sopa de abóbora com pimenta chipotle & alecrim

sopa_abchiplote_1S.jpg

Ando fazendo muitas sopas porque elas servem refeições substanciosas e ficam prontas numa piscada. Já tinha assado uma butternut squash no dia anterior, o que me economizou um bom tempo. Em meia hora eu tinha uma sopa fumegante acompanhada de fatias grossas de pão de alecrim tostadas e uma salada. A receita original levava mais ingredientes, mas eu simplifiquei. Como não tinha a pimenta chipotle inteira, usei a moída. A chipotle é a pimenta jalapeño defumada, então qualquer outra pimenta defumada faz uma boa substituição. Pode-se acrescentar sour cream e suco de limão verde na hora de servir, mas eu não fiz. Servi apenas com as sementes de abóbora torradas.

Asse uma abóbora butternut squash de tamanho médio cortada em cubinhos no forno até eles ficarem macios [uns 45 minutos em forno alto]. Numa panela coloque 3 colheres de sopa de azeite e refogue meia cebola picadinha. Quando a cebola estiver macia, adicione a abóbora assada, 1 litro de caldo de legumes [*usei o de cogumelos], 2 pimentas chipotle sem sementes e picadinhas [*usei 1 colher de sopa da chipotle em pó], sal marinho a gosto e 1 colher de alecrim fresco picadinho. Deixe ferver e cozinhe por uns minutos. Bata tudo no liquidificador [*com CUIDADO!] ou use o mixer de mão. Sirva com sementes de abóbora torradas por uns minutos no forno ou na frigideira.

7 thoughts on “sopa de abóbora com pimenta chipotle & alecrim”

  1. Fer, fiz essa sopa em dezembro e tinha esquecido de comentar. Ficou muito, muito boa.
    Essa de assar a abobora (em vez de ferver os cubinhos) faz toda a diferenca. Meu marido – que nao eh/era muito fanzoca de sopa, elogiou (eu contei que era receita da Fer) e repetiu.
    P.S. Eu usei um pouquinho de sour cream com umas pitadinhas de paprika doce, somente para decorar …
    R: gostei muito de saber disso, Sueli! um beijo

  2. Aqui está tanto frio que só apetecem sopas e comidas fumegantes. É algo que tenho comido todos os dias. Essa ficou com uma cor linda e o sabor deve ser delicioso. Adoro abóbora 🙂

  3. Agora q eu vi q a receita eh do Foster’s Market. Se um dia vc vier aqui p/ a NC eu levo voce la Fer! Fica na cidade vizinha da minha e eu ja fui aos dois markets que a Sara Foster tem. Adoro os livros dela, tenho todos. O Fresh Everyday eh lindo e tem receitas otimas!
    Beijos!
    Ana

Deixe a sua pitada: