tomate grelhado com queijo gorgonzola

tomate_blue_1S.jpg

Logo às nove da manhã o desconforto estava grande. Fechamos todas as janelas e persianas da casa ligamos o ar condicionado central. Passamos o dia enfurnados, porque em dias assim muito quentes só dá pra ficar dentro de casa. E como foi quente. Chegamos a 110ºF/ 43ºC, seco como o deserto, não é brincadeira, meus camaradas.

Então na hora do almoço não tivemos coragem de sair no quintal para usar a churrasqueira. Eu tinha temperado frango, para fazer grelhado, mas nos acovardamos. Resolvi fazer uma receita de tomate que tirei do livro How to Cook Everything Vegetarian do Matt Bittman. É pra ser feito no broiler—as chamas que acendem na parte de cima do forno. Leva três minutos pra ficar pronto e não esquenta a cozinha.

Untar uma forma com azeite. Cortar os tomates ao meio e colocar na forma. Temperar cada um com sal marinho e pimenta do reino moída. Por cima de cada tomate colocar uma fatia grossa de queijo gorgonzola. Pré-aquecer o broiler no alto, colocar a grade a uns dez centímetros da chama e colocar os tomates ali. São mais ou menos 3 minutos, ou até o queijo derreter e ficar borbulhante. Desligar o broiler, deixar os tomates esfriarem. Servir morno ou frio, sobre folhas de alface temperadas com um vinagrete. Eu não tinha alface, servi sem. Ficou muito bom—simples e sofisticado, segundo o crítico de plantão. Você pode também fazer com outros queijos.

11 comentários sobre “tomate grelhado com queijo gorgonzola”

  1. Fer, fiz ontem pro jantar com queijo de cabra e cebolinha, ficou otimo! So que eu quase botei fogo na casa porque deixei mais que os 3 minutos (só 5 min, pro queijo derreter mais) e quando abri o forno foi fumaça pra todo lado, sorte que ligamos o exaustor antes do alarme de incêndio disparar 😉 Mas não queimou os tomates não, ficou boooom!

  2. sinceramente? acho que eu pifava com um calor desses… eu não suporto calor! odeio com toda a força do meu ser!!
    sempre digo que deveria ter nascido rica, pra poder viajar no verão, ir pra algum lugar beeeem frio, e só voltar pro brasil no inverno.
    bjk

  3. Aqui, inverno seco já começaram as queimadas. Fer, é neste calorzão que começam os famosos incendios da Califórnia?
    Sim, Silvia. infelizmente eh. Fica tudo seco e dai qualquer faisca causa um incendio daqueles que a gente ve todo ano. Horror!

  4. OI Fer,
    Tudo bem com vc?
    Tá calor aí?Tá um frio terrível aqui!!
    Vamos trocar?hehehehe
    Amiga, eu te escrevi no post das flores aqui de baixo, mas vc não me respondeu.
    Miga, não tô te cobrando, pq sei que não tens mto tempo, etc..Talvez não tenha visto, ou tenha julgado que não merecia resposta..tá tudo bem,mas eu realmente queria fazer a geléia e preciso saber do que é feita..hehehehe
    Parece que todo mundo sumiu da Net!
    To preocupada com a Dadivosa e a Valentina! A karen, sei que está com falta de tempo..
    Eu fico ansiosa pensando: Será que elas estão bem?Como será que estão no seu dia-a-dia?
    O tomate tá uma delícia, mas os dá aqui estão sem goso (não é época) em compensação o aipim tá que é um espetáculo!Quem sabe uma variação substituindo o tomate por aipim?hehehe
    Beijocas doces!
    Não fica chateada com o que eu comentei sobre o post da flor!Please!!
    Sabes que gosto de vc e venho todo o dia te ler!hehehe

  5. 43ºc ?????
    Quando eu morei em Roraima que as máximas eram 38, 39 já dizíamos que com aquele calor “nem passarinho avua”
    Imagino como deve ser ter de andar pela rua !!!!
    Beijão, Fer.
    Ana, as pessoas evitam andar pelas ruas. Eh carro com a/c, casas com a/c, tudo com a/c. Mas esse calorao nao eh o tempo todo. Sao ondas de 3, 4 dias, depois volta ao normal, nos 30ºC. bj, Fer

  6. Arre, que quentura! Sou cearense, mas nunca vou me acostumar com bafao. Alias, como diz minha amiga Thaisa (do Rio Grande do Norte), eu vim foi do Nordeste e nao do inferno :))
    Esse tomate apareceu na hora certa, vou tentar fazer no fim-de-semana. Alias, nao tem como essa dupla dar errado, ne?
    Beijo!
    R: acostuma, Anita… 🙂 eu sou paulista, mas acostumei com o friozao do Canada qdo morei la e acostumei tambem com as ondas baforentas daqui dessa regiao da California. mas tem que ver que o bafao eh la fora, neh? porque os ambientes sao todos super climatizados. beijo! Fer

  7. Nossa Fer,que calor é este! eu iria passar mal,acho que já te contei que peguei um calorão assim em Sevilha e minha pressão baixou lá no pé,achava que iria desmaiar! ufa,boa sorte aí no bafão,beijo!
    R: é só questao de acostumar, Mariângela. depois de 16 anos vivendo em clima de verao seco, nao consigo mais suportar o calor umido. bjo, Fer

  8. O calorao daqui chegou a apenas 104F 🙂
    Hoje esta’ melhor, a semana sera’ mais agradavel, mas quase desisti de grelhar o peito de frango ontem. No fim encaramos a parada, mas nao foi vacil
    Os tomates estao de dar agua na boca!

  9. Oba, adorei, mais uma pra gente fazer aqui em casa! Só que pro marido tem que ser outro queijo porque ele não gosta de gorgonzola. Será que fica bom com queijo de cabra?
    R: acho que fica bom com qualquer queijo! 🙂

Deixe a sua pitada: