sopa de tomate, abobrinha e manjericão

sopa-T-Z-B_1S.jpg
crostini-parmesan_1S.jpg
Para fazer esta a sopa, usei duas receitas do livro Love Soup da Anna Thomas como inspiração e criei a minha. Uma sopa de tomate com abobrinha e manjericão. Como nunca pensei nessa mistura antes? Ficou boa demais. Servi acompanhada de crostinis, que fiz seguindo a receita da Anna e não sobrou nem farelo. Já repeti a receita, porque essas torradinhas vão bem com tudo.
Para a sopa:
Cozinhe brevemente uns 6 tomates maduros com um pouco de água. Bata tudo no liquidificador [cuidado, se estiver quente] e passe tudo por uma peneira. Rale 1 abobrinha grande no ralador manual ou no processador. Usei o ralador manual. Numa panela coloque uma ou duas colheres de sopa de azeite e refogue ali uma cebola pequena picada e 1 dente de alho pequeno picado. Refogue até a cebola ficar macia. Junte a abobrinha ralada e refogue por mais uns minutos. Junte o molho de tomate e uma xícara de folhas de manjericão fresco picadinhas. Tempere com uma pitada de açúcar mascavo, sal e pimenta do reino moída a gosto. Deixe cozinhar por uns 20 minutos, até engrossar. Decore com folhinhas de manjericão fresco e salpique com queijo ralado bem fininho. Sirva com os crostinis de queijo parmesão.
Para os crostinis:
Corte uma baguete em fatias de mais ou menos 1 cm. Forre uma forma de assar com papel alumínio. Coloque as fatias de pão na forma de assar. Pincele cada fatia com uma camada fina de azeite de oliva. Pode usar um spray ou passar com o dedo mesmo. Coloque um pouquinho de queijo parmesão ralado bem fininho em cima de cada fatia de pão. Coloque em forno pré-aquecido em 350ºF/ 176ºC e asse por 10 a 20 minutos. Fique vigiando, para as torradas não passarem do ponto e torrarem demais.

7 comentários sobre “sopa de tomate, abobrinha e manjericão”

  1. Fiz essa sopa, usando tomates em lata (os tomates estavam horríveis no mercado). No final bati tudo, pois não gosto de sopa “pedaçuda”. Ficou ótima! Mais uma para meu repertório de sopas. Tô ansiosa para o meu Love Soup chegar 😉

  2. Delícia! Meu livro ainda não chegou…Mas fiz uma receita do site da Anna Thomas, de abobrinha com manjericão, que ficou PERFEITA (como essa deve ter ficado!).

  3. Aqui ta um dia nublado e chuvoso, perfeito p/ uma sopinha Fer!
    Na minha casa torradinhas eram feitas sempre com pao q sobrava durante a semana. Corta a baguette em fatias, um fiozinho de azeite em cada uma e depois sprinkle com salt, pepper e oregano. Forno ate ficar douradinho e espere desaparecer, todo mundo adora torradinhas! (ou crostinis!)
    Ana

Deixe a sua pitada: