pastured chicken eggs

eggs-pastured_1S.jpg
Adorei encontrar à venda no Co-op e no Corti Brothers os ovos da fazenda Alexandre Kids, de Crescent City, que usa o mesmo método da fazenda Poliface descrita no livro O Dilema do Onívoro do Michael Pollan. Essas fazendas usam o eggmobile ou os galinheiros móveis, que são levados à diversos pontos no pasto das vacas. As galinhas convivem no mesmo espaço que os bovinos, comendo insetos e ajudando a sanitizar o pasto. Como elas mudam de área constantemente, o solo também fica preservado. Os ovos da Alexandre Kids são cem por cento naturais, pois a fazenda não usa pesticidas, fertilizantes, hormônios ou organismos geneticamente modificados. Os ovos têm uma gema cor de laranja bem escura. A dúzia custa um pouco mais de cinco patacas, o que é completamente razoável e perfeitamente acessível, pois ninguém precisa comer ovos todo santo dia.

22 thoughts on “pastured chicken eggs”

  1. Aqui no Sul do Brasil, tem o casal do Sitio Curupira que cria as galinhas desta forma e denominam …”trator de galinhas” pois acabam com o mato e ficam por um período maior em cada área.

  2. Aqui no Sul do Brasil, tem o casal do Sitio Curupira que cria as galinhas desta forma e denominam …”trator de galinhas” pois acabam com o mato e ficam por um período maior em cada área.

  3. Aqui no Sul do Brasil, tem o casal do Sitio Curupira que cria as galinhas desta forma e denominam …”trator de galinhas” pois acabam com o mato e ficam por um período maior em cada área.

  4. Aqui no Sul do Brasil, tem o casal do Sitio Curupira que cria as galinhas desta forma e denominam …”trator de galinhas” pois acabam com o mato e ficam por um período maior em cada área.

  5. Aqui no Sul do Brasil, tem o casal do Sitio Curupira que cria as galinhas desta forma e denominam …”trator de galinhas” pois acabam com o mato e ficam por um período maior em cada área.

  6. Aqui no Sul do Brasil, tem o casal do Sitio Curupira que cria as galinhas desta forma e denominam …”trator de galinhas” pois acabam com o mato e ficam por um período maior em cada área.

  7. Aqui no Sul do Brasil, tem o casal do Sitio Curupira que cria as galinhas desta forma e denominam …”trator de galinhas” pois acabam com o mato e ficam por um período maior em cada área.

  8. Aqui no Sul do Brasil, tem o casal do Sitio Curupira que cria as galinhas desta forma e denominam …”trator de galinhas” pois acabam com o mato e ficam por um período maior em cada área.

  9. Aqui no Sul do Brasil, tem o casal do Sitio Curupira que cria as galinhas desta forma e denominam …”trator de galinhas” pois acabam com o mato e ficam por um período maior em cada área.

  10. Aqui no Sul do Brasil, tem o casal do Sitio Curupira que cria as galinhas desta forma e denominam …”trator de galinhas” pois acabam com o mato e ficam por um período maior em cada área.

  11. Aqui no Sul do Brasil, tem o casal do Sitio Curupira que cria as galinhas desta forma e denominam …”trator de galinhas” pois acabam com o mato e ficam por um período maior em cada área.

  12. Aqui no Sul do Brasil, tem o casal do Sitio Curupira que cria as galinhas desta forma e denominam …”trator de galinhas” pois acabam com o mato e ficam por um período maior em cada área.

  13. Aqui no Sul do Brasil, tem o casal do Sitio Curupira que cria as galinhas desta forma e denominam …”trator de galinhas” pois acabam com o mato e ficam por um período maior em cada área.

  14. Aqui no Sul do Brasil, tem o casal do Sitio Curupira que cria as galinhas desta forma e denominam …”trator de galinhas” pois acabam com o mato e ficam por um período maior em cada área.

  15. Aqui no Sul do Brasil, tem o casal do Sitio Curupira que cria as galinhas desta forma e denominam …”trator de galinhas” pois acabam com o mato e ficam por um período maior em cada área.

  16. Fer, aqui em São Paulo, eu também compro ovos assim. Meu marido morre de rir, porque na embalagem vem escrito “aves que nunca viram uma gaiola”. Eu como um ovinho todo dia, esteja onde estiver, na hora do almoço. Adoro um ovinho estalado, mexido, omelete, quente, cozido… Faço que nem meu avô fazia quando éramos crianças: gema mole, com uma montanhinha de farinha em cima da gema. Aí vc estoura a gema, e come aquela maçaroca de farinha com caldinho. Como todo bom nordestino, ele adorava uma farinha de mandioca…
    1 beijo, e happy labor day!
    R: Valéria, infelizmente eu não curto muito ovo, especialmente a gema. nao sei por que, mas tenho uma repulsa por gema mole–argh! 🙂 Aqui Labor Day eh em setembro. beijao e aproveite o seu feriado ai, Fer

  17. Fer, quando eu era pequena meu pai comprava ovos de uma tia dele q tinha uma fazenda – ele chamava ela de “vovo donalda”! rs!
    Os ovos da Dona Melica eram os melhores ovos, minha mae cozinhava eles molinho e a gema era tao gostosa, tinha uma cor laranja linda e tinha sabor, eram muitos gostosos aqueles ovos.
    Aqui nos EUA eu nunca tinha achado ovos gostosos como aqueles, ate um tempo atras quando comecei comprar no farmer’s market. Ovos fresquinhos, tao bons. E agora eu compro do farm q supply o meu csa box. Os ovos sao os melhores q ja achei por aqui, lembram muito os de quando eu era pequena, ovos com cores e tamanhos diferentes, fresquissimos e um sabor sem igual.
    Nao sou de comer ovos todos os dias (estou longe disso), mas quando pego meus ovos semanais me da uma vontade de comer ovo cozido! hehe!
    Matheus ja eh o maior fa de ovos e tem estado mais do q feliz com a ideia do csa box, ele esta curtindo tanto quanto eu!
    Enfim, era so p/ dizer q achei o maximo q vc achou ovos iguais do Polyface farm, muito legal! (eu amei ler o livro do Pollan!)
    Beijos!
    Ana

  18. Sabe fer, pra mim os ovos são daquelas coisas que tem que ser mesmo do tipo free range- custam o dobro mas realmente a gente nao come todo dia…
    aaaahhhan, quero dizer: nao COMIA
    porque o meu filhote faquir come ovo todas as manhãs!!!
    por incrível qe pareça ovo e brócolis são as únicas coisas que ele come fácil fácil.

  19. olá!
    também eu ,há algum tempo, adotei os ovos organicos(ou caipiras) e o frango criado sem hormônios ,antibióticos,etc. e estou adorando!por exemplo, qdo se cozinha um frango desses, não tem aquela espuma e aquele cheiro!!
    mas voltando aos ovos, eu os adoro, mas só como uma vez por semana (eu sei que há controvérsias sobre os estudos)devido ao meu colesterol e de meu filho de apenas treze anos! que coisa!! eu adoro tudo que é feito com ovo!!mas tenho esperança que descubram que toda esssa polêmica a respeito do ovo seja mentira,he!he!he!
    ah! adoro seu blog! virei fã e estou aqui todos os dias!!
    abraço

  20. Oramai, os ovos estao sendo apontados como uma das formas mais sanas de se obter proteinas de origem animal e etc e tal. E do historico maximo de 3 à semana, foram “autorizados” a serem consumidos todos os dias.
    Assim como foi com o velho impasse manteiga x margarina.
    Cada década, com suas pesquizas, aponta uma linha a seguir. E deixam a gente girando a cabeça como se assistissemos a um jogo de tenis, rss.
    Estes ovos que vc comenta tb se encontram aqui na Italia. Mas os preços sao ainda bem “salgados”, pq saem ao preço indigesto de 1 euro, cada um…
    Entao, sorte a sua de obte-los a preços mòdicos!
    Bjs!

  21. Que delícia, deve ser bom ter ao alcance das mãos um produto destes mesmo, tb li o livro e gostaria de conhecer uma fazenda dessas de perto, é outra linha de raciocínio mesmo.

  22. Que bacana!
    Olha, eu não sei nada sobre a produção de ovos na Espanha mas eu notei que os ovos lá tinham quase sempre uma gema bem laranja. Será que a produção lá é menos industrializada? Ou será que os mercados geralmente se abastecem de produção de pequenos produtores?
    R: tambem nao sei nada sobre a producao espanhola, mas eu acredito que os paises europeus ainda nao chegaram no ponto de absurda industrializacao que nos enfrentamos aqui na America. se for, espero que continuem assim! 🙂

Deixe a sua pitada: