figo adriático

figoadriatico_1S.jpg

Pensei que já tinha provado o figo mais saboroso que existe quando mordi um dos lindos candy stripes. Mas eu ainda estava por conhecer o rei dos figos, o mais gostoso que já comi.

Comprei duas cestinhas deles na banca da Good Humus Farm e voltei pra mais. A banca dessa fazenda é a mais colorida do mercado. Trabalham lá a família toda e, pela quantidade de jovens atendendo ao público, os amigos também. Eles têm sempre produtos bacanas, flores lindas, os ovos caipiras que desaparecem depois das 8:30 am de tão populares, frutas e legumes diferentes. Foi lá que comprei uma uva muito roxa, quase preta, que perguntei o nome e ninguém sabia. Me falaram que a uva começou a crescer lá num canto e deu tanto que eles resolveram vender. Pra mim, que não sou grande apreciadora dessa fruta, foi a melhor que comi em muitos anos.

Também comprei muitos morangos deles, que estavam tão, mas tão maduros que só davam pra virar geléia ou sorvete. Viraram sorvete. Um dos muitos de morango que fiz este ano. Num dos dias que comprei morangos, paguei a conta com um monte de notas de um dólar e pensei que estava tudo bem. Saquei o celular da cesta pra tirar uma foto das flores e percebi que a menina que me atendeu olhava e re-olhava a grana com uma cara de confusa. Virei minha atenção para os pêssegos e tomates de outra banca, quando senti um toque no ombro—olha seu troco, você me deu uma nota de dez no meio das de um. Eu faço dessas, sempre, o tempo todo.

No dia em que que comprei os figos verdes pela primeira vez, pensando que eles eram da variedade calimyrna muito comum por aqui, me surpreendi com a polpa roxíssima e dulcíssima daquelas frutinhas. Não poderia ser o calimyrna, que é uma variedade bem sem graça e que fica melhor seco. Por isso quando voltei para mais figos na semana seguinte, perguntei o nome e os rapazes e moças ficaram num jogo de peteca risonho, um tentando ajudar o outro a lembrar o nome do figo. Eu já estava quase indo embora sem esclarecer minha dúvida, quando um dos rapazes gritou—adriático! o nome da variedade é adriático!

Pois então, acreditem-me, esse figo adriático é na minha opinião o supra-sumo. O rei dos figos.

17 comentários sobre “figo adriático”

  1. Caro João Oliveira
    Pode contactar-me pelo e-mail indicado
    Terei muito gosto em trocar impressões consigo a propósito deste tema
    Cumprimentos
    Francisco Martins

  2. Olá Maria Serra,
    Sim eu posso arranjar-lhe umas estacas da variedade Adriatico mas sòmente na época própria.(Fev/Março)
    Todavia, e tal como faço para mim tentarei uma planta já enraízada caso exista disponibilidade.
    Há grandes dificuldades na aquisição de estacas a partir dos EUA por questões que se prendem com a fitosanidade tanto lá como cá também.
    Poderei enviar-lhe cópia da documentação para o efeito se me indicar vosso endereço email
    Francisco

  3. Coleciono figueiras de todos os grupos da espécie ‘ficus carica’ e gostaria de contactar outros colecionadores ou então agricultores para efeito de obter/trocar/comprar algumas variedades e também identificar alguns frutos desta mesma especie

  4. Ola!
    Ha alguma hipotese de voce me ajudar enviando uma muda de uma figueira dessa qualidade, Figo Adriatico? sei que vendem nos EUA atraves de Figs4fun, mas nao tem autorização para exportar para Portugal. O meu email esta acima, para podermos falar em privado, so precisava uma pequena para por na minha quinta junto com outras. O candy stripes que refere, chama-se Panachée, e encontrei ca em Portugal, com dificuldade, quase ninguem conhece.
    Mas o adriatico, nao esse figo também é conhecido como FICO DI FRAGOLA.
    Grata pela sua atenção

  5. Fer
    Estava visitando o blog da Carla Pernambuco e ela escreveu na segunda-feira – dia 14 – um texto bem legal sobre figos e junto uma receita…… O meu comentário está atrasado, mas lembrei de voce na hora.
    Beijos,
    R: obrigada, Olivia. 🙂 vou ler o texto da Carla. beijo!

  6. Sabe, tb nòs aqui de casa nos embatemos em uma caixinha destes ai, este ano: di-vi-nos…!
    ‘Ta certo que por aqui a gente da chute em figo, de tanto que tem, brancos, roxos, enfim…
    E que, quase sempre, terminam em compotas e marmeladas de figos verdes, aqui em casa.
    Mas este ai, bem, melhor é comer a caixa assim mm!
    Hihihi.
    Bjs!

  7. Quase que deu prá sentir o gosto…Na verdade a boca ficou foi cheia d’água!!! Adoro figos…!
    Será que são os mesmos figos que encontramos na Costa Amalfitana? Além de doces, carnudos, são muito perfumados! Vou pesquisar!
    Beijos e aproveite essas maravilhas

  8. Fer,
    Essa banca deve se boa mesmo! As 8:30 e vários produtos desaparecidos!
    Que bacana!
    Fotografa pra gente ver essa banca… deve ser linda se é toda colorida!
    A foto do figo ficou divina!!!
    Beijao

  9. Fer, esse figo parece ter mesmo personalidade. Eu, que nao sou super-fan da fruta (como, gosto, mas nao eh a mais querida, portanto, sei quase nada), posso ver o miolo rico, quase uma compota? Vou ficar de olho. Outro dia vih uns com uma carinha assim no TJoes, mas duvido que eram os adriaticos. Ah, mas que sei eu? nada..haha. Meu negocio eh abacaxih:):)
    Te escrevo ja ja amiga, enroladissima.
    Bjs

  10. Fer que figos mais lindos, parece mesmo uma jeleia doce e brilhante dentro deles! Agora vou sair perguntando pelos figos adriaticos aqui!
    Outro dia comprei uma caixinha de figos, comi dois e deixei na cozinha. Matheus chegou da escola sentou e comeu todo o resto, com o cuidado de perguntar se eu ja tinha comido e de deixar um p/ o pai! rs! Ele tbem eh louco por figos, mas nao tem como nao ser, eu tbem adoro. Figo eh uma fruta com atitude, ele tem a caracteristica e o sabor dele, tao delicado mas oras tao intenso, eh uma delicia.
    Beijos!
    Ana

  11. Oi Fer!
    Dessa vez eu me identifiquei mais completa, porque tem mta Fernanda nesses comentários do seu blog..hehe…daí pro meu nao ficar mto perdido ok!hehe
    Eu devo confessar que não sou uma amante incondicional de figos, acho meio sem graça..mas deve ser a variedade…vou ver se acho desses, fiquei com mta vontade!!
    Outra coisa, ainda bem que a vendedora era de bom caráter né!! olha a distraçao!hehe…eu sou meio distraida tbm!!hehe
    Bjao Fe. 😉
    R: Fê, sao mesmo muitas Fernandas, mas eu sei direitinho quem eh quem. 😉 dah uma segunda chance pro figo. beijao.

  12. Adriático mas muito calorosa a polpa desses figos 🙂
    Tenho comido figos mas só de duas variedades, esta nunca tinha visto. É uma das minhas frutas favoritas, tenho pena de não ter acesso a tudo isso que encontras por aí. Um mundo cheio de novidades e sabores para conhecer 🙂
    Faz muito bom proveito!

  13. Eu sou uma fã incondicional de figos, sejam eles verdes ou maduros. Hoje comprei uma lata de conserva de uns amarelos, originários da espanha, mas nada que valesse a pena.
    Fiquei encantada com este Adriático!
    Parece que a polpa é um doce de figos, cuidadosamente colocado na casca.
    Gamei….e pelo visto ficarei na vontade por muito tempo…hehe
    Bjs
    R: é exatamente isso, Tânia–uma casca mais grossa [e aspera] e uma polpa que parece um doce de figo, mas com um sabor de figo fresco. foi pro meu trono! 😉 um beijo

  14. Fer,
    Acabei de sair da cozinha onde estive a fazer uma compota de figo com nozes, eram os últimos figos da árvore da minha cunhada. Quando chego aqui e vejo esses figos “rindo” para mim com um aspecto delicioso e pedindo uma trinca 🙂
    Eu tenho sempre figos pois a minha cunhada tem duas figueiras, por cá não há muitos figos à venda e quando aparecem são sempre muito maus.
    Beijinho
    Moira
    R: e eu estou aqui, te lendo e comendo figos! 😉 um beijo, Fer

Deixe a sua pitada: