picles de beterraba

picles_bet_1S.jpg picles_bet_2S.jpg
picles_bet_2S.jpg

Vi na revista Martha Stewart de maio de 2009 a idéia bacanuda de fazer picles com beterraba. Já estava cansada de assar as minhas e me entusiasmei com a novidade.

2 beterrabas cruas grandes
1 pimenta fresca cortada ao meio [* usei em flocos]
1 xícara de vinagre de arroz
1/4 xícara de açucar
1 folha de louro fresco
1/2 colher de chá de pimenta preta em grão

Corte as beterrabas cruas em fatias finíssimas [use o mandoline] e coloque num vidro com tampa. Numa panela ferva a mistura dos outros ingredientes e jogue sobre as beterrabas. Refrigere. Esse picles dura um mês na geladeira. Cuidado quando for retirar as fatias porque o molho fica uma tinta, excelente para manchar roupas.

9 comentários sobre “picles de beterraba”

  1. olá sssemmpre estou visitando seu blog, o item …picles de beterraba 1 pimenta fresca cortada ao meio é a malagueta?qual pimenta?estou a meses doida a fazer e agora q estou de férias vou fazer um monte de delícias com suas receitas,um forte abraço pra ti que seu blog esteja sempre assim…LINDO…CHEIROSO …APETITOSO!!!!FELIZ 2010!!!

  2. adoro a revista da martha. é bonita e dá vontade de fazer cada coisa. gosto bastante daquela parte que dá pra destacar as receitas. vou tentar essa de beterraba.
    abs!

  3. Ai, que tristeza….. de tudo que ja’ tentei com beterraba, marido nao se convenceu a gostar. Nao tem jeito, ele e’ anti-beets.
    mas tem qualidades de sobra que compensam essa falha de carater 🙂

  4. Meu marido ama picles de beterraba, uma adoração dele que eu não partilho. Gosto de beterraba crua mas não em forma de picles. Eu compro sempre pronta para ele e nunca tentei fazer, mas gostaria, adoro picles de pepino. Meu querido fazia os próprios picles quando era solteiro. O difícil aqui neste norte é achar beterraba pois eles não comem beterrabas frescas, só em forma de picles e compram prontas. O que será que veio primeiro o picles de beterraba ou a falta de interesse dos noruegueses por beterrabas frescas?
    Bom feriado, mas pensando bem, aí não é feriado amanhã, certo? Lembrei.

  5. Olá, sempre leio seu blog e ADORO (as receitas, os textos, as fotos). Hoje fiquei com duas dúvidas: a beterraba é fatiada crua? E o líquido fervido é colocado quente no vidro com as beterrabas?
    R: Naira, a beterraba eh fatiada crua e o liquido é colocado quente sobre as beterrabas no vidro. Eu esperei esfriar um pouco antes de tampar e colocar na geladeira.

  6. Fer, mas que excelente sugestão para usar beterrabas!
    Será que dá para usar outro vinagre? Balsâmico, cidra ou de vinho branco?
    R: talvez o de vinho branco, mas eu nao sei realmente. Fer

Deixe a sua pitada: