torta de nectarina

torta_nectarina_natal_1S.jpg
A nectarina saiu do congelador onde estava desde o meio do verão, quando a minha árvore quase desabou de tantos frutos. Quando abri o saco, senti o aroma inebriante dessa fruta deliciosa. Quero usar logo, porque tudo que fica no congelador por muito tempo acaba ficando sem gosto. Para fazer o recheio eu apenas cozinhei as metades de nectarina com um pouco de açúcar mascavo e outro pouco de baunilha em pasta. Deixei reduzir e usei o doce para rechear a massa.
A massa saiu do livro da Annie SomervilleEveryday Greens. É muito fácil de fazer e é boa para recheios de frutas, assim úmidos.
Faz duas tortas grandes.
2 xícaras de farinha de trigo
1/3 xícara de cornmeal
3 colheres de sopa de açúcar
1/2 colher de chá de sal
2 tabletes de 113 gr de manteiga gelada e cortada em cubos
250 gr de cream cheese
Peneire os ingredientes secos na vasilha da batedeira. Use a pá e vá acrescentando os cubinhos de manteiga até eles ficarem do tamanho de uma ervilha. Pode fazer isso à mão, usando o arame de massas. Adicione o cream cheese e misture até ficar bem incorporado, mas não exagere. A massa vai ficar com pedacinhos brancos do queijo cremoso. Faça uma bola e embrulhe em plástico. Coloque na geladeira por pelo menos 30 minutos. Depois abra com o rolo, forre uma forma de fundo removível, recheie e leve ao forno pré-aquecido em 370ºF/ 190ºC até a massa ficar dourada, uns 20 minutos.
Servi acompanhada de creme de leite fresco.
Essa massa pode ficar na geladeira por alguns dias e congelada por um mês. Descongele antes de usar.

3 comentários sobre “torta de nectarina”

Deixe a sua pitada: