Italian pot pies

italian_potpies_1S.jpg
A nossa entrada no horário de daylight saving renovou meus ânimos no final da tarde, já que agora chego em casa do trabalho ainda com sol. Sei que é apenas uma ilusão, mas parece que cheguei em casa mais cedo e portanto sinto que tenho mais tempo. Somou-se a isso o fato da cesta orgânica desta segunda-feira já estar me esperando no chão da cozinha, gentileza incrível feita pelo meu marido, que até me animei para preparar um rango diferente.
Minhas revistas e livros têm post-it coloridos colados para marcar as receitas que gostei e que prentendo um dia fazer. Naquele final de tarde ensolarada, abri a primeira revista da pilha, puxando pelo primeiro post-it cor de rosa choque que vi e dei de cara com essa receita—prática, fácil e super interessante. Foi ela que eu fiz para o nosso jantar. Saiu da revistinha Everyday Food, edição de dezembro de 2008.
Faz 4 porções.
Para o refogado:
1 colher de sopa e azeite
1 cebola média picadinha
2 cenouras picadinhas
Sal grosso e pimenta moída a gosto
450 gr de carne moída
2 xícaras de molho de tomate
Pré-aqueça o forno em 450ºF / 232C e coloque a grade na posição mais baixa dentro do forno. Numa panela, faça um refogado com o azeite, a cebola e a cenoura. Adicione a carne e refogue bem. *Eu adicionei a parte verde de um scallion cortadinha e um punhado de azeitonas pretas secas. Quando a carne estiver bem cozida, acrescente o molho de tomate. Deixe refogar mais alguns minutos e desligue o fogo.
Para a massa:
1 xícara de farinha de trigo
1/4 xícara de queijo parmesão ralado
1 1/2 colher de chá de fermento em pó
1/4 colher de chá de alecrim seco
4 colheres de sopa de manteiga derretida
1/2 xícara de leite integral
Misture a farinha, o queijo, o fermento e o alecrim esmigalhado com as mãos, batendo com um batedor de arame. Faça um buraco no meio da mistura da farinha e coloque ali a manteiga derretida e o leite. Misture até formar uma massa. Numa forma forrada com papel alumínio, coloque quatro ramequins e distribua o refogado de carne. Cubra com a massa e leve ao forno por mais ou menos 10 minutos, até a massa ficar douradinha. Sirva imediatamente.

7 thoughts on “Italian pot pies”

  1. Adorei a receita! Ficou com uma aparência super apetitosa e vale como um prato completo praticamente.
    Gostei muito do novo gadget que vc instalou no texto. Super interessante!
    Este horário de verão me mata, pois eu tenho dificuldade de acordar uma hora antes…
    Bjs 🙂

  2. Td achei que fosse um souflê. 🙂
    Ficou com uma aparencia muito apetitosa!
    Estou paquerando uns potes da Le Creuset e essa receita seria perfeita para eles. 🙂
    Hehehe…
    Beijocas.

Deixe a sua pitada: