bolo de batata

bolo_de_batata_1S.jpg
Essa receita saiu do belíssimo The Food of Italy: A Journey for Food Lovers, que faz parte de uma série de livros sobre a culinária de diversos países. Tenho o do Marrocos e o da Espanha, que ainda não testei com nenhuma receita. A Itália foi a estréia, com esse bolo de batata muito simples. Dei uma adaptada, pois não tinha cebola, nem queijo mussarela.
1 cebola pequena cortada em rodelas *omiti
75 gr de manteiga
2 dentes de alho em fatias
1 quilo de batata cortadas em fatias finíssimas
100gr [2/3 xícara] de queijo mussarela ralado *usei o Jarlsberg
50 gr [1/2 xícara] de queijo parmesão ralado
2 colheres de sopa de leite
Se for usar a cebola, coloque as rodelas de molho nbuma vasilha com água fria e deixe lá por uma hora. Se não for usar a cebola, como eu fiz, apenas prossiga ligando o forno que deverá estar pré-aquecido em 415ºF/ 210ºC. Derreta a manteiga numa panela e refogue rapidamente as fatias de alho. Reserve. Rale a batata com o mandoline e prossiga montando o bolo num refratário. Espalhe um pouco da manteiga com o alho na base de um refratário fundo. Coloque uma camada de cebola [se for usar], outra de batata, outra de queijo mussarela, outra de parmesão, outro pouco da manteiga com alho, assim sucessivamente até acabar as batatas. Regue com o leite, cubra com mais um pouquinho de parmesão ralado—se precisar rale extra, cubra com papel alumínio e leve ao forno por mais ou menos 1 hora. Remova o papel alumínio uns 15 minutos antes. Deixe esfriar um pouco antes de servir.

14 comentários sobre “bolo de batata”

  1. Oi Fernanda! entrei no seu site soh para ver sua receita de bolo de batata e acabei olhando todas as outars receitas. Adorei o seu jeito de escever e amei suas fotos, sao bem criativas e de muito bom gosto. E para finalizar fui ler sua BIO e vi que moramos bem perto, pois vivo em Fair Oaks.
    Um grande abraco,
    Deise

  2. Karla,
    Gosto muito de quiabo cru e tambem de batata crua. Aprendi a comer a batata crua com uma senhora alemã. Mas tem de ser ralada fininha ou ainda “batidinha” como se faz com a abobrinha.

  3. Fiz o bolo de batata ontem. Ficou uma delícia! Comi até não mais poder. Coloquei uma pitadinha de sal nas batatas e não me arrependi. O único porém ficou por conta da temperatura senegalesca aqui no Rio que não convidava ninguém a ligar o forno. Mas hoje amanheceu chovendo e fazendo um friozinho atípico e vou arrematar o bolo de batata em clima mais ameno. 🙂

  4. Por que é recomendado por a cebola de molho na água por uma hora? Sabor mais suave?
    Vou experimentar a receita.
    R: acho que sim. se fizer e ficar bom, me conta. 🙂

  5. Nossa Fer!! Eu to almocando um leftover que eh quase isso:)) Eu cortei crickle cut no mandoline e pre-assei as fatias por 15 min. Depois montei com sharp cheddar, green onions e “facon” (bacon vegetariano da Morning Star..o nome eh minha autoria…hehe).
    Ta boooommmmm!!:))
    Beijos e otima semana!!
    Bri

Deixe a sua pitada: