salada cremosa de couve rábano

kolrabi_salad_2S.jpg

No dia em que recebi uma couve rábano—kohlrabi gigante na cesta orgânica, cortei ela ao meio, uma parte a Marianne levou embora e com o resto eu fiz essa salada. Sou suspeita para falar bem do kohlrabi, porque simpatizo demais com esse legume, adoro o sabor, a textura, como ele vai bem cru ou cozido. Essa salada foi pura invencionice, mas ficou incrivelmente boa, cremosa, sedosa e super saborosa.

Descasquei e ralei a metade do kohlrabi gigante, juntei uma maçã verde também ralada, um punhado de currants secas, um punhado de azeitonas verdes picadas, bastante ciboulette picadinha e temperei com suco e a casca ralada de um limão, flor de sal, pimenta do reino moída na hora, um fio de azeite e duas colheres de sopa cheias de creme fraiche [pode substituir por sour cream, mas o creme fraiche é muito melhor]. Misturar tudo muito bem e servir. Essa salada sobrevive muito bem até o dia seguinte guardada na geladeira.

Depois fiz a mesma receita, substituindo a couve rábano—kohlrabi por um repolho roxo pequeno raladinho. Essa salada ficou tão boa quanto a outra.

5 thoughts on “salada cremosa de couve rábano”

  1. Depois de comprar a couve de rábano em uma feira orgânica eu nem imaginava como preparar.
    Ao ver que você ralou a “bolinha”, resolvi fazer o mesmo, porém refoguei com alho e cebola ralada e fiz uma pizza utilizando como massa um “Rap 10”.
    Coloquei molho de tomate feito em casa, queijo minas padrão, uma camada do refogado, tomate cebola e gorgonzola.
    Foi super fácil e minha mulher adorou.

  2. Ja’ namorei muito o kohlrabi no farmer’s market, mas nunca tive coragem de comprar, sem saber bem o que fazer.
    ta’ decidido, vou fazer essa salada se encontrar kohlrabi no sabado

  3. Conheci a couve-rábano há poucos dias, mas nunca provei. A que encontrei era de casca verde, não roxa. Agora que sei onde compro e tenho as suas dicas, já me animo a fazer.
    Você usa também as folhas? O sabor delas é semelhante às da couve comum?
    Bjs.
    R: Gina, a cor da casca na influi no sabor, eu nunca notei diferenca. nao tem gosto de couve, eh mais parecido com nabo, mas um nabo gostoso [meio adicicado]. vou dar uma chutada enorme aqui, mas poderia dizer que a couve rábano seria uma mistura de nabo e pera! 🙂 as folhas eu nunca usei, mas deve dar pra usar, cozidas. se fizer, me conta os resultados. bjo, Fer

  4. Fer,experimenta a sopa de kohlrabi,fica deliciosa,eu fazia muito na Alemanha,beijo!
    R: Mariângela, eu faço a sopa e adoro. bjo, Fer

Deixe a sua pitada: