pasta com erva-doce & aliche

fennel_anchovies_2S.jpg
Durante a semana simplesmente não dá pra fazer nenhuma receita com mais de dois passos e com muitos ingredientes. Sinceramente nem sei como consigo cozinhar toda noite e ainda produzir fotos e posts desses meus jantarzinhos simples e brejeiros. Noites cansadas são a minha realidade. Por isso estou sempre na procura de receitas únicas, que dêm cabo dos meus legumes e verduras sazonais, que sejam diferentes e criativas, mas que tenham como caracteristica principal a simplicidade e a facilidade. Estou usando muito o livro Chez Panisse Vegetables da Alice Waters, pois além de lindo, tem idéias perfeitas para meus jantares super apressados de dias de semana.
Esse macarrãozinho ficou incrivelmente bom, tanto que não sobrou um fio, mas ficou pronto em menos de trinta minutos. O processo mais demorado foi o da fervura da água.
Coloque bastante água com sal numa panela e quando ferver cozinhe um punhado de linguine ou fidelini até ficar al dente. Enquanto o macarrão cozinha, coloque dois dentes de alho e uns seis filés de aliche / anchovas num pilão e moa bem até formar uma pasta. Junte bastante azeite e reserve. Rale um bulbo de erva-doce no mandoline. A receita pede uma fervida no bulbo antes de cortar, mas eu não fiz. A receita também não pede que se coloque os raminhos da erva-doce, mas eu coloquei, picadinho. Quando o macarrão estiver pronto, escorra e reserve. Usando a mesma panela que cozinhou o macarrão, coloque a mistura de alho, aliche e azeite. Refogue por um minutinho e jogue as fatias de erva-doce. Refogue por mais uns minutinhos, mexendo bem com uma colher de pau e junte o macarrão cozido. Desligue o fogo. Esprema suco de limão sobre o macarrão imediatamente antes de servir ou diretamente no prato.

9 comentários sobre “pasta com erva-doce & aliche”

  1. sabe o que me falta? criatividade na cozinha.
    se bem que, com o povo que eu tenho aqui em casa, cada um com uma restrição, fica um pouco difícil ser criativa…rsrsrs
    mas eu confesso que morro de inveja (invejinha boa) de vcs todas que cozinham todos os dias comidinhas diferentes, lindas, com ingredientes às vezes tão simples… e ainda fotografam tudo p/ gente ficar babando!
    bj

  2. Eu confesso que prefiro as receitas mais simples mas que não deixam de ser requintadas. Tenho pena de não encontrar metade dos ingredientes que usas, porque onde eu moro não tem muitas coisas 🙂
    Mas vale pela foto e fica registado, porque um dia a minha vida pode mudar 🙂

  3. Ola,
    Estou sempre a procura de alguma receitinha facil de fazer que nao leve muito ingrediente. Minhas noites tambem sao sempre cheias e com 3 filhos, trabalho, casa e ainda tentando cuidar um pouco de mim, fico numa correria so. Vou procurar esse livro pra comprar, mas enquanto nao faco isso, vou fazendo as que voce recomenda.
    Um abraco.
    P.S. Ja postei aqui uma vez mas tenho que dizer novamente, ADORO O SEU BLOG!

  4. Fer,
    Pois eu sempre penso: como ela consegue fazer tudo isso? Bem, te admiro muito pelas belezas deliciosas, mas imagino mesmo o prazer seja maior que o trabalhão. Senão não vale a pena, né?
    Beijos e se cuida.

  5. Oi, Fer,
    de fato, você tem uma paciência de Jó, e admiro a regularidade com que você nos delicia com seus posts, apesar de não fazer idéia de onde você encontra tempo para tudo isso. Pedi esse livro da A.W., e estou ansiosíssima para que chegue logo pelo correio! Iêeei! Estou justamente com erva-doce aqui em casa, e acho que esse seu spaghetti será o jantar de hoje! 😀
    Beijos!!!

Deixe a sua pitada: