pudim de chocolate e semolina com purê de framboesa

Mais uma vez um livro levou meses para ser explorado. Desta vez foi o Food Matters do Mark Bittman, que eu comprei, coloquei na pilha, um dia abri, folheei, depois de pudim chocolateum tempo comecei a ler e achei que estava tendo um déjà vu do In Defense of Food, do Michael Pollan. Desanimei e só voltei a abri-lo novamente semanas atrás. Bittmam descreve todas os paradoxos e aberrações do nosso sistema de alimentação, mas o foco central do livro é reeducar e mudar a dieta, também por questão de saúde. Ele estava obeso e diabético quando resolveu fazer uma dieta com menos carnes de animais e mais grãos integrais, legumes, verduras e frutas. Apesar de parecer um livro de dieta do tipo emagreça sem fazer força, Food Matters é mais abrangente. Política, ciência e receitas. E as receitas são básicas, simples e algumas ultra interessantes, como esta—uma mistura de pudim e bolo, para ser servido morno com um purê de frutas que ajuda a equilibrar a robustez do chocolate. A framboesa pode ser substituída por pêssegos, nectarinas, damascos [descasque antes], cerejas ou morangos.

4 colheres de sopa [1/2 tablete ou 56 gr] de manteiga
Manteiga extra para untar a forma
1/4 xícara de cacau em pó
1/3 xícaras [56 gr] de chocolate amargo [*usei o 86% cacau da Ghirardelli]
1 xícara de iogurte integral
3/4 xícara de açúcar
1 xícara de semolina
1/2 colher de chá de fermento em pó
1 colher de chá de extrato puro de baunilha
500 gr de framboesa fresca
Açúcar e suco de limão [*opcional, não usei]

Pré-aqueça o forno em 375ºF/ 190ºC e unte uma forma quadrada de 20 cm com manteiga. Numa panela coloque a manteiga e deixe derreter em fogo médio. Adicione o cacau e os pedacinhos de chocolate amargo e mexa bem até formar um creme liso. Remova do fogo.
Numa vasilha bata o iogurte com o açúcar. Acrescente a mistura de chocolate, a semolina, o fermento e a baunilha. Mexa vigorosamente até ficar bem incorporado. Espalhe a massa na forma untada e leve ao forno por 30 minutos.

pudim-choc-rasp_1S.jpg

Enquanto isso bata as framboesas no liquidificador ou processador. Se achar necessário adicione açúcar e suco de limão. Eu não coloquei. Passe tudo pela peneira para remover as sementes. Coloque o purê numa jarrinha e reserve.

Remova o pudim do forno. Deixe descansar uns minutos, corte em quadrados e sirva ainda morno com o purê de framboesa por cima.

8 comentários sobre “pudim de chocolate e semolina com purê de framboesa”

  1. Fer,esta combinaão choco+framboesa fica deliciosa. Na época destas frutinhas sempre compro aos montes para fazer chimias quase sem açúcar que elas tem pectina natural e fica uma maravilha(podes colocar meia fava junto enquanto cozinha e depois tira,fica divinal).Mas que ia te contar é que fiz um bolinho morno de chocolate amargo e coloquei framboesas frescas,algumas,para assar junto.Ficou muito bom! E depois que passa a época delas ainda tenho congeladas para usar por um bom tempo,beijos!!

  2. Hoje lembrei-me de ti. Encontrei um livro da Tessa Kiros. Em Português chama-se Sabores e Cozinha, tem uma sardinha num copo 🙂 Mas não comprei… 25€ e são receitas típicas portuguesas. Queria era os outros de outros tipos de comida!
    Adiante… essa calda de framboesas deve ficar a matar por cima do bolo/pudim 🙂
    R: quero muito esse de receitas portuguesas da Tessa, mas acho que ele ainda nao esta a venda aqui nas Américas. me resta esperar… 😉 realmente, a calda eh imprescindivel nessa receita, seja de framboesa ou de outra fruta.

  3. Huummm pareceu bom!
    Aqui no Brasil quando temos framboesas elas são tão caras!! Mas acho que vou testar esse final de semana com morangos 😉
    Obrigada por compartilhar!

  4. Interessante….
    pareceu quase como um brownie, mas menos denso – sera’?
    voce acha que da’ para servir frio? Como a gente nao come sobremesa muito frequentemente, penso em fazer e trazer ao lab, mas dai’ fica dificil servir morno. Voce acha que compromete o sabor?
    R: Sally, pra mim ficou com jeito mais de bolo–bem mais leve que um brownie–eu nao sou nem um pouco fan de brownies pq acho mto pesado e enjoativo. Dah pra servir frio sim, estamos comendo as sobras assim.

Deixe a sua pitada: