bolo de abobrinha

bolo-abobrinhaS.jpg

Do livro Vegetarian Suppers da Deborah Madison saiu essa receita ótima, que fez um sucesso enorme. Vou dizer que não sobrou uma lasca. Assim que vi essa idéia de bolo de abobrinha, gostei muito, mas achei que ficasse com jeitão de omelete. Que nada! Fica mesmo um bolinho—ou melhor, bolão, crocante e saboroso. Apesar de gostar imensamente dela, fico um pouco cética com as receitas da Deborah Madison, pois acho que ela usa muitos ingredientes. Deve ser algum eco do passado, quando vegetarianismo era sinônimo de salada, arroz integral, tofu e tédio. Sei lá. Fiquei meio assim por essa receita usar três tipos diferentes de ervas—e não usei a salsinha porque não tinha, mas se tivesse teria usado. No final, o resultado falou por si e me fez calar a boca, porque boca cheia de comida gostosa não tem espaço para ficar confabulando.

zucchini skillet cakes
serve 4 porções
4 xícaras de abobrinhas raladas — mais ou menos 6 abobrinhas
Sal marinho e pimenta do reino moída na hora
3 ovos batidos [ou 1/2 xícara de tofu em purê]
3 colheres de sopa de ciboulettes/chives picadas
1 dente de alho picadinho
1/2 xícara de salsinha picada [*omiti porque não tinha]
3 colheres de sopa de manjerona fresca picada [2 colheres de chá se usar a seca]
Raspas da casca de 1 limão amarelo
1 xícara de farinha de rosca [* se puder faça fresca, moendo pão seco ou torradas]
1/2 xícara de pinoles/pine nuts tostados numa frigideira
1/4 de xícara de alcaparras escorridas e lavadas
Azeite para fritar

Misture a abobrinha ralada com 1 colher de chá de sal e coloque numa peneira. Deixe escorrer liquido. Prepare o resto dos ingredientes. Enxague a abobrinha e esprema bem a água. Misture a abobrinha com os ovos [ou tofu, se quiser], ervas, alho, raspas de limão. Junte a farinha de rosca, as alcaparras e os pinoles. Misture bem. Salgue se a gosto se necessário e moa pimenta do reino. Unte uma frigideira com azeite e coloque a massa para fritar. Pode fazer um bolo grande numa frigideira grande ou dois pequenos. Frite de um lado, vire e frite do outro. Sirva imediatamente e se quiser pode acompanhar com uma salada simples de tomate. A Deborah sugere um vinho Sauvignon Blanc [Rochioli do Russian River Valley] para acompanhar esse prato.

17 comentários sobre “bolo de abobrinha”

  1. Olá, como vai?
    Gostaria de saber se posso postar essa receita/foto no Cantinho Vegetariano. Com os devidos créditos, claro!
    Abraço… Boa semana!
    R: oi Elaine, pode sim. mas me avisa, assim posso olhar. abs!

  2. oi Fer!!
    que delicia que deve ser!! adoro abobrinhas e estou sempre a procura de receitas originais e diferentes! tb estava procurando uma receita legal que levasse pinoles pq toda vez que vou às compras dou de cara com eles(que não estão caros)e não sabia o que fazer! de quebra ,adoro tb as alcaparas! com certeza vou fazer! os limões amarelos que vc cita são os sicilianos, né?
    abs:Ligia
    R: Ligia, limoes aqui sao sempre os sicilianos, amarelos. bjo, Fer

  3. Fer,
    às vezes também me dá preguiça de seguir as receitas dela timtim por timtim, mas todas as vezes que segui compensou muito! De fato às vezes aquela ervinha extra, que a gente acha que não vai fazer nada, é o que eleva uma salada comum ao status de memorável! A sopa de abóbora dela converteu até meu marido odiador-de-abóbora. Eu estou louca para comprar os outros livros dela! 🙂
    Pena que as abobrinhas estão fora de época aqui (ter, tem, mas tudo aguada). Fiquei com água na boca… 😀
    Bkjos!!

  4. Nooosssssaaaaaaaa ficou LINDO!!!! Vou experimentar por aqui … só vou ter que omitir o alho pois meu namorado não come nada que leve alho … de jeito nenhum … Mas acho que vai ficar bom de qq maneira. Com sempre Fer as suas receitas sãi demaisssssssssss

  5. Oi, Ferrrrr
    Fiz e ficou uma delícia! Reduzi a receita pra um e usei as ervas que tinha em casa (orégano, menta seca e hervas de provença). A farinha de rosca dei um jeito com uma torradinha integral esfarelada. Ficou divino, comi com uma salada de abacate com tomates maduros e vinagrete de balsâmico com azeite de oliva.
    E na hora de virar o trem, quebrei meu primeiro prato desde que cheguei. Dizem que é bom agouro, né?
    Beijo e obrigada por mais essa receita ;***

  6. Fer, que dela!! Vou tentar. Tenho uma estoria interessante com abobrinhas (er – diga-se, fiasco..hehe)em tortas. Mas tenho duas sobrando do weekend passado. We’ll see.
    Saudades:))
    Bjs

  7. Ficou lindo e apetitoso este prato.
    Tenho uma receitinha semelhante aqui, mas ainda não fiz. Agora fiquei animada!
    Bjs 🙂

  8. Abobrinha é dos meus legumes favoritos! Gostei deste bolão. Fiz a panna cotta de laranja, ficou super boa, muito fresquinha mas 1 colher de gelatina em pó não chegou e a consistência não ficou durinha. Mas adorei o sabor 🙂

  9. Fer,
    a gente aqui faz uma receita muito parecida, mas no lugar da farinha de rosco usamos farinho de soja, porque tem menos carboidratos e o Mr. Engineer diabético tem que controlar a ingestão de farinhas e afins. Da última vez jogamos uns pimentões vermelhos e amarelos no meio, ficou ótimo!
    Bjs bjs

  10. Ola, tudo bem?
    Nao me conhece, acabei de conhecer seu blog e gostei bastante das suas receitas. Gostaria de tirar uma duvida: como é esse leite de amêndoa q utiliza nas receitas?? Vc mesma q prepara?
    Abraço,
    Dani
    R: oi Dani, prazer. eu compro o leite de amêndoas pronto no supermercado, mas você pode fazer o seu, tem uma receita AQUI. Fer

  11. Fer, hoje cedo comentei com meu marido que ia procurar alguma receita bacana que me ajudasse a dar fim nas abobrinhas compradas no sábado passado. Pela bizoiada que dei, tenho tudo em casa… então, é hoje mesmo, ieba!!!
    Bjo grande,
    Mari

  12. Fer, gostei bastante desse bolo de abobrinha. Pareceu-me que os ingredientes têm tudo pra dar um resultado ótimo. Vou experimentar, com certeza.
    Bjs.

Deixe a sua pitada: