salada de romanesco, tomate seco & pinoles

romanesco_tomate_2S.jpg
O intergalactico brócolis romanesco chegou realmente para ficar. A Marianne levou outra metade na segunda-feira, mas o restante eu tive que encarar. Na cartinha que a fazenda orgânica nos envia toda semana por e-mail, veio uma sugestão de receita para usar esse legume estrupício. Fiz então.
Corte o romanesco em raminhos e fatie o caule. Cozinhe rapidamente no vapor—mas bem rapidamente, não deixe ele perder a crocância. Separe. Numa saladeira faça uma mistura de vinagre balsâmico, azeite e sal [usei flor de sal]. Pique pedacinhos de tomate seco e coloque no molho. Numa frigideira esquente um pouquinho de azeite e toste um punhadinho de pinoles. Eles ficam com um aroma delicioso. Junte o romanesco e os pinoles ao molho e misture bem. Sirva.
Se não achar o brócolis romanesco por ai—que eu assevero não ser nenhum infortúnio—faça essa salada com brócolis comum.

10 comentários sobre “salada de romanesco, tomate seco & pinoles”

  1. Ontem comprei esse legume, provei cru e não consigo para de comer, ainda nem cozinhei, nossa que gostoso… So quero saber se faz mal cru 🙂
    amo esse sabor e a crocancia.

  2. Esse romanesco ainda não é conhecido por aqui. Mas, gostei muito do aspecto que deu à salada, a flor parece mais bonita, me deu a impressão que deu à salada um colorido muito especial, melhor do que o comum que temos aqui.
    Bj.

  3. Eu ando meio enjoada de brócolis. Preciso de uma receita bem criativa para me animar.
    Estes nunca provei, mas que são lindos são. Uma verdadeira obra-prima da natureza!
    Bjs 🙂

  4. Fer, eu adoro ler seus posts sobre romanescos! O pior eh que quando vejo o “legume estrupicio” no grocery store sempre lembro de voce e comeco a rir sozinha!
    Eu ainda nao experimentei esse legume, um dia talvez eu tente, mas por enquanto nao tenho pressa pois I trust your opinions! hehe!
    Nao da p/ fazer sopa com eles Fer? Tipo broccoli soup?
    Beijos!
    Ana
    R: Ana, dah pra fazer qualquer coisa com o romanesco. o negocio eh querer e eu impliquei, neh? 😉 beijao, Fer

  5. Fer , esse tal de romanesco não conheço não ! Mas de qualquer forma me pareceu muito apetitoso , adorei a receita e a foto . Como sempre suas saladas são de arrasar , sempre me servem de inspiração , quando quero uma salada diferente é aqui que venho buscar , mas infelismente tenho que dar uma adaptada com os ingredientes , porque nem sempre os tenho por essas bandas !
    Bom final de semana
    beijos
    R: Silvia, mas o segredo do sucesso eh esse: adaptar! o que importa eh a ideia, pois no final, a inventividade eh que faz tudo ficar sempre bom. beijo, Fer

  6. Hum… Eu adoro tomate seco.Para mim, tudo que o leva tomate seco fica bom. No entanto, o pinoles eu não conheço, creio que não seja tão comum por aqui,mas se eu esbarrar com ele com certeza vou querer provar. 🙂
    R: substitui por amendoas ou castanhas, que deve ficar bom tambem. 😉

  7. Aaaaah, fala assim não do tadinho do romanesco!! Ele tem um gostinho de nozes tãaaaaao gostoso… E é tãaaaaao lindo… Não fosse o precinho tãaaaaao salgado, eu compraria sempre! Porque por aqui só tem do orgânico e só no supermercado, então eles aproveitam para enfiar a faca…
    Bjos!

  8. Entao é isso! Ontem veio esse tal de brocolis romanesco na minha cesta. Na verdade, dizia só romanesco. Procurei algo parecido com alface ( quem sabe era alface romana?) e nao achei. A unica coisa que faltava foi algo que identifiquei como uma couve-flor estranha, é isso ne? Vou tentar essa receita. Bjs

  9. Ontem estive com um pé pequeno de romanesco na mão. Levo, não levo… Não trouxe. Mas acho que vou comprar bróculos para testar esta receita que me parece deliciosa! Um acompanhamento leve e perfeito ou um prato por si só.
    Beijo *

Deixe a sua pitada: