gelado de abacaxi

gelado-abacaxi_1S.jpg

Minha amiga Brisa Carter me contou que o sorvete que ela mais prepara em casa é o feito com sua fruta favorita, o abacaxi. Lembramos juntas do sorvete de massa de abacaxi da Kibon, que era um dos que eu mais gostava. Talvez por causa da fruta, uma opção além dos chocolates, creme, flocos. Mas o abacaxi não é muito popular por aqui. Recebemos as frutas do Havai e precisa ter muita sorte pra achar um realmente doce e saboroso. Tive mais experiências com abacaxi ruim, do que com o bom. Então me resignei—se não tem abacaxi gostoso, viverei sem ele. É o mesmo caso da amada manga e do apaixonante maracujá. Não há fruta boa, embora haja opções, como congelados e enlatados. Para o sorvete de abacaxi, que a Brisa comentou ficar muito parecido com aquele da nossa infância, ela recomendou o uso do abacaxi enlatado. Comprei uma especialmente para testar esse sorvete. Ela disse que usa a receita básica para sorvete de morango que está no manual da sorveteira [Cuisinart], substituindo a fruta. As minhas receitas de sorvete são também variações de uma receita básica de sorvete de baunilha do manual. Se você tem essa marca de sorveteira, vale a pena explorar as receitas do manual. Bom, voltemos ao sorvete de abacaxi, que ficou muito, muito bom!

Misturei os ingredientes numa vasilha com um batedor de arame, porque quis que o abacaxi ficasse em pedaços. Usei uma lada de abacaxi picadinho e coei para remover o caldo. Deu mais ou menos 1 xícara de fruta. Substituí o açúcar pelo nectar de agave.

1 xícara de abacaxi em lata ou fresco — a fruta fresca tem que ser bem doce
3 colheres de sopa de suco de limão
1 xícara de açúcar [*usei nectar de agave]
1 xícara de leite integral
2 xícaras de creme de leite fresco
1 colher de chá de extrato puro de baunilha

Se for fazer com abacaxi fresco, misture a fruta cortada em pedacinhos com 1/3 de xícara do açúcar e o suco de limão e deixe macerar por 2 horas. Depois misture a fruta macerada com os ingredientes restantes. Se for fazer com a fruta em lata, coe o caldo e prossiga. Coloque a fruta numa vasilha, acrescente todos os outros ingredientes e misture bem. Coloque tudo na sorveteira e é só.

15 comentários em “gelado de abacaxi”

  1. olá, tudo bem??
    Começo dizendo que ameiiiii o site,conheci a pouco tempo e ja atras de receitas de sorvete,rss…
    essa receita voce disse que subtituiu 1 xic de açocar por agave….seria a mesma medida??
    voce substitui sempre açucar pelo agave e fica igual???Queria testar,so fico me duvida qt a medida de agve a colocar,se puder me ajudar ficarei mt grata=)
    ahh,obrigada pelas receitas maraa!bj
    R: Tatyana, obrigada! nas receitas de sorvete eu sempre uso o agave, nao precisa ser a medida exata, vai provando e vendo se fica ao seu gosto. bj!

  2. Fiz e não deu certo. O que será que fiz errado?
    Com a fruta fresca deixei macerar e misturei os outros ingredientes e levei pra sorveteira (1a. vez que usei).
    Ele ficou com pouco açúcar, e duro tipo picolé.
    Se descobrir me conta.
    Bjs

  3. Ai Fer, qdo vih o titulo do post, gelei (haha)! Abacaxih em lata, neh? Fazer o que. Que bom que voce gostou. Poxa, e eu que soh uso acucar em bolos e sorvetes, com TANTO agave aqui em casa: vacilei!
    Ahh…o Costco ta com agave pela metade do preco que pago na Amazon ( o organico)*
    Bjs amiga!
    * seis na Amazon – minimum order e dois no Costco: “noves fora”, o do costco sai pela metade, mesma marca, o light organico
    bjs

  4. Oi Fer,
    Vc não vai acreditar, mas sorvete de abacaxi da kibon era um dos favoritos meu e do meu marido. Acho que já sei como vou estrear minha sorveteira. 🙂
    Beijo,
    R: uma excelente escolha, Carla! beijo

  5. Fer, tem certeza que ai nao tem manga boa? O Paulo adora, come manga feito louco no Brasil, e vira e mexe eu encontro manga boa por aqui. Super doce, macia, até eu acabo comendo tambem, apesar de nao ser minha fruta preferida.
    R: Maryanne, nao acho essa manga que vende aqui grandes coisas, porque ela vem do Mexico, é colhida antes do tempo, refrigerada….

  6. Humm… parece delicioso! Quando vejo seus sorvetes me aguça a vontade de comprar uma sorveteira.
    O sorvete da Kibon não é mais o mesmo, os pedacinhos de abacaxi se foram…
    beijos

  7. Fer,este post me deu uma vontade enorme de bater um suco de abacaxi,daqueles sucos que ficam mais densos,e é o meu suco preferido de todos,e vou bater é agora,beijo!!

  8. Fer, por favor nunca mais come o sorvete de abacaxi da Kibon, pois não é mais o mesmo da nossa infância!! Guarda com você aquela memória boa (eu fui comer e é um horror… o de baunilha também, eu adorava, hoje é pura gordura hidrogenada, nem derrete direito). Bjs

  9. Aqui em casa o abacaxi é a fruta escolhida para acompanhar os assados de Domingo e temos sorte com eles… só de vez em quando é que vem um que não sabe a nada!
    Esse gelado deve ser super bom 🙂

  10. Hummm, sabe o q ia ficar bom nesse sorvete Fer?
    Mint!!!
    Eh uma fruta super acida e meio proibida p/ mim mas eu adoro suco de abacaxi com hortela. Aqui eh casa quem gosta mesmo de abacaxi eh Matheus, se deixar ele come um sozinho em dois dias!
    Beijos!
    Ana

Deixe a sua pitada: