bolinho de macarrão

bolinho_macarrao_1S.jpg
bolinho_macarrao_2S.jpg
Pois então… cozinhei o macarrão feito de arroz, quinoa e amaranth. O resultado foi uma massaroca meio grudenta, os fios se quebraram em mil pedacinhos. Fiquei um bocado irritada, pois na primeira olhada aquilo só dava mesmo pra ser usado em sopa. Mas na segunda olhada, prestando atenção na textura da gororoba, aquilo me pareceu uma bela massa. Tive então a idéia de usá-la como base para fazer bolinhos.
Usei mais ou menos 2 xícaras da massa cozida, juntei dois ovos, 1 xícara de queijo de cabra, 1/2 xícara de queijo parmesão ralado e um punhadão de salsinha picadinha. Misturei bem com as mãos. A textura daria pra modelar os bolinhos, mas eu já estava pelas tampas, então soquei porções dela numa forma de mini-muffins untada levemente com azeite. Forno em 400ºF/ 205ºC por uns 15 minutos e voilá—realizou-se um milagre.
*o meu veredito sobre essa pasta multi-grãos bate mais ou menos com o que a Ana escreveu nos comentários do post da pasta. Realmente, não é nem de longe o fino da bossa. Mas os bolinhos feitos com ela ficaram muito bons!

9 comentários sobre “bolinho de macarrão”

  1. Fer, devo dizer q seus bolinhos ficaram com uma aparencia otima!
    Aqui em casa a coisa nao fez sucesso e os leftovers infelizmente nao se fizeram apetitosos ou atrativos o suficiente p/ uma segunda refeicao.
    Que interessante q aconteceu o mesm com voce. Eu estava curiosa p/ ver o seu review e fico ate mais aliviada q as opnioes foram semelhantes! (sinal q tbem nao fiz nenhuma besteira ao cozinhar a pasta mesmo! haha!)
    A ideia do bolinho foi joia, parabens Fer!
    Beijao!
    Ana

  2. Querida Fer, vc sabe que eu respeito as opinioes suas e da Ana (oi, Querida!!), mas…como assim, grudou?? Ahhh, nao vou sossegar ateh tentar tb, ja que amo pasta:))
    De qquer forma, qdo vih o titulo do post, e as fotos, nem imaginei que foi um repurpose. Tracaria na boa!:)) Que dela!!
    Bjs e Happy Friday!! (pras duas.:))

  3. Pois é, tive a mesma impressão…
    Adorei a idéia de assar os bolinhos na forma de muffin!! Eu AMO bolinho de arroz mas não faço nunca pq me recuso a fazer frituras do tipo (deep fried) em casa. Não só por razões de saúde mas pq meleca tudo, acaba com o óleo, etc… Será que o bolinho de arroz funcionaria também no forno?? Deve dar certo… vou experimentar!
    Para os dois copos de massa cozida foram quanto de massa seca?
    R: Alexandra, eh capaz de dar certissimo com arroz, sim. eu cozinhei o pacote inteiro do macarrao– 9 oz — 250gr. boa sorte. depois me conta! 🙂 Fer

  4. Fer..pergunta sobre outra receita. Salada Grega. como faço o vinagrete de laranja que voce indica? Muito obrigada e parabéns pelo blog – me inspira demais! Um beijo.
    R: Marlene, para o vinagrete de laranja, use suco de laranja ao invés do suco de limao. depois junta bastante azeite, sal, um pouquinho de mostarda amarela se quiser. beijo, Fer

  5. Essa sua receita merece um premio de criatividade!
    Se tivesse sido comigo, das duas uma, ou viraria compost pile ingredient, ou dog food (ate’ hoje nao consegui encontrar nenhum infortunio culinario que meus caes recusem – sera’ que esse macarrao seria o primeiro?) 🙂
    seus bolinhos sao de dar agua na boca!
    R: Sally, eu considero esse meu feito um milagre! 🙂 bjo, Fer

  6. Fer,
    Seus bolinhos tem uma aparencia maravilhosa, da vontade de correr na cozinha fazer igual. Tambem adoro novidades e experimentei as massas de graos integrais, lentilha, farro, orzo, sao da barilla e sao otimas, ficam al dente e tem um sabor muito bom. Beijos,
    Maria
    R: Maria, os bolinhos salvaram a patria, pois jogar fora ingrediente eh um horrore. entao quer dizer que nao sao somente os americanos que estao inventando moda com a pasta, os italianos tambem! 😉 eu adoro a pasta feita de farro. aqui encontro a de spelt, mas a de farro tem que ser made in Italy. quero muito experimentar essa de lentilha, vou ficar de olho. beijao, Fer

Deixe a sua pitada: