dia de fazer e comer peixe

halibut_maca_1S.jpg

halibut_maca_2S.jpg

Sábado é dia de farmers market, de comprar peixe fresco no peixeiro e fazer um prato com ele. Desta vez comprei o halibut, mas fiquei com uma preguiça imensa de sair atrás de receita, então fiz como eu sempre faço—assado embrulhado no papel—que fica invariavelmente uma delicia. O halibut é um peixe bem branco e bem carnudo, ficou realmente especial assado nos envelopinhos. Fiz uma cama bem confortavel com fatias bem grossas de dois tipos diferentes de maçã e um talo de aipo ralado para cada filé. O peixe foi temperado com sal grosso e pimenta do reino moída. Depois ganhou fatias de limão e bolotas de manteiga de ervas. Foi para o forno em 375ºF/ 190ºC e assou por uns 20 minutos.

9 comentários em “dia de fazer e comer peixe”

  1. olá fer!
    vi esse seu peixe no blog e quis impressionar aqui em casa rs
    fiz. a aprovação foi até bacana hehe
    na verdade, não sei se foi o limão que usei, mas ficou um saborzinho amargo, sabe?! usei peixe branco. o saint peter.
    as maçãs da primeira camada de baixo para cima grudaram no papel. é normal? usei papel manteiga.
    fora isso, o sabor mais ácido da maçã verde e o adocicado da maçã vermelha incrementaram o peixe. isso ficou realmente muito bom. amei!
    obrigada pela receita!
    abs

  2. Fer,
    Que papel você usa para embrulhar o peixe?
    Eu adoro peixe e essa receita deu água-na-boca. 🙂
    Abraço,
    R: Carla, eu uso o parchment paper — papel vegetal. beijo, Fer

  3. Oi Fer … essa manteiga de ervas tem alguma receita específica? Estava mesmo pensando em fazer um peixe embrulhadinho no carnaval e adorei essa idéia … me falta apenas a receita da manteiga de ervas …
    R: Andréia, misture a manteiga [em temperatura ambiente] com as ervas da sua preferencia, ou raspinhas de limao, ou alcaparras. e use! 🙂

  4. Semana passada comi um salmão assada numa grelha de churrasqueira que era de comer ajoelhado. E como vi que esse peixe é parecido com o salmão, resolvi comentar.
    Nunca tinha comido um salmão tao gostoso. E ainda tinha um molho temperado pra acompanhar.
    Nossa, foi o suficiente pra me fazer feliz, hehe, e o halibut não deve ficar pra trás 😉
    Beijos
    R: Ana, o halibut eh bem diferente do salmao, pois tem um sabor muito suave e delicado. o salmao eh muito mais imponente. se descobrir a receita, me passa! beijo, Fer

Deixe a sua pitada: