salada cítrica de quinoa

saladaquinoalimao_1S.jpg
Receita do chef Jeremy Fox, o comandante do elegante restaurante Ubuntu no Napa e que achei publicada na edição de abril da revista Food & Wine. É muito simples de fazer, mas requer uma preparação extra, cozinhando a quinoa com antecedência [para poder ser servida fria] e mergulhando os legumes em água gelada. Olhando, parece uma saladinha sem muito atrativos, mas a quinoa vermelha, com o seu aroma de nozes, mistura-se perfeitamente com os sabores cítricos e a crocância dos legumes gelados. Experimente!
1 xícara de quinoa, de preferência a vermelha, lavada e escorrida
2 1/2 xícaras de água
Misture a quinoa e a água numa panela e deixe ferver em fogo alto. Abaixe o fogo, tampe a panela e cozinhe a quinoa até ela secar, uns 20 minutos. Deixe esfriar.
Use os legumes da sua preferência., A receita pede três tipos de rabanetes [o comum, o watermelon e o espanhol], cenouras e bulbo de erva-doce. Eu usei somente os rabanetes comuns e as cenouras. Corte os legumes em fatias finíssimas, usando o mandoline se quiser. Coloque as fatias imersas em água gelada e deixe descansando na geladeira por mais ou menos uma hora. As fatias ficarão bem crocantes.
Na hora de servir, tempere a quinoa com raspas da casca e o suco de limão, adicione azeite, sal e pimenta do reino moída a gosto. Escorra as fatias dos legumes e sirva por cima da quinoa.

7 comentários sobre “salada cítrica de quinoa”

  1. Já encontras em qq supermercado junto às farinhas- Eu comprei numa lojinha do Comércio Justo.
    Ana tens aqui muito boas receitas.

  2. Oi Fernanda, tudo bem? Tomo a liberdade de usar os comentarios do te blog para te pedir um conselho. Numa viagem que fiz umas semanas atras, trouxe alguns chas fechados hermeticamente e umas granas de bom açafrao turco. tudo esta bem embaladinho e bem fechadinho, eu gostaria que voce me informasse se eu posso guardar o açafrao e os chas por uns seis meses sem que eles perdam o sabor. Na net encontrei duas ou tres respostas um pouco contraditorias. Muito obrigada desde ja, Samya
    R: oi Samya, eu nao tenho conhecimento pra te responder isso, mas tenho chá e açafrão guardados e nao notei diferenca no sabor. abs, Fer

  3. OI FEr!
    Linda sua quinua..Tem origem inca né?
    Comprei uma vez mas só fiz tabule com ela.
    Agora comprei amaranto.
    Mas faço só mingau..
    Já ouviu falar?
    Beijocas
    Kaká

Deixe a sua pitada: