bolo de anis e azeite

olive-anis_cake2S.jpg

olive-anis_cake1S.jpg

Esse bolinho simpático estava numa Martha Stewart Living de dezembro de 2008. Eu ainda estou tentando organizar minhas revistas, mas cada vez que tento, aparecem mais idéias e receitas marcadas. É um trabalho sem fim. Bom, esse bolinho me interessou de frente por causa da mistura azeite—anis. Outra coisa legal é que faz apenas 4 bolinhos, então não fica aquele monte de sobra, o bolão ressecando e eu tendo que empurrar fatias para os visitantes e passantes. Assim, pequenos, eles desapareceram rapidamente, também porque ficaram uma delícia!

2 ovos grandes
1 gema de um ovo grande
1/2 xícara de açúcar
1 colher de chá de casca de laranja ralada [1 laranja pequena]
1 1/2 colher de chá de semente de semente de anis [erva doce]
1/2 xícara de azeite de oliva extra-virgem
2/3 xícara de farinha de trigo
1/2 colher de chá de sal marinho grosso
1/2 colher de chá de fermento em pó
Açúcar de confeiteiro para decorar

Pré-aqueça o forno em 325ºF / 162ºC. Unte quatro forminhas de mini Bundt [onde caiba 1 xícara de massa crua] com azeite. Toste as sementes de anis/ erva doce ligeiramente numa frigideira. Na batedeira bata bem os ovos, a gema, o açúcar, as raspas de laranja e as sementes de anis/ erva doce até a mistura ficar espumosa e cremosa. Junte o azeite aos pouquinhos, batendo sempre. Numa vasilha pequena misture a farinha de trigo, o sal e o fermento com um batedor de arame e junte à mistura de ovos em três etapas, batendo até toda a farinha ficar incorporada. Divida a massa pelas forminhas e asse por uns 20 ou 30 minutos, até a massa ficar firme e dourada. Remova do forno, deixe esfriar um pouco, remova os bolinhos das formas e polvilhe com o açúcar de confeiteiro usando uma peneirinha ou coador. Sirva morno ou frio.

5 thoughts on “bolo de anis e azeite”

  1. Estava pesquisando receitas com erva-doce para uma aula de culinária com ingredientes fitoterápicos e caí nestes bolinhos. Deliciosos! Fizemos os testes e agora estarão na aula deste sábado.

  2. Estes bolinhos devem ser mesmo tentadores. Aqui em Portugal há muitas receitas tradicionais que levam azeite. Principalmente bolos de azeite e mel, mas a combinação de erva doce com o azeite tambem faz parte dos bolos mais antigos e tradicionais.
    Esses devem ser muito bons, a julgar pela foto, ficaram perfeitos.
    R: adorei saber disso. mas faz sentido, neh, sendo Portugal um produtor de azeite dos bons! 🙂

Deixe a sua pitada: