pasta com molho de tomate cru

tomatecru_pasta_1S.jpg

tomatecru_pasta_2S.jpg

No seu livro How to Cook Everything Vegetarian, Mark Bittman diz que infelizmente não consegue se lembrar quem foi o “santo” que o ensinou a fazer esse molho de tomates frescos e crus. Bom, todo verão eu uso meus tomates e manjericão abundantes fazendo um molho bem parecido, que preparo num minuto só cortando os tomates em cubos e jogando por um minuto na panela com azeite, depois misturando o macarrão cozido e as folhas de manjericão. Porque eu cozinho os tomates por um mísero minuto, meu molho não é exatamente de tomate cru. Mas a idéia é quase a mesma.

Para esta versão do Bittman, você vai precisar de ingredientes da melhor qualidade—tomates maduros e orgânicos [faizfavoire], folhas de manjericão, alho, queijo parmesão e azeite do melhor que você tiver na sua cozinha. Coloque um panelão com água e sal para ferver e cozinhe o macarrão da sua preferência. O Bittman sugere o linguine. Enquanto isso coloque os tomates, sem sementes e picados em cubos, numa vasilha. Junte 2 dentes de alho levemente amassados com a lâmina da faca. Junte folhas de manjericão, sal e pimenta do reino moída a gosto e amasse com um garfo ou amassador de batatas. Mas não deixe virar um purê. Adicione azeite a gosto. Você pode fazer esse molho uma ou duas horas antes e deixar descansando fora da geladeira. Quando o macarrão estiver cozido “al dente”, coe e junte um pouquinho da água do cozimento ao molho se quiser e remova os dentes de alho. Junte o macarrão ao molho, misture bem e sirva com bastante queijo parmesão ralado na hora. Na minha opinião achei desnecessário juntar a água do cozimento do macarrão no molho. Apesar do alho não ser picado, nem ser servido com o macarrão, o tempo que ele passa marinado com os tomates é suficiente para dar um sabor bem picante ao molho. Um pouco mais do que eu gostaria, mas sem reclamações.

10 comentários sobre “pasta com molho de tomate cru”

  1. Oi Fer,
    Vim aqui para contar que acabei de preparar o jantar inspirada nessa sua dica e o resultado foi sensacional!
    Adoramos! Delicioso!
    Beijo e Obrigada por compartilhar,
    R: que legal, Carla! um beijo, Fer

  2. Oi Fer,
    tenho uma amiga italiana que tem uma receita de familia desse gênero (pasta de verão) que é super fresca… Se provar tenho certeza que vai gostar, este molho vai muito bem com spaghetti, a receita que ela me deu usa proporções, nada de medidas:
    2 partes de cenora crua
    1 parte de aipo
    1 parte de tomate
    azeite extra virgem
    sal e pimenta preta a gosto
    manjericão fresco.
    Só processar o vegetais, acrescentar o azeite, sal e pimenta. Misturar tudo a pasta escorrida ainda quente, finalizar com o manjericão. As italianas usavam também parmesão raladado grosso para finalizar, mas eu particularmente prefiro sem.
    Esta definitivamente é a “minha” receita de pasta de verão…
    Um abraço
    R: adorei, Nani! vou testar com certeza, obrigada! beijo, Fer

  3. Que receita deliciosa…. mas eu prefiro a sua original – salteando os tomates na frigideira – mesmo assim, dá água na boca. Louça linda, fotos lindas.
    Beijos

Deixe a sua pitada: