gratinado de repolho & alho-poró

gratin_repolho_2S.jpg
gratin_repolho_1S.jpg
Repolho é uma coisa que nem todo mundo gosta e nem todo mundo sabe usar. Eu sou uma. Sempre estou à procura de idéias diferentes para usá-lo. Felizmente este ano não tivemos uma abundância de repolhos, mas chegaram um ou outro. Eu e a Marianne estávamos empurrando o repolho uma pra outra, como num jogo de peteca. No final ela descolou uma amiga que gosta deles, para doar os não-queridos. Quando eu achei uma receita interessante usando repolho no livro Vegetarian Suppers da Deborah Madison, pedi para ficar com o repolho. Fiz tudo direitinho, mas vou ser bem sincera: o gratinado até que ficou comível, mas repolho é repolho mes amis e da próxima vez que chegar outro deles, não vou me importar se a Marianne levar o dito embora.
Se você é um simpatizante do repolho e quiser tentar, segue a receita.
500gr de repolho cortado em quadrados
3 alhos-porós cortados ao meio e depois em fatias
Sal marinho
1/3 xícara de farinha
1 xícara de leite
1/3 xícara de sour cream
3 ovos
3 colheres de sopa de dill [endro] picadinho [*usei seco]
Pré-aqueça o forno em 350ºF e unte uma forma com manteiga. Coloque uma panela com água e sal pra ferver. Coloque o repolho e alho-poró cortados na água fervendo por 5 minutos. Escorra bem. Misture o leite, farinha, sour cream, ovos e dill, adicione as folhas de repolho e de alho-poró. Coloque tudo na forma e asse oor 45 minutos. Sirva com um creme de mostarda.
creme de mostarda
1 enchalota [shallot] pequena picada fininho
1 colher de chá de vinagre de vinho branco
Uma pitada de sal
2/3 xícara de sour cream ou iogurte integral
2 ou 3 colheres de chá de mostarda [pode ser mostarda com horseradish
Misture as enchalotas com o vinagre e deixe descansar uns minutos. Junte os outros ingredientes., misture bem e sirva.

11 comentários sobre “gratinado de repolho & alho-poró”

  1. Vc não não diz para retirar os talos do repolho e só usar as folhas! – Bem o que dá sabor acre ao repolho são os talos (as folhas nunca apodrecem).
    Há um receita elaborada na 2a. grande guerra, pois as mater-familia para não morrerem de fome curtiam o repolho em vasilhas(agta) por 15 dias, para formarem a fermentação. Depois do processo faziam o sucrutz, para sustentarem seus entes.

  2. Fer,
    a torta ficou tão bonita que é difícil de acreditar que não tenha ficado universalmente gostosa. Receita anotada, porque meu marido e eu adoramos repolho! Realmente, é gosto adquirido meu e genético do marido descendente de alemães e austríacos. No entanto, quando não quero um gosto muito forte de repolho, tendo a usar o crespo (savoy cabbage por aí, se não me engano), que tem um sabor mais ameno, e por isso fica ótimo em sopas, refogados…
    beijão!

  3. Eu faço muito pouco repolho. Compro as vezes.
    Gosto de usar num prato que chamo “Lasanha Fingida”, onde o repolho cozido no bafo substitui a massa da lasanha.
    Em geral faço só uma camada de cada coisa e o repolho que vai é bem pouco.
    Monto assim: Frango moído refogado em molho de tomate + molho branco + repolho rasgado cozido no bafo + queijo ralado. Dai é só gratinar e servir com arroz.
    Bjs 🙂

  4. Sou do time da Ana, e uma das minhas saladas favoritas e’ repolho cortado estilo julienne, finissimo, temperado so’ com suco de limao e um fiozinho de olive oil – por cima, grape tomatoes e roasted peanuts….
    acho que eu poderia comer essa saladinha todo dia!
    mas, curto repolho de todas as formas, apesar do efeito no sisteme digestivo ser.. hummmmm….
    mudemos de assunto! 🙂

  5. Fer, eu adoro repolho refogado, mas meu jeito preferido de comer repolho eh em salada.
    Picado em tirinhas beeeem fininhas, temperado com sal, pimenta, vinagre e olive oil.
    Alias, outro dia comi uma muuuito boa com repolho Fer, preciso voltar no lugar e anotar os ingredientes. Era uma salada de repolho temperada com um vinagrete levissimo feito com seasoned rice vinegar e tinha mais alguma coisa, alem de black sesame seeds. Juro, essa saladinha acho q vc iria gostar viu, era refrescante e levinha!
    Quando eu pegar os ingredientes vou tentar recriar em casa e te passo!
    Sabe outra coisa q eu fiz outro dia e gostei tbem, fiz uns legumes no pacote sabe, coloquei nos parchment paper repolho roxo fatiado bem fininho com cenoura ralada bem fina tbem, pedacinhos de brocolis e pimentao vermelho em tirinhas finas (ja viu o pacotinho levou os legumes q eu tinha na geladeira ne??!!), temperei tudo com sal, pimenta, azeite e seasoned rice vinegar. Ai, por cima coloquei um file de peixe flounder, temperei ele tbem com com sal, pimenta e azeite, fechei o pacote e coloquei p/ assar. Dez minutinhos e estava tudo lindo, delicioso e cheiroso. Nossa, ficou muuuito bom Fer, sem brincadeira, o repolho ficou otimo – mas eu gosto de repolho ne…. Eu gostei tanto do peixe assim q no dia seguinte fui ate o peixeiro comprar outro file de peixe fresco e almocei a mesma coisa!
    Eh nessas horas q eu me sinto a pessoa mais feliz do mundo por saber cozinhar!
    Beijos!
    Ana
    R: Ana, você é no mínimo, o máximo! 🙂 beijaoo, Fer

  6. mnhoooommm! eu gosto, se estivesse aí, ficava com ele… ehehe…
    gosto de repolho refogado com bacon! yamy! e gosto de repolho apenas cortadinho temperado apenas com vinagre de vinho tinto! não costumo usar sal nas saladas, não sei o porquê! hum! ah! e adoro repolho roxo também! hmmmm…!

  7. O Alan AMA salada de repolho. Eu tambem gosto muito de salada de repolho cru (que eu nao gostava no Brasil) mas adoro um repolho cozido. Quando estava na Espanha aprendi a fazer um repolho a moda indiana de uma amiga indiana que fica muito bom. Depois deixo a receita aqui…

  8. Fer,a mãe faz uma tortinha de repolho com sardinha que fica deliciosa,na verdade ela prepara uma moqueca de repolho com a sardinha e depois ovos batidos para envolver e forno.Fica tão bom que acho que é porque disfarça o repolho e a sardinha tem gosto marcante.Bom, eu gosto de repolho.Beijo para ti!
    R: Mariângela, infelizmente gosto ainda menos de sardinha do que de repolho… beijao, Fer

Deixe a sua pitada: