carne com vinho branco & alecrim

beef_rosemary_garlic_1S.jpg
Tenho me esforçado para incluir um pouco mais de carne no meu cardápio, depois que fiquei um pouco anêmica—efeito colateral da minha doencinha uterina. Pra mim hoje, comprar carne não é somente me prostrar em frente ao balcão do açougue e pedir qualquer coisa. Nem pode ser qualquer açougue, porque tenho parâmetros muito rígidos com relação ao tipo de animal que vou consumir. Portanto, me limito a comprar esses produtos no açougue do meu Co-op, onde tenho certeza da procedência de tudo que é vendido lá, animais criados e abatidos com dignidade e sem confinamento e tratamento cruel, alimentados com grama e ração sem produtos animais, antibióticos ou químicos.
Numa noite, comprei dois pedaços de sirloin steak, que não tinha a menor idéia de como iria prepará-los. Normalmente faço mais carne no verão, quando uso a churrasqueira. Mas pra minha sorte e conveniência, recebi naquele dia mesmo o meu exemplar de janeiro da revista Gourmet e logo nas primeiras páginas vi uma receita fácil e atraente, usando o corte de sirloin steak.
sautéed beef with white wine and rosemary
serve 4
800 gr de boneless sirloin steak
1 colher de sopa de farinha de trigo
4 colheres de sopa de azeite
4 dentes de alho fatiados bem fino
1 1/2 colher de sopa de alecrim picadinho
2/3 de xícara de vinho branco seco
Corte a carne em fatias bem finas e tempere numa mistura feita com a farinha de trigo temperada com sal e pimenta a gosto. Aqueça 1 1/2 colher do azeite numa frigideira e frite a carne. Faça em duas partes, porque frita mais uniformemente. Transfira a carne frita para uma travessa. Na mesma frigideira, adicione o resto do azeite, o alho e o alecrim e refogue até o alho começar a ficar dourado. Adicione o vinho, mais sal e pimenta a gosto se achar necessário, e raspe bem o fundo da frigideira com uma espátula ou o batedor de arame, para diluir bem. Deixe reduzir, junte os bifes fritos e sirva bem quente acompanhado de acini di pepe com limão [eu usei israeli couscous].
lemon pepper acini di pepe
serve 6 como acompanhamento
2 xícaras de acini di pepe *usei o israeli couscous
2 colheres de sopa de manteiga
1 colher de sopa de azeite
1/2 xícara de queijo Parmigiano-Reggiano ralado
1 colher de sopa de casca de limão ralado *usei o limão cravo
1 colher de chá de pimenta do reino branca moída
Cozinhe o acini di pepe ou o israeli couscous em bastante água com sal, até ficar al dente. Coe e reserve 1/2 xícara da água do cozimento. Derreta a manteiga junto com o azeite numa panela. Remova do fogo e junte a pasta/couscous, o queijo, raspas de limão, a pimenta moída e mais sal se necessário. Adicione um pouco da água do cozimento, se achar necessário. Sirva imediatamente, como acompanhamento da carne.

5 comentários sobre “carne com vinho branco & alecrim”

  1. pois às vezes tem que ser carne… sempre faz falta. eu também tenho um certo problema em comer carne e por isso quase que só como perú e galinha… às vezes também porco. gostei muito desta tua receita com o rosmaninho e o vinho! 😉

Deixe a sua pitada: