bolo de lavanda e limão

bolo-lavandalimao_1S.jpg
Ler a palavra limão numa receita me dá um snap instantâneo. Coloco imediatamente na minha lista de receitas para fazer. Receitas com limão ou laranja nunca me escapam. E esta é a melhor época pra começar a fazer delicias citricas. Dois dos meus vizinhos já estão com árvores envergadas ecarregadas de limão Meyer, uma variedade que me agrada muito, pois é bastante aromática. Ganhei alguns e usei nesta receita simples e simpática que peguei no excelente blog da Monica Hering. Ficou um bolo no estilo do pound cake, muito macio. Todo mundo que comeu gostou. O aroma e sabor da lavanda predomina sobre o limão. Mas isso não é um defeito.
3/4 xícara de leite integral
1 colher de sopa de flores de lavanda
1 3/4 xícara de farinha de trigo
1 1/4 colher de chá de fermento em pó
1/4 colher de chá de sal
1/2 xícara [113gr] de manteiga sem sal, em temperatura ambiente
1 xícara de açúcar
1 colher de sopa de raspas de limão
2 ovos grandes
Misture o leite e a lavanda em uma panela pequena e leve ao fogo médio. Assim que ferver, transfira para uma vasilha de vidro, e deixe esfriar em temperatura ambiente. Pré-aqueça o forno em 355ºF/ 180°C. Unte e enfarinhe uma forma para bolo inglês média [12,5 x 22,5cm].
Misture a farinha, fermento e sal em uma tigela. Misture a manteiga, açúcar e raspas em uma tigela grande e bata com a batedeira até ficar cremoso e fofo [velocidade média por 3 minutos], raspando as laterais da tigela vez por outra. Junte os ovos, um de cada vez, raspando as laterais da tigela após cada adição.
Com a batedeira em velocidade baixa, adicione 1/3 da mistura de farinha e bata até incorporar. Adicione metade do leite e bata mais. Repita com o restante da farinha e do leite, terminando com a farinha. Após a última adição, bata por mais 30 segundos em velocidade média.
Coloque a massa na forma preparada e alise a superfície com uma espátula. Asse até que o bolo esteja dourado, 50 a 55 minutos. Faça o teste do palito. Deixe o bolo esfriar na assadeira por 10 minutos, vire sobre uma grade e deixe esfriar completamente antes de servir.

14 comentários sobre “bolo de lavanda e limão”

  1. Fiz ontem pra levar pro trabalho. Segui a receita à risca, menos a parte que diz pra esfriar antes de servir: comi uma fatia ainda quente! Ficou uma delícia, viu?
    Beijos
    R: agora vi qual é o bolo. que bom que voce gostou, Neyara! beijo 🙂

  2. Oi Fer
    Fiz. Ficou uma delícia, mas não ficou com gosto de lavanda nem de limão…
    A parte do limão beleza, era outra variedade (sisciliano) – na próxima aumento a quantidade de raspas e OK.
    Quanto à lavanda, me arrisquei pouco, é a primeira vez que uso e fiquei com receio de ficar muito forte. Simplesmente não ficou.
    Na receita não ficou claro como usar a lavanda, então eu coloquei principalmente flores abertas (não a inflorescência inteira) no leite, deixei esfriar e usei apenas o leite, sem as flores. Devia ter picado as flores de incorporado elas junto com leite, imagino.
    Como foi que você fez?
    Beijos,
    Elena sem H
    R: Elena, eu joguei a mistura de leite e lavanda na massa. nao coei. e usei lavanda seca, dessas proprias pra uso culinario. beijo!

  3. O bolo deve ser ótimo. Fiquei com vontade de provar. Estou gostando muito do seu espaço. Eu encontrei vc pesquisando sobre garlic baker e estou amando suas receitas, seu jeito de escrever e contar as coisas.

  4. Não tenho flores de lavanda senão eu faria também 🙂
    Há umas semanas fiz bolo de limão com cranberries que ainda não publiquei no blog. Ficou simplesmente delicioso. Acho que ias gostar muito 🙂

Deixe a sua pitada: