cenoura & tofu assados

rango_tofu_1S.jpg

[enchendo liguiça com tofu…]

Me servi de uma porção de tofu e cenoura assados, coloquei o prato na mesa e num flash de segundos decidi pegar a câmera e fotografar a comida. Não tinha pensado em fazer antes, pois achei que não seria interessante tirar uma foto de um prato com cubinhos de tofu e nacos de cenouras—menu modesto e improvisado para um jantar corrido num dia de semana. Mas às vezes o simples nos surpreende e acabei gostando da singeleza dessa combinação. Tivemos também uma salada de alface e outra com uma abobrinha [a primeira do ano!] ralada. Bem trivial, bem discreto, mas super saboroso.

Fiz o tofu e as cenouras assadas em pacotinhos separados. A cenoura eu temperei com um fio de azeite, sal grosso e folhinhas de tomilho fresco. Embrulhei num pacotinho de papel alumínio. O tofu [firme] eu cortei em cubos, temperei com óleo de amêndoas [mas pensei que o de gergelim também iria bem], uma colherzinha de chá de pasta de curry vermelho dissolvida num pouco de água e uns pingos de molho de soja [shoyo] e embrulhei em outro pacote de papel alumínio. Forno pré-aquecido em 400ºF /205ºC por 30 minutos e voilá.

9 comentários em “cenoura & tofu assados”

  1. Estava lendo alguns poucos textos antigos. Ainda me espanto por você ter um filho grandão como o Gabe. 🙂 Tenho amigas da nossa idade com filhos bem pequenos. Uma delas, com um filho de quase 7 e uma menina de 4!!! Os “meus filhotes”, farão 13 mês que vem. :)))Rafael está do meu tamanho praticamente, calça 43! E Pedroca grande tb, mas menor. Rafael é que está fora dos padrões. 😛 Muito legal esse seu blog.
    Só esse captcha é que me dá nos nervos. eheeh

  2. oi !
    tenho que confessar que não gosto de tofu!! ma s tenho que dizer tb que acho que só rejeito tres coisas atualmente!! são eles: caqui, jiló e tofu!!
    e olha que não foi por não experimentar! estou sempre aberta a novos sabores,quem sabe um dia uma receita de tofu, não me seduz? eu queria gostar pois, tento me alimentar do que eu adoro e tb daquilo que faz bem!
    abraço:Ligia
    R: eh assim mesmo, Ligia. tem coisa que nao vai, nao adianta. tambem tenho meus rejeitados, que sao mais numerosos que os seus! abs! Fer

  3. Eu tenho óptimas relações com o tofu 🙂 Costumo colocar a marinar antes de cozinhar e até limpo o prato! Como não sou muito fã de carnes vermelhas, troco-as por algo na versão vegetariana. Hoje fiz cenoura com espinafres e sementes de sésamo… faltou o tofu 🙂
    R: eu ADORO um tofu frito que como sempre num restaurante japones. mas preciso aprender mais tecnicas de prepara-lo. 🙂

  4. Fer, estou aqui de novo 🙂
    Já deves conhecer o novo filme da Meryl Streep em que ela encarna a Julia Child.
    Coloquei agora um post com o trailer lá no meu blog e lembrei-me de ti, ou não tivesse sido aqui no Chucrute que eu descobri esta senhora.
    🙂
    Beijinhos.
    R: Susana, ja vi e revi esse trailer, e mal posso esperar ate agosto, qdo o filme vai estrear aqui!! um beijo, Fer

  5. Fer, acabei de jantar… tofu!
    Salteado em óleo de sésamo (gergelim) com espinafres e cogumelos, e bem temperadinho como eu gosto.
    Sintonizadas no tofu, só me faltaram umas cneourinhas!
    O seu prato está lindo.
    E delicioso como o meu, aposto. 🙂
    R: adorei a sua versao, Susana! hmm! vou te imitar qualquer dia. beijo, Fer

  6. Estou com a Mari, quem diz q tofu eh “chato” eh pq nunca comeu um bem feito! Tbem sou outra adoradora de tofu, faco sempre aqui em casa e Matheus tbem adora! (eu amo esse meu filho com paladar aventureiro!)
    Adorei o rango Fer, amo legumes assados e tofu eh comigo mesma!
    Beijos!
    Ana
    R: high five, Ana! 🙂 beijao, Fer

  7. Fer, pois você fez M-U-I-T-O bem de postar esse prato lindo. A foto está belíssima, e como adoradora de tofu que sou (para mim, quem acha tofu sem graça é pq nunca comeu um bem preparadinho), pirei na receitinha!!
    Ahhh, vou ter que reproduzir em casa e mostrar à filhota e ao maridão o quanto é delicioso!!
    Bjãooo!!
    R Mari, somos duas entao. eu adoro tofu, uma das poucas coisas feita com soja que eu como e com prazer! beijao, Fer

  8. Fe, nunca passei por aqui antes. Quem sabe me animo? :p
    Vou colocar nos favoritos para ir lendo aos poucos.
    beijos
    R: anime-se sim, Lu! 🙂 beijao, Fer

Deixe a sua pitada: