bolo de milho com pesto

cornbread-pesto_1S.jpg
Eu queria fazer uma receita com milho. Procurei pelo ingrediente no How to Cook Everything Vegetarian do Mark Bittman e caí nesta receita de bolo de milho. Esses bolos são super tradicionais, especialmente nas cozinhas do sul dos EUA, e eu adoro. Nem sempre eles incluem milho, mas o ingrediente principal é sempre o cornmeal. Usei algumas dicas do Bittman, como acrescentar grãos de milho crus e também um tantinho de molho pesto na massa. Usei um pesto feito em casa, que eu tinha na geladeira, Ficou bem legal. Esses bolos de milho são geralmente servidos como acompanhamento, mas pra nós ele foi o protagonista num jantar de dia de semana acompanhado por uma salada de legumes.
1 1/4 xícara de buttermilk
2 colheres de sopa de manteiga ou azeite [*usei azeite e menos]
1 1/2 xícara de cornmeal [ele recomenda o de moedura média]
1/2 xícara de farinha de trigo
1 1/2 colher de chá de fermento em pó
1 colher de chá de sal
1 colher de chá de açúcar
1 ovo
1 xícara de milho verde
2 colheres de sopa de molho pesto
Pré-aqueça o forno em 375ºF / 190ºC. Coloque a manteiga ou o azeite numa frigideira que possa ir ao forno ou numa formaa quadrada, deixe aquecer e espalhe, untando. *Eu fiz com o azeite, sem aquecer.
Misture os ingredientes secos numa vasilha. Misture o ovo com o buttermilk, adicione o milho e o pesto e jogue essa mistura na de ingredientes secos. Misture levemente e coloque na frigideira ou forma untada. Asse por 30 minutos ou até que o bolo fique levemente dourado. Sirva quente ou morno.

5 comentários sobre “bolo de milho com pesto”

  1. Então, estou gostando de fazer as receitas que vão ao forno que você está postando por aqui…
    Fiz o bolo agora, mas o pesto que eu tinha deixou o bolo muito salgado (eu dosei errado)…mas ficou gostoso mesmo assim. Achei diferente porque a massar fica areada. Legal.
    R: que legal, Leticia! 🙂

  2. Deve ser gostoso!
    Estou quase comprando esse livro também Fer…não aguentei e comprei dois da Anna Thomas, porque adorei a receita de sopa do site dela, e adorei só de ler, nem cheguei a fazer ainda. Muito diferente. Só que só chega daqui a um mês e aí eu te falo se gostei…rsrsrs
    R: ah, que legal! me conta sim, Leticia! beijo

  3. Gostei Fer, pois curto o cornbread mais p/ o lado salgado, tem muitos por aqui q sao mais adocicados.
    Ana
    R: é verdade, Ana. essa receita pedia 2 colheres sopa de açucar e eu diminui pra 1 de cha.. bolo doce eh bolo doce, bolo salgado tem que ser salgado, pelo menos pra nos, ne? 😉 beijao

Deixe a sua pitada: