sopa de abobrinha, arroz & manjericão

sopa_abob-manj_1S.jpg

Outra receita do livro Love Soup da Anna Thomas. Essa perfeita para o encerramento do verão, quando estamos tristemente acenando um good bye so long farewell para as abobrinhas e o manjericão. Fiz exatamente como manda a receita, sem mudar nada. Apenas não bati no liquidificador, pois preferi uma sopa com textura pedaçuda. Ficou muito substanciosa, serviu jantar e sobras no almoço do dia seguinte.

Serve de 6 a 8 pessoas
900 gr de abobrinha [*usei essas bolotudas]
1 1/4 colher de chá de sal marinho
3 colheres de sopa de arroz arbóreo [ou arroz comum]
4-5 colheres de sopa de azeite de oliva
2 cebolas médias picadinhas
Pimenta do reino moída na hora
3 xícaras de caldo de legumes
2 xícaras de folhas de manjericão fresco picadas
3 colheres de sopa de suco de limão
Para servir: azeite de oliva, queijo de cabra cremoso e raspas da casca de limão [*opcional]

Corte ou rale as abobrinhas [eu ralei no ralador manual] e coloque numa panela bem grande com 1 1/2 xícaras de água, 1 colher de chá de sal e o arroz cru. Deixe ferver, abaixe o fogo, cubra a panela e deixe cozinhar por 30 minutos. Enquanto isso aqueça 2 colheres de sopa de azeite numa frigideira, adicione a cebola e uma pitada de sal e deixe cozinhar em fogo baixo até a cebola ficar caramelizada. Quando a cebola estiver bem macia e amarronzada, jogue tudo na panela com as abobrinhas. Moa pimenta do reino a gosto, adicione 3 xícaras de caldo de legumes e as folhas de manjericão. Deixe cozinhar por uns minutos. Bata tudo no liquidificador [com cuidado, pois vai estar quente] ou usando o mixer de mão. *Eu pulei essa parte, deixei a sopa inteira e pedaçuda. Na hora de servir adicione o suco de limão e 2 colheres de sopa de azeite de oliva. Ajuste o sal e sirva, com uma colher de queijo de cabra por cima e raspinhas da casca do limão, se quiser.

8 comentários sobre “sopa de abobrinha, arroz & manjericão”

  1. Seus posts e receitas sao inspiradores! Adoro vir aqui conferir as novidades e agora vou ter que fazer esta receita – nao posso deixar passar essa combinacao de manjericao e abobrinha, pois ainda encontro os dois por estas bandas (Atlanta) 🙂 Uma duvida (ou melhor, duas): na receita original pedia a abobrinha amarela ou a verde (Italian)? Alem disso, seria lime or lemon? Obrigada e parabens pelo site!
    R: Roberta, na receita ela pedia zucchini, então você usa a variedade que quiser–amarela ou verde. e aqui no Chucrute sempre que eu escrevo limão é sempre o lemon, o limão siciliano. se for a lime eu especifico. 🙂

  2. Oba!!! Fiz essa mesma receita e nem acreditei no sabor….muito gostosa!!!!!
    Detalhe, não adianta nada minha ansiedade em relação ao livro. Recebi um email hoje da livraria pela qual eu comprei o livro com o seguinte recado: seu livro chega daqui a três semanas…esperar então!
    bjs
    R: guenta firme ai, Leticia! 😉 beijo

  3. Oi Fer,
    Tentei comprar o livro da Anna Thomas, mas ainda está em pre-order na Amazon do Reino Unido. Ele continua lá na whish list. 😛 Enqunato isso vou acompanhando por aqui. 🙂
    Eu adoro abobrinha, mas meu marido não é muito fã. Acabo quase não preparando, pois dou preferência para o que nós dois gostamos.
    Sua sopa ficou com uma cara ótima e me pareceu delicosa! 🙂
    Beijo,

  4. Linda a sopa Fer! Por aqui as abobrinhas gostosas ja viraram historia… quem sabe eu acho alguma no farmer’s market this weekend e faco tbem, ainda tenho manjericao nos meus pezinhos do quintal, adoooro manjericao!
    Ana

  5. Gosto especialmente das receitas que não levam carne, e essa parece deliciosa, além de muito simples. Aqui usamos pouco manjericão, mas muito coentro. Não sou expert em cozinha alguma e estou curioso com a presença do limão nesse prato. Bom, muito agradável passar o tempo aqui. O seu texto é tão elegante e delicado que me esqueço que estou num site de receitas. Parabéns, e obrigado pelos prazeres em forma de comida, cultura, pela alegria de viver que transparece aqui.
    R: muito obrigada, Joao e seja sempre bem-vindo. o limao dah um toque final especial nessa sopa. faz diferenca.

  6. Anotadíssima!!! Aqui as abobrinhas e o manjericão estão entrando na melhor temporada…! Se bem que ainda temos tido muito frio para outubro…
    Estou gostando das receitas desse livro de sopas, acho que vou acabar adquirindo um!
    Como sempre, obrigada pelas dicas
    Beijos

  7. Tenho pena de não ter manjericão. O meu não deu nada este ano e não encontro para comprar. O jeito é fazer sem já que adoro abobrinhas. Gostava de encontrar essas redondinhas… aqui só existem das verdes e compridas 🙂

Deixe a sua pitada: