tomatitos borrachos

tomatitos_borachos_1S.jpg

Receitinha irresistível, surrupiada da querida Fer, que foi praticamente o prato de despedida da estação dos tomates. Comprei um montão, de uma variedade bem redondinha, um pouco maior que o cereja e fiz conforme a Fer explica. Os tomatitos borrachos ficaram muito apetitosos. Hei de repetir essa receitinha mais vezes no próximo verão.

500 g de tomates cereja
2 colheres de sopa de vodka [*usei uma orgânica, super cremosa]
1 colher de sopa de vinagre de cidra [vinagre de vinho branco também serve]
1/2 colher de sopa rasa de açúcar
1 colher de chá de raspas de limão siciliano
sal maldon, sal korsher, sal marinho ou flor de sal – com sal fino acho que não fica bom
pimenta-do-reino moída na hora

Comece pelando os tomates. Parece uma trabalheira, mas não é. Corte a pele da parte inferior dos tomaticos em cruz. Jogue-os em água fervendo de um só golpe, deixe uns 10 segundos ou até a pontinha cortada começar a abrir, depois assuste-os numa vasilha com água gelada. Puxe a pele deles todos e já está. Reserve-os numa travessa rasa.

Misture a vodka, o vinagre, o açúcar e a raspa de limão siciliano até o açúcar dissolver. Envolva os tomates nessa espécie de caipirosca avinagrada, cubra-os bem e geladeira por até uma hora. [*eu deixei de um dia para o outro] Na hora de servir, você pode salpicar o sal e a pimenta, ou deixá-los à parte para que cada conviva tempere o petisco do seu modo.

6 comentários sobre “tomatitos borrachos”

  1. Fer, me agarrou uma emoção ver esses bebinhos por aqui.
    E aproveitando um post pra comentar do outro, é claro que você deixa uma marca linda nesse mundo, e certeza que ainda vai encantar muita gente por muitíssimos anos.
    Un beso muuuuy gordo! ;***

  2. feerrr!!!!!
    que delícia o teu blog! acabo de descobri-lo. é pura literatura yummy yummy, comidamor total! virei fã!
    eu também sou encantada por comiditas, no sentido até transcendental da coisa, alimento-alma mesmo, de sentir e preparar e absorver com todos os sentidos, na reverência ou irreverência…
    espero voltar para “visitá-la” muitas vezes.
    um grande beijo e obrigada pelos bons momentos!!!
    su
    http://www.ailaika.com

Deixe a sua pitada: