salada de beterraba & iogurte

salada-beterrabaiogurte_2S.jpg

Quando li a auto-biografia da Judith Jones—The Tenth Muse, marquei o nome da autora de culinária Claudia Roden, que Jones comenta com bastante entusiasmo. Claudia foi uma das muitas revelações com que Judith nos presenteou, quando publicou seu primeiro livro de receitas do Oriente Médio. Nascida e criada em Cairo, no Egito, Claudia Roden completou sua educação formal em Paris e depois mudou-se para Londres para estudar Artes. Seu primeiro livro foi recebido com muito entusiasmo quando publicado na América do Norte na década de 60 através de Judith Jones e da editora Knopf. Quero mostrar os livros da Claudia aqui, que são absolutamente lindos. Esta receita de salada de beterraba saiu do Arabesque—A Taste of Marocco, Turkey, & Lebanon. É uma receita da Turquia, muito simples e deliciosa.

Pancar Salatasi—Beets with Yogurt
Serve de 6 a 8 pessoas
1 quilo de beterraba
2 dentes de alho amassados [*opcional – não usei]
2 xícaras de iogurte grego drenado
2 colheres de sopa de suco de limão
6 colheres de sopa de azeite de oliva extra-virgem
Sal a gosto
Um punhado de hortelã fresco ou salsinha picados [*usei hortelã]

Cozinhe as beterrabas na água ou assando no forno ou churrasqueira—eu gosto mais de assar e fiz essa na churrasqueira, embrulhadas em papel alumínio em temperatura alta por uns 30 minutos.

Deixe as beterrabas cozidas ou assadas esfriar, remova a casca e corte em rodelas. Se for usar o alho, misture com o iogurte. Coloque o iogurte espalhado numa travessa e arrume as rodelas de beterraba por cima. Junte o limão, azeite e sal e bata bem com um batedor de arame. Despeje essa mistura sobre as beterrabas e salpique com as folhas de hortelã [ou salsinha] picadas por cima. Sirva.

*para fazer uma variaçao desta salada no estilo libanês, substitua o alho por 1 1/2 colher de sopa de tahini misturado ao iogurte.

6 comentários em “salada de beterraba & iogurte”

  1. Oi Fer,
    Mais uma dica ótima! Aqui em casa gostamos muito de beterraba, mas eu não tenho o costume de comprá-las e prepará-las. Não sei bem o porquê.
    Uma dúvida, seu eu for assá-las no forno, embrulho elas no alumínio também? Você tem uma idéia, só pra eu ter uma noção, de quanto tempo de forno?
    Obrigada!
    Beijo,
    R: Carla, sim embrulha no papel aluminio, uns 30-40 min no forno 400F. essas eu fiz na churrasqueira, mesmo esquema, sempre embrulhadas. bjo

  2. Essas beterrabas fariam minha festa aqui em casa…amo as vermelhinhas, assadas então…e com iogurte e hortelã! Tudo de maravilhoso!
    Um beijo e adorei a dica da Claudia Roden…vou procurar!

  3. Fer, vou ser sincera, não gosto de beterraba (gosto do gosto, mas não da cor, que “mancha” a comida). Mas vou dar uma chance a mim mesma e experimentar, ficou muito bonito. (vou aproveitar o tahine que tenho aqui que usei em um baba ganoush perfeito demais.
    Obrigada sempre.

Deixe a sua pitada: