aspargos com ovos, bacon e molho aïoli

aspargo-ovo_1S.jpg

Com os aspargos que recebi na semana passada, adaptei esta receita para fazer deles uma refeição completa. Mudei a maneira de cozinhar o aspargos, que fiz no vapor. Fiz ovos cozidos, ao invés de fritos e usei a minha tática no microondas para obter o bacon torradinho. Essa deve ser a única verdadeira utilidade do meu microondas, pois eu acho que fritar bacon empesteia a casa com, hmhm, um cheiro de bacon. Assim não faz sujeirada e é super rápido.

Forre um prato largo com folhas de papel e coloque as fatias do bacon esticadas, uma ao lado da outra. Cubra com mais papel e coloque no forno por 5 ou 6 minutos. Remova, deixe esfriar, jogue fora o papel e use o bacon. Ele fica crocante, fácil de esmigalhar e usar em receitas como essa ou em qualquer outra.

10 aspargos — lave, remova a ponta dura do final e cozinhe brevemente no vapor
4 fatias de bacon, fritas ou microondeadas
1 colher de sopa de vinagre balsâmico
2 ovos cozidos [ou fritos, se quiser]
Fatias de pão rústico tostadas na frigideira
molho aïoli
1 dente de alho
1 gema de ovo * eu uso cozida
2 colheres de chá de mostarda doce alemã ou outra a gosto
2 colheres de sopa de suco de limão
2 colheres de sopa de suco de laranja
½ colher de chá de sal
¼ xícara de Parmigiano Reggiano ralado na hora
½ xícara de azeite extra-virgem

Coloque todos os ingredientes num mini-processador, menos o azeite, e pulse até tudo ficar bem incorporado. Vá juntando o azeite aos poucos e pulsando. Se fizer com gema crua, pode cozinhar o molho num double-boiler por 5 minutos. Eu prefiro fazer com gema cozida. Sei lá, tenho nojinho da gema crua.

Para montar o prato, coloque os aspargos, regue com o vinagre balsâmico, coloque os ovos, salpique tudo com o bacon esmigalhado e se quiser [eu quis] salpique com mais parmegiano ralado. Sirva o aïoli num potinho ou derrame sobre os aspargos, conforme o gosto do freguês. E não esqueça das fatias de pão rústico, para completar o prato.

8 comentários sobre “aspargos com ovos, bacon e molho aïoli”

  1. Também gosto de bacon,mas nunca fiz no microondas,vou esperimentar,mas tenho um gogão a lenha ao lado da churrasqueira,e o bacon feito ai numa panela de ferro fica ótimo

  2. Fernanda
    Vi noutro dia na televisão um programa de um cozinheiro muito engraçado e rústico inglês que não me recordo o nome mas que deu a dica que os espargos depois de cozinhados a vapor devem ser mergulhados durante um tempinho em água com pedras de gelo. Que ficam deliciosos sem o gosto a ?? “amargo” será?
    Resolvi deixar a dica mas eu nem gosto de espargos 😀
    Beijinhos
    Ana
    R: Ana, obrigada pela dica. eu nao acho os aspargos amargos, mas vai ver que depende da variedade, neh? beijos, Fer

  3. Olá!
    Gostei da técnica do bacon no microondas, mas não percebi que tipo de papel usa… Pode esclarecer?
    Num restaurante gourmet aqui de Portugal, um dos pratos que adorei era uma tosta com espargos, ovo de codorniz escalfado e crocante de bacon por cima, cujo resultado deve ser bem parecido com o seu.
    Obrigada pelas dicas!
    Bjs
    PL
    R: Patricia, eu uso o papel toalha de cozinha, daqueles de rolo. bjs, Fer

  4. Olá Fer,
    Adorei a dica sobre o bacon. Cá em casa o micro-ondas só serve para aquecer o leite do Pequeno almoço e nada mais. Adoro espargos mas os que têm aparecido estão demasiado caros.
    Bjs
    Moira

Deixe a sua pitada: