muffins de palmito

muffin-palmito_1S.jpg

Outra noite de atrapalhamento mental e ausência total de inspiração, acabou produzindo esses muffins salgados. Juro que ziguizaguiei pela cozinha por muito tempo, abri e fechei porta de geladeira e armários não sei quantas mil vezes, folheei revistas, livros, quase chorei! A única imagem de comida que pipocava insistentemente na minha cabeça era uma sopa robusta de tomates. Mas tomates não haviam. Pensei então numa torta de palmito e até cogitei me aventurar a fazer esta receita que fica excelente. Me imaginei gastando preciosas horas preparando a tal torta e desisti. A idéia do palmito persistiu, mas eu queria uma receita mais rápida. Apelei então para o rei das idéias, o senhor Mark Bittman. No seu livro How to Cook Everything Vegetarian, achei uma receita chamada Muffins, infinite ways. Era uma receita doce, com zil adaptações, uma delas salgadas. Fiz então e o jantar ficou pronto num pisque. Os muffins ficam muito fofinhos. Use o recheio que quiser, mas não coloque muito. O equivalente à uma xícara é a medida.

faz 12 muffins
3 colheres de sopa de manteiga derretida ou óleo neutro, como de sementes de uva ou milho [*usei o óleo de sementes de uva]
2 xícaras de farinha de trigo
1/2 colher de sopa de açúcar
1 colher de chá de sao marinho
3 colheres de chá de fermento em pó
1 ovo
1 xícara de leite
Para o recheio usei 1 xícara com:
Palmito picado
Azeitona preta picada
Salsinha picada

Pré-aqueça o forno em 400ºF/ 205ºC. Unte doze formas de muffin com óleo, ou forre com forminhas de papel.

Misture os ingredientes secos numa vasilha. Numa outra vasilha bata os ovos, o óleo ou manteiga e o leite. Faça um buraco no meio dos ingredientes secos e despeje lá a mistura de leite, óleo e ovo. Mexa com uma espátula ou colher de pau para misturar. Vá remexendo com cuidado até os ingredientes se incorporarem. A massa vai ficar meio empelotada.

Adicione 1 xícara de recheio. O meu foi palmito picado, azeitona preta picada e salsinha picada. Mexa rapidamente e coloque a massa nas forminhas usando uma colher. Asse por mais ou menos de 20 a 30 minutos. Remova do forno e deixe descansar por 5 minutos antes de remover das forminhas.

16 thoughts on “muffins de palmito”

  1. óleo de soja pode ser considerado óleo neutro? ou de girassol?
    eu tenho intolerância a lactose, então tenho que adpatar quase todas as receitas que pego.
    funcionaria se eu usasse no lugar da manteiga, gordura vegetal?
    e no lugar do leite, leite de soja?
    R: Isabella, nao sei te responder, mas faz as substituicoes e se ficar bom conta aqui.

  2. Fer, após só ouvir elogios dessa receita provei hoje.
    ótima alternativa para recauchutar restinhos de geladeira… fiz com 1/2 farinha integral e 1/2 branca, + cenoura e abobrinha e queijo reggiano ralado= success!!

  3. Eu gostaria que vc me explicasse, por que é que muffins doces não grudam nas forminhas de papel e muffins salgados grudam. A diferença é o açúcar? Tive uma reunião aqui em casa e fiz muffins salgados nas forminhas de papel, o recheio foi com carne vegetal Superbom que refoguei com bastante alho e cebola, salsinha e outros temperinhos mais. Ficaram saborosos, mas… o problema é que grudam na forminha de papel. Não faço direto nas forminhas de muffins, pois embora eu as unte bem, tb grudam.
    Thanks.
    R: sinto não poder te explicar esse infortunio, porque nao sei a causa. mas se alguem que passe por aqui eventualmente souber, fique a vontade para elucidar a dúvida.

  4. Adorei essa receita, ai vou ter que parar de ser muquirana e reclamona e comprar o seu Bittman, agora ele podia botar umas fotos no livro néam ? 🙂 beijos Fer.

  5. Fer, aqui em casa todo mundo adora muffins! Os doces sao consumidos no cafe da manha e os salgadas as vezes aparecem na refeicao, eu adoro comer muffin salgado com sopa!
    Um dos meus favoritos sao os Garden Muffins (http://kitchenspace.blogspot.com/search?q=garden+muffins), a massa de cornmeal fica tao gostosinha em contraste com os veggies, e eu sempre coloco cubinhos de queijo ou na massa ou no recheio, fica otimo com o cornmeal tbem!
    Adorei os seus muffins, vou fazer aqui qualquer dia pois palmito eh adorado por aqui tbem! (gostei da ideia da Karina tbem, tomates secos sound good!)
    Ana

  6. Fer, às vezes também me sinto assim. Parece que, quanto mais receitas temos, menos vontade de fazer o que já foi feito, numa busca incessante por novidades. Ainda hoje cismei que ia fazer muffin de pitanga, mas as minhas forminhas acabaram e não há por perto para comprar. Fiquei frustrada!
    Muffins salgados ainda não fiz, mas tenho certeza que são bons.
    R: Gina, muffin de pitanga deve ser o MAXIMO! 🙂

  7. Deve ser delicioso mesmo, quero testar. Ele fica úmido com o palmito, ou sequinho mesmo?
    Bjs,
    Dani
    R: esses ficaram mais pro umido, mas nao muito. a massa fica muito fofa. beijo!

  8. Fer, foi graças a ti que tb não resisti e comprei o livro depois de um namoro longo!
    Adorei!
    De vez em quando folheio aleatoriamente, outras procuro algo específico, e a multiplicidade de alternativas e combinações sugeridas são verdadeiramente de enlouquecer: apetece provar todas! 🙂
    Fiz uma caril de lentilhas e batatas absolutamente divinais e pensei em ti enquanto me deliciava. 🙂
    Estes muffins tb me tentam…
    Beijinhos. 🙂

  9. Nossa, deve ser delicioso, e definitivamente muito fácil!!!
    Há um tempo atrás vi um post sei sobre a Anna Thomas, e comprei o livro Love Soup!! Estou adorando!!!
    Seu blog é maravilhoso!! Sou visita constante!!
    Beijos!
    Gabi

Deixe a sua pitada: