figo grelhado com prosciutto

figo-prosciutto_1S.jpg
A revista Martha Stewart Living de Julho de 2009 trouxe uma reportagem super bonita, com receitas de aperitivos em diversas partes do mundo. Esses figos grelhados são servidos em Veneza. São feitos com a fruta da variedade de casca verde e pancetta. Eu não achei pancetta, usei então fatias finíssimas de prosciutto. E troquei as sementes de fennel pela de anise [erva-doce], pois acho as duas bem parecidas. Ficou um aperitivo delicioso, que devoramos acompanhado de limonata no domingo à tarde.
6 figos cortados ao meio
1/2 colher de chá de sementes de fennel [*usei a de anise—erva-doce]
6 fatias finas de pancetta [*usei prosciutto]
Pré-aqueça o broiler*. Jogue as sementes sobre as partes cortadas dos figos e embrulhe cada uma numa fatia de prosciutto. Arranje numa assadeira com a parte cortada para baixo. Coloque sob o broiler e deixe por 3 minutos. Vire cada figo e deixe sob o broiler mais 3 minutos. Sirva morno ou frio acompanhado de prosecco ou outra bebida refrescante e borbulhante.
*Se não tiver broiler faça no forno, com temperatura bem alta.

6 comentários sobre “figo grelhado com prosciutto”

  1. Conheci seu blog a pouco tempo e estou adorando!!!
    Assim como ADORO figos, principalmente em combinações bem inusitadas como esta! Aqui em casa usamos figos nas saladas de folhas verdes com queijo de cabra, ou nas bruschetas com algum queijinho bem especial!
    E geléia de figo??? É uma das minhas favoritas!!!
    Seu blog é realmente inspirador…Voltarei sempre!
    Beijos

  2. oi ,adoro figo ,certa vez comprei figos secos caseiros numa feirinha nos alpes no festival da cereijeira ,estavam maravilhosos ,tb gosto muito deles bem maduros no yogurte ,e este assim assadinho deve estar muito bom .
    bjim

  3. JÁ COMI COM AMEIXAS PRETAS E FICAM MARAVILHOSOS
    CONFESSO QUE DESEJEI COMER FIGO, MAS POR AQUI NA TERRA DO NUNCA, FIGO É ARTIGO DE LUXO
    SOBRE SEU BLOG, ACHO QUE ELE É PERFEITO PRA NÓS QUE LEMOS, DO LAYOUT AO QUE É ESCRITO E COMO É ESCRITO É PERFEITO. MAS O QUE VC FAZ DEVE SER PERFEITO E COMPENSADOR PRA VC.
    ESTOU NESSE MUNDO A POUCO TEMPO, MAS A VERDADE É QUE TEM DIAS QUE TEMOS TEMPO DE LER, E NÃO DE COMENTAR, OUTROS DIAS AINDA NÃO TEMOS A MENOR VONTADE DE ESCREVER
    O IMPORTANTE PRA NÓS É QUE VC CONTINUE, MESMO QUE COM MENOS POSTAGENS, MAS QUE ESTEJA ALÍ
    UM BEIJO BEM GRANDÃO, UMA LINDA QUINTA E QUE HJ VC FAÇA ALGO QUE DESEJA A MUITO TEMPO!!!

Deixe a sua pitada: