frutas com calda de mel

frutas_mellav_2S.jpg

A revista Food & Wine do mês de agosto de 2009 trouxe uma matéria muito linda com o chef belga Alain Coumont que me encantou—desde as fotos de um jantar com os amigos na sua casa perto de Montpellier, no sul da França, como as receitas dos pratos servidos, todas vegetarianas com legumes, verduras e frutas locais, orgânicos e sazonais. Não foi por menos que eu marquei absolutamente todas as receitas publicadas pela revista para tentar reproduzir na minha cozinha, pois além de tudo elas apelam pela simplicidade. Quando temos os melhores ingredientes à nossa disposição, podemos nos dar ao luxo de não complicar.

A primeira receita que fiz foi essa sobremesa com frutas da estação com uma calda feita com mel, limão e lavanda. Coumont dá a opção de trocar a lavanda por tomilho e de usar outras frutas, como morango, ameixas, pêssegos ou framboesas. Eu preparei duas levas, uma regada com o molho de mel, limão e lavanda e a outra com o molho de mel, limão e tomilho. As duas versões ficaram deliciosas. Agora preciso testar com outras frutas.

Numa panela coloque 1/2 xícara de mel, 2 1/2 colheres de sopa de suco de limão e 1/4 de colher de chá de flores de lavanda secas [ou tomilho]. Deixe ferver e cozinhe por um minuto. Desligue o fogo e deixe o molho esfriar. Enquanto isso coloque figos e damascos [ou outra fruta que escolher] cortados ao meio com a parte da polpa para baixo sobre uma frigideira. Deixe cozinhar em fogo alto por uns 2 minutos. Vire as frutas com cuidado e deixe cozinhar por mais 1 minuto. É jogo rapidíssimo, não descuide, porque as frutas cozinham realmente em poucos minutos. Remova as frutas e coloque em pratos individuais ou numa travessa e regue com o molho de mel. Pode também acompanhar com sorvete de baunilha ou crème fraîche.

6 comentários sobre “frutas com calda de mel”

  1. fiz esta receita hoje à noite para sobremesa. Usei pêssegos e mirtilos. Adorei, comi com iogurte natural. A filhota também adorou, tanto que limpou a tigelinha dela com os dedos 🙂
    R: ah, que fofa! 🙂

  2. Eu gosto muito dos perfumes que os pratos exalam durante a preparação.E esta receita atingiu-me o cérebro diretamente…vou precisar experimentar!!!

  3. Nossa que delicia Fer!!
    Hoje mesmo eu fiz um frozen yogurt com damascos frescos q eu tinha comprado, nossa, adorei, ficou tao bom! Eu misturei manga e damascos, ficou cremosao! Estou te devendo um e-mail sobre isso alias, vou la te escrever! hehe!
    Ta linda a sobremesa, adoro figos frescos e com calda de mel quentinho eles ficam divinos!
    Beijos!
    Ana

  4. Fer, dá para usar tomilho-limão? É seco ou fresco?
    Adorei esta ideia, frutas para sobremesa é o que eu mais gosto 🙂
    R: dá sim, qualquer variedade de tomilho. eu usei o fresco, mas acho que se nao tiver fresco, rola o seco mesmo. 🙂

  5. Fer, nesta fase de tantas complicações mundiais (crise, gripe A, golpes de estado e etc…) refeições descomplicadas e com ingredientes maravilhosos nos abrem a alma, não?
    Adorei as sugestões!
    Beijos!

  6. Ah, Fer, isso parece delicioso! embore prepare muitos pratos complicados e cheios de ingredientes,o que me agrada mesmo são os pratos simples, como esse aí em cima, nos quais o sabor da fruta/vegetal é apenas enriquecido e ressaltado. 🙂

Deixe a sua pitada: