bolinho de berinjela

bolinho-berinjela-1S.jpg
Outra vez o Mark Bittman e o seu versátil How to Cook Everything Vegetarian me socorreram quando tive uma berinjela nas mãos e nenhuma idéia de como usá-la na cabeça. A receita é para bolinho de cogumelo, adaptada e incrementada para berinjelas. Apesar de ser fritura, fui em frente. Rendeu bolinhos para outras refeições. Eles são gostosos quentes, mornos ou mesmo frios. Servidos com um molho de iogurte.
1 1/4 de xícara de farinha de trigo
2 colheres de chá de fermento em pó
Sal e pimenta do reino moída na hora a gosto
3/4 xícara de leite
1 ovo
1 1/2 xícara de berinjela cozida no vapor e picadinha
1/4 de tahini
1/4 xícara de sementes de gergelim torradas
1/4 de xícara de folhas de hortelã fresca picadas [*usei salsinha]
Numa frigideira, coloque uns 5 cm de óleo neutro, tipo de milho ou semente de uva, e deixe esquentar bem em fogo médio-alto. Mistute os ingredientes secos numa vasilha. Em outra bata o ovo com o leite. Junte à mistura de ingredientes secos. Misture a berinjela cozida e picada, o tahini, as sementes de gergelim e as ervas picadinhas. Misture bem.
Usando uma colher de sobremesa, vá colocando a massa no óleo quente, fritando de qiatro em quatro e virando até que os dois lados estejam dourados. Remova do óleo e seque em toalhas de papel. Mantenha os bolinhos fritos num formo morno, enquanto vai fritando os outros.
Sirva com um molho de iogurte feito com 1 xícara de iogurte natural, sal e pimenta do reino a goto, rapinhas da casca e uso de um limão. Se quiser pode adicionar um alho picadinho, mas eu não quis.

7 comentários sobre “bolinho de berinjela”

  1. Sera’ que funcionaria fazendo “achatadinho” e assando, tipo num griddle ou mesmo no grill?
    tenho sempre uma preguica total de fazer fritura, embora nao tenha nada contra, so’ preguica mesmo, lidar com o oleo, splattering….
    R: acho que sim! deve dar pra fazer como panquecas. ótima idéia, por sinal. porque a fritura foi o único porém dessa receita..

  2. Beringela é dos meus ingredientes favoritos. Nunca fiz fritas mas tenho certeza que devem ficar deliciosas. Agora nem tenho comprado… a época já passou e tenho receio que não estejam boas por dentro!
    Os bolinhos devem ser muito bons 🙂

Deixe a sua pitada: