sopa fria de pepino e castanha

sopapepinocaju1a.jpg
Eu tenho um monte de aplicativos de receitas no meu IPhone e obviamente que nunca uso nenhum. Mas num dia em que tive um tempo livre para pensar durante minhas horas de trabalho, fui pensar logo em comida—e especialmente no que iria fazer para o jantar. No app do Epicurious.com dei de cara com esta receita e parei ali mesmo. Estava decidido o jantar.
Vou dizer: ficou uma sopa simplesmente deliciosa. Raspamos os pratos e foi só a educação que nos preveniu de também lambê-los. Usei um pepino japonês quase sem semente e que não solta muita água. A pimenta italiana foi substituída por uma jalapeño vermelha que estava bem doce e nem um pouco picante.
3 pepinos grandes, descascados, sem sementes e picados
1 pimenta Cubanelle corta ao meio sem sementes
[*usei uma jalapeño vermelha]
1/3 xícara de azeite de oliva extra-virgem
1/2 xícara de castanha de caju torrada
2 colheres de sopa de vinagre de vinho tinto
1 dente de alho picado
No liquidificador junte todos os ingredientes e bata bem, adicionando água gelada a vontade, até atingir a consistência desejada. Adicione sal e pimenta a gosto. Coloque tudo numa sopeira e leve à geladeira. Sirva decorado com ciboulettes e tomates picados se quiser. Eu não quis.

4 comentários sobre “sopa fria de pepino e castanha”

  1. Engracado, nenhum dos ingredientes eh tipicamente indiano, mas essa sopa nao parece ter um pe na India? Pronto, pode me chamar de doida 🙂
    R: voce deve saber, pois morou la, neh? 😉

  2. Leio seu blog tem temmmmpo, mas nunca comentei.
    Sempre olhei para essas sopas frias com desconfiança. Sopa, pra mim, sempre foi sinônimo de aconchego em noites frias:) Mas vou experimentar essa versão! O verão está chegando aqui no Brasil e calor pede refeições bem levinhas.
    Abç!
    R: Fatima, que bom que vc decidiu comentar. o legal da culinaria eh poder sempre reinventar a tradicao e mudar o que é rotina. pra mim as sopas frias chegaram pra ficar. bjo

Deixe a sua pitada: