Crank’s Restaurant
[vegetarian cooking]

cranks_1S.jpg
cranks_3S.jpg cranks_10S.jpg
cranks_5S.jpg
cranks_9S.jpg

Esse é outro livro que eu carrego comigo há muitos anos e que me inspira sempre. São receitas do original e inovador restaurante vegetariano Crank’s, que foi muito famoso na Londres dos anos 60. Comprei o livro nos meus primeiros anos no Canadá e ele não foi só fonte de inspiração para receitas.
Por causa das lindas fotos dos pratos e vasilhas artesanais que o restaurante usava, me animei para fazer um curso de cerâmica e achei que seria capaz de fazer meu próprio conjunto de pratos e utilitários de mesa. Que frustração! Depois de lutar por meses com a argila e a mesa rotatória, percebi que não conseguiria fazer nem um porta-lápis usável e decente. Consegui terminar três potinhos tortos, que abandonei nas premissas do atelier. Uma amiga pintora os resgatou, pediu para outra amiga ceramista esmaltar e queimar e me deu as obras de arte de presente. E assim encerrou-se minha aventura artistica com as mãos no barro.
Mas o livro do restaurante Crank’s continuou me abastecendo durante todos esses anos com receitas simples e maravilhosas, como esta:
mushroom stroganoff
1 cebola grande
4 talos de salsão
3 xícaras de cogumelos
4 colheres de sopa de manteiga
1 colher de sopa de farinha de trigo integral
1/2 xícara de caldo de legumes
1/2 colher de chá de tomilho
1 pitada de louro em pó
1/2 xícara de sour cream
Sal e pimenta do reino moída a gosto
Salsinha picada para enfeitar
Pique a cebola, o salsão e o cogumelo. Derreta metade da manteiga numa panela e refogue a cebola e o salsão. Adicione o resto da manteiga e o cogumelo, mexendo de vez em quando por 3 minutos. Adicione a farinha e depois o caldo e as ervas. Deixe ferver, reduza o fogo e cozinhe destampado por 3 minutos. Desligue o fogo, acrescente o sour cream, o sal e a pimenta. Sirva com arroz branco. Polvilhe com a salsinha picada.

3 comentários sobre “Crank’s Restaurant
[vegetarian cooking]”

  1. Fer,já perdi as contas de quantas panelinhas e cumbucas neste estilo já fizemos para muitos restaurantes,cafés,pousadas,etc. Um dia,quando aportares aqui, tens que arriscar de novo nas próprias louças,beijo!

  2. É uma cozinha que eu aprecio muito porque sou adoradora de legumes! Passei muitos anos a comer nas cantinas vegetarianas e fiquei super fã! Esse livro deve ser bastanta interessante 🙂
    Se há algo que eu adoro são os cogumelos!!!

Deixe a sua pitada: