeza monstro nos armários da minha casa. Foi uma semana trancada em casa, com a vantagem de que chovia cântaros lá fora, selecionando e jogando fora papelada acumulada em caixas e pastas desde o século passado, limpando armários de sapatos, bolsas e roupas que abarrotavam tudo de uma tal maneira que eu já não conseguia mais achar minhas coisas e lembrar do que eu tinha. Finalizei a semana dirigindo até a thrift store com o bagageiro do carro lotado de coisas que foram doadas. Foi uma limpeza bem grande, que me fez sentir até mais leve.
Mas infelizmente uma semana não foi tempo suficiente para atacar todas as áreas críticas da casa. Ainda restou a parte de baixo, onde estão a cozinha, sala de jantar e estar, lavanderia e garagem. Essas áreas também estão abarrotadas de coisas e vou precisar de mais tempo para reorganizar tudo. Mas pelo menos dei uma geral nas pilhas de revistas, que estavam ficando ridiculamente altas e numerosas. Levei todas elas para um canto e pretendo organizá-las num futuro próximo, junto com as outras 876454 que estão numa estante. Durante esse pequeno ziriguidum doméstico pude dar umas folheadas em algumas das revistas espalhadas pela casa e abrindo uma Gourmet de novembro de 2006, caí exatamente na página com a foto desse bolinho. Não sou chocólatra, mas pisquei com a presença das cranberries e do bourbon na lista de ingredientes. Fruta e booze é uma mistura que só pode resultar em algo interessante.
Vou dizer que esses bolinhos vão agradar imensamente aquelas pessoas que curtem um chocolatão. Não é uma receita light. Eu e o Uriel achamos gostosos, mas imensamente substanciosos. A mais apropriada descrição para eles em inglês é—very rich. Fiz em formas de muffins gigantes, ao invés da forminha de torta ou ramequins que a receita recomendava. Mas acho que dá pra fazer usando formas regulares de muffins, só que a quantidade vai aumentar.
chocolate cranberry cakes with bourbon whipped cream
serve 4 porções
1 tablete [113 gr ou 8 colheres de sopa] de manteiga sem sal
2 colheres de sopa de farinha de trigo
1 xícara de cranberries secas [ou outra fruta seca, se não tiver]
1/4 de xícara, mais 2 colheres de sopas de bourbon [ou whisky]
200 gr de chocolate meio-amargo de excelente qualidade
[não mais que 60% de cacau, se isso estiver especificado na embalagem]
1/4 xícara de pecãs tostadas
3 ovos grandes, gemas e claras separadas
1/2 xícara de açúcar mascavo
1/2 xícar de creme de leite fresco gelado
1 colher de sopa de açúcar de confeiteiro
Coloque a grade do forno no meio e pré-aqueça em 350ºF/ 176ºC. Unte as formas com manteiga e polvilhe com farinha de trigo. Se usar as forminhas de torta com fundo removível, cubra o fundo com papel vegetal antes de untar com manteiga.
Numa panela, coloque as cranberries e o burbon e cozinhe em fogo baixo por 5 minutos, até as frutas absorverem o liquido. Remova do fogo e reserve.
Numa outra panela derreta o chocolate com a manteiga em fogo baixo, mexendo constantemente até ficar um creme bem liso. Remova o fogo e reserve.
Na mini processador pulse as pecãs com as 2 colheres de sopa de farinha de trigo. Não deixe virar uma pasta. Reserve.
Bata as claras com uma pitada de sal, até ficar bem firme. Reserve.
Bata as gemas e o açúcar até ficar um creme. Adicione a mistura de chocolate e bata só até ficar bem misturado. Junte então as pecãs moídas e as cranberries cozidas. Coloque 1/3 das claras em neve, delicadamente, até a massa ficar com uma cor mais clara, depois junte o resto, misturando com cuidado.
Divida a massa nas formas e leve ao formo por 25 minutos. Depois de assado, remova do forno, deixe esfriar uns minutos e vire os bolinhos numa grade. Deixe esfriar completamente. Polvilhe com açúcar de confeiteiro [*eu não fiz] e sirva acompanhado do creme de bourbon, feito com o creme de leite batido com 2 colheres de sopa de bourbon e 1 colher de chá de açúcar de confeiteiro.

10 comentários sobre “bolo de chocolate e cranberry
[com creme de bourbon]”

  1. querida Fer!
    Noto uma evolucao e aperfeicoamento nas suas recitas doces. Estao maravilhosas,lindas!
    Qto talento! Vc e perfeita em todos os detalhes e apresentacao!
    bj
    R: Fafah, você é uma querida! obrigada e beijo. :-*

  2. Fernanda, estou planejando passar o fim do ano sob o sol (se houver) da Califórnia. O que vc me diz sobre o clima por aí neste época do ano? Se tiver dicas, também agradeço. Vou com meu marido e minha filha, que estará com três anos e meio.
    Se puder me mande um email.
    Obrigada,
    Daniela

  3. Fer…aí você pegou pesado! Esse bolo deve ser um must!!!
    Não acho as cranberries aqui de jeito nenhum mas vou ter que fazer a receita assim mesmo!!!
    Hummmmmmmmmmmmmmmmmmmmm!
    Beijocas!

  4. Nossa Fer, nao sei o que deu em mim, depois que vim pra MV ando “numa coisa” com chocolate..deve ser o frio. Ateh chocolate na Ikea eu comprei..hehe
    Hey, eu vou estar por aqui neste weekend, se voce nao tiver programacao let’s do something:)
    If not, have a great weekend!!
    Bjs

  5. Ai ai ai, eu adoro um chocolate!! (e estou naqueles dias do mes em que chocolate vira uma necessidade fisiologica, pisc pisc!) Ja adorei quando vi a foto, depois de ler o post e a receita entao… com a previsao de neve p/ o final de semana um bolinho morninho de chocolate nao vai ser nada mal!
    E estou com voce, fruta + booze = yum! Nao eh a toa q sangria eh muito bom! 🙂
    Beijao Fer!
    Ana

  6. Fer, tenho agora mais uma receita sua esperando ansiosamente para ser feita. Sou chocólatra e estou louca prá fazer aquele seu bolo de cacau com vinho e agora esse! Só que tenho 2 filhas pequenas (também chocólatras!) e essa mistura de alcool me preocupa, pois sei que elas vão comer muito. Mas a mamãe aqui pode e está com água na boca! Bjos
    R: Lucinha, pode fazer os dois bolos sem preocupacao pq depois de assado nao sobra alcool nenhum, so um sabor ultra leve e delicado. o bolo de vinho eu gostei mais do que esse, justamente porque naquele o chocolate fica mais diluido. um beijo

  7. Mais que cranberries adoro nozes pecãs. Mas não as tenho encontrado por cá, tenho que guardar para quando conseguir algumas. Cranberries tenho na despensa 🙂 E chocolate também se arranja!

  8. ai ai ai
    num dia crepe com nutella… e hoje bolo chocolatoso com xxxberries e creme!!!
    Delíciaaaaaa!
    O lindo das tuas letras e da tua cozinha é poder, assim dizer, matar as saudades em imenso que vem no atropelo os dias de puro trabalho intelectual…
    saudade da cozinha mia e dos motivos melhores para nela estar… (business trip às vezes é f#$@*)
    Beijukka, querida!!!

Deixe a sua pitada: