bolo de morango

bolo_morango_1S.jpg

Esse bolo saiu do capítulo vermelho do livro Apples for Jam da Tessa Kiros. É fácil de fazer e fica muito bom.

2 1/2 xícaras de farinha de trigo
1 colher de sopa de fermento em pó
1/2 xícara de açúcar super-fino [usei de confeiteiro]
Umas pitadas de noz moscada ralada na hora
2 ovos
1 xícara de buttermilk
4 colheres de sopa de manteiga derretida
1 colher de chá de raspinhas da casca de limão
1 xícara de morangos frescos [ela usa blueberries/ mirtilos e sugere morangos, mas frisa que qualquer fruta escolhida seja fresca, não congelada]
2 1/2 colher de sopa de açúcar demerara

Pré-aqueça o forno em 400º/ 205ºC. Unte e enfarinhe uma forma retangular funda de mais ou menos 30X20cm. Numa vasilha peneire a farinha, o fermento, o açúcar e algumas pitadas de noz moscada ralada. Na batedeira coloque os ovos e bata bem até eles ficarem claros e espumosos. Junte o buttermilk, a manteiga derretida e as raspas da casca do limão. Bata bem. Desligue a batedeira e junte a mistura de farinha, mexendo com uma espátula ou colher de pau bem delicadamente, só para incorporar os ingredientes. Se bater com força o bolo vai ficar duro.

Coloque a mistura na forma untada e enfarinhada, espalhando bem com uma espátula. Salpique os morangos [ou blueberries] sobre a massa, depois salpique o açúcar demerara. Leve ao forno e asse por uns 25 minutos. Deixe esfriar, corte em quadradinhos e sirva com café ou chá.

18 comentários sobre “bolo de morango”

  1. Fernanda, acompanho este blog por volta de um mês, mais ou menos. Desde o princípio me identifiquei com ele, a começar das receitinhas gringas e suas fotos sedutoras. Temos algumas coisas em comum, começando pela cozinha, que não é tão grande assim como a sua por morar em um apartamento, mas conta com inúmeros utensílios, e livros. Muitos deles, com a maioria sendo importados. E acomodados da mesma maneira que os seus, creio. Como AMO cozinhar, eles me dão, além das receitas obviamente, muito embasamento. De técnicas a curiosidades. Assim, se torna uma grande aventura, pois além de ingredientes que não achamos aqui no Brasil, por exemplo o tal de ruibarbo, enfrento também as curiosidades através dos diferentes nomes que são dados para o mesmo ingrediente, como é o caso do coentro, que por vezes é chamado de coriander o e outras de cilantro. Anyway, através de periódicos como Bon Appetit, e Gourmet, é que viajo nesse Paraíso de Babette.
    Como você, fiz comunicação – publicidade, fotografia e amo as aventuras frugais. Assim, as visitas deste e do “The Chatterbox”, tornaram-se diárias.
    A propósito, fiz o essa receita e ficou maravilhosa! O que só provou o post sobre a Tessa Kiros. Já estou atrás desse livro!Fantástico!

  2. O bolo ficou com uma cara ótima. Estou com vontade fazê-lo hoje mesmo. Uma dúvida: açúcar demerara é o nosso bom e velho açúcar mascavo?
    R: Ana, tem um link explicativo no açúcar, dah pra ver uma foto. ele nao tem nada parecido com o mascavo. eta mais para o açúcar cristal, só que nao eh branco. acho que se voce usar o cristal esta b em.

  3. Que bolo lindo! Ainda hoje comprei morangos para fazer um coffecake. Adoro!
    Gostei muito da forma tb. Super bonita!
    Bjs 🙂

  4. Fer, o bolo está com uma aparência maravilhosa!
    Já li alguns artigos sobre a Tessa e andei cogitando a possibilidade de comprar um dos livros dela…acho que agora vou ter que experimentar o bolo para dar o veredicto final!
    Beijos e ótimo final de semana!

  5. Fer, esse bolo está uma perdição.. e realmente, não é difícil de fazer!!!
    Vou ter que reproduzir em casa, ah se vou… amei a receita!!
    Super bjo,
    Mari

  6. fer, m-u-i-t-o obrigado por por essa receita. ando há anos há procura de um bolo de morangos… e vai ser esse, mesmo neste fim de semana.
    beijo

  7. acabamos (a empregada, pq. meus bolos NUNCA crescem) de fazer o bolo aqui em casa.
    ficou d-e-l-i-c-i-o-s-o, embora a moça tenha polvilhado açúcar comum sobre os morangos (como não tinha demerara, eu falei pra colocar rapadura ralada, que é o que o marido usa como açúcar, mas ela é distraída que só…).
    amei, pq. não fica muito doce, e os morangos são azedinhos. a combinação é perfeita!

Deixe a sua pitada: