sopa de abóbora, pera & gengibre

abobra-pera-geng_1S.jpg
Sopas são ótimas para refeições rápidas, saudáveis e robustas. As frias alimentam e refrescam. As quentes, alimentam e confortam. Já estamos engatando segunda nas nossas noites agradáveis de outono e durante a semana o cansaço tem me dado verdadeiros olés, não me deixando com nenhum ânimo pra inventar muita moda no jantar. As sopas criativas têm vindo a calhar. Essa saiu da newsletter da Culinate, que usou uma receita da Deborah Madison. Eu usei abóboras delicata e peras bartlett bem pequenas e bem macias.
Serve 6 pessoas
1 quilo de abóbora
3 peras maduras, mas firmes
1 pedaço de 5cm de gengibre fresco cortado em fatias finas
Azeite ou óleo
Sal marinho
1 cebola cortada em fatias finas
1/2 xícara de crème fraîche ou sour cream [*opcional—não usei]
Pré-aqueça o forno em 425ºF/ 220ºC. Coloque as abóboras com a parte cortada virada para baixo numa assadeira forrada com papel aluminio. Junte as peras, cortadas ao meio, sem as sementes. Salpique com algumas fatias de gengibre, tempere com sal, regue com azeite e asse por mais ou menos 1 hora, ou até as abóboras e peras ficarem bem macias e caramelizadas. Você pode assar tudo um dia antes e guardar na geladeira.
Remova a polpa assada das abóboras e peras. Numa panela coloque azeite, adicione a cebola e refogue até bem macia e levemente dourada, por uns 10 minutos. Adicione o resto do gengibre e a polpa de abóbora e pera. Junte 2 xícaras de caldo de legumes ou um caldo feito com as sementes da abóbora. Deixe ferver e cozinhe por uns 20 minutos até engrossar. Acerte o sal. Bata tudo no liquidificador ou use o mixer de mão. Sirva com uma colher de crème fraîche ou sour cream. Eu usei uma outra opcão que a receita oferece para servir a sopa, fritando fatias finíssimas de gengibre em óleo vegetal até elas ficarem bem crocantes. Seque em folhas de papel toalha e tempere com sal, se quiser. Sirva um punhadinho dos chips de gengibre no meio da sopa.

12 comentários sobre “sopa de abóbora, pera & gengibre”

  1. Se cansada vc fez esta sopa tão sofisticada, imaginem senhoras e senhores do que Fernanda Guimarães Rosa é capaz quando descansada!
    Parabéns…és sempre uma inspiração e aqui em casa temos nos alimentado beeeeemmmmm melhor devido aos seus “trabalhinhos” culinários. Além de fazê-los ainda compartilha.
    Bjinhos meus de minha filha Fernanda Nicolle.

  2. Querida Fer,
    Venho com muito prazer declarar que meu soup curse is done!:):) THANK YOU!. Neste tempo de silencio, fiz com sucesso a Old Fashioned Pea Soup (Love Soup) e hoje, refiz (both times com uma modificacaozinha bem pequetitinha)!! haha..Yeahh! Fireworks!:):)
    Ta, sou boring, mas nao podia arriscar outra soup sem repetir a primeira que deu certo, neh?:)
    Bjs Amiga!E obrigada, again:)
    PS: KC declarou que anteve muitas soups e cookies neste Fall & Winter (fiz ontem, pra ele, cookies de oatmeal + cashew nuts do King Arthur Flour – Whole Grain Baking, e ficaram supimpas..haha).
    + bjs

  3. Poxa, fiz esta sopa hoje. Que delicia!! obrigada demais. Essa vai virar companheira do inverno. Moro em NJ e o frio esta’ so’ comecando.
    Gosto muito do teu blog e estou sempre aqui dano uma olha e curtindo as coisas faz.Parabens.

  4. Adoro sopa de abobora, eh uma das minhas preferidas!
    Uma das q mais faco eh com abobora (gosto de usar acorn squash) e macas, outro dia vi uma com peras do tipo da sua e fiquei com vontade, comprei um butternut squash e umas peras, mas comi as peras antes de fazer a sopa e a butternut squash eu fiz roasted ontem p/ o almoco.
    Preciso comprar tudo de novo, sorte q eu adoro squash e nao me canso de come-las agora no frio!
    Beijos!
    Ana

  5. Aie Fer! Adoro sopa, sempre faço sopa de abóbora, mas com pêra é a primeira vez que vejo! Acredito que o sabor da abóbora deve ser dominante…
    Mas, foi a foto e a louça que chamaram a atenção.
    Beautiful!;)

  6. A Fer e suas mais variadas sopas!rs…adoro..essa bateu todas pra mim! Fiquei morrendo de vontade…fiquei meio adoentada esses dias e fiz (quase que arrastando o corpo) um caldinho basico de abobora japonesa, tava ótima, mas perto dessa, a minha ficou no chinelo..hehe…agora vou comprar abobora de novo pra fazer essa sua..depois te conto como ficou!
    Bjao e boa semana
    Fe. 😉
    R: Fê, espero que você ja esteja melhor. faz sim, se voce gosta da doçura da abobora e do picante do gengibre, vai adorar essa sopa. beijo!

Deixe a sua pitada: