Le Petit Paris

lepetitparis_43S.jpg
lepetitparis_1S.jpg lepetitparis_2S.jpg
lepetitparis_28S.jpg
lepetitparis_10S.jpg lepetitparis_27S.jpg
lepetitparis_11S.jpg
lepetitparis_21S.jpg
lepetitparis_24S.jpg lepetitparis_9S.jpg

Seria possível encontrar delicados e finíssimos macarons estilo parisiense em Sacramento city? Oui, c’est possible! C’est possible, mes amis!

A Leila tinha mencionado um café estilo europeu em midtown, dizendo que eu iria adorar, além do fato do lugar ser lindo e muito fotografável. Combinamos então de ir juntas ao Le Petit Paris no domingo pela manhã. Chovia cântaros e eu me atrapalhei na hora de sair de casa e só fui perceber que tinha deixado minha câmera fotográfica em casa no meio da estrada. Fiz um retorno e fui buscar a câmera, decisão que se mostrou a mais acertada quando cheguei ao café e vi a todos os mil detalhes classudos e elegantes do lugar. Altamente fotografável de fato!

Mal entrei e já saquei a câmera da bolsa e comecei a clicar. Os proprietários do local, Ruben e Tassina, vieram nos recepcionar e perguntaram—essas fotos são pra quê? Quando eu falei que tinha um blog de culinária, o Ruben não ficou muito feliz. Acho que os blogs de culinária estão ficando famosos por não terem papas na língua e chegarem desavisados, de câmera em punho e senso crítico apurado. Mas quando eu revelei que meu blog era escrito em português e lido por pessoas de todos os cantos do mundo, ele relaxou. E me deixou à vontade para fotografar todos os milhares de detalhes do café.

lepetitparis_15S.jpg
lepetitparis_4S.jpg lepetitparis_20S.jpg
lepetitparis_18S.jpg lepetitparis_19S.jpg
lepetitparis_6S.jpg lepetitparis_7S.jpg
lepetitparis_12S.jpg
lepetitparis_31S.jpg
lepetitparis_36S.jpg lepetitparis_33S.jpg
lepetitparis_37S.jpg lepetitparis_38s.jpg

Le Petit Paris é um lugar amplo, com uma lojinha de coisinhas parisienses divinas de um lado e o café do outro lado. O café tem três ambientes. Logo na frente sofás, poltronas e mesinhas, mais mesinhas no corredor e outra área com sofás e mais mesas no fundo, com estante de livros, jogos, revistas e jornais. A decoração é toda feita com antiguidades que Tassina coleciona desde sua primeira viagem à França. O lugar é lindo, confortável, agradável, um ambiente onde você pode passar horas e horas e horas, lendo, conversando, bebericando algo…

E a comida? O café serve sanduiches, quiches, sopas, além dos doces e macarons. Cafés, chás, vinhos, sodas italianas, muitas coisinhas diferentes. Eu e a Leila atacamos os macarons, mas eu gulosa e querendo saber se o lugar era mesmo bom, provei o quiche de três queijos e bebi um Pinot Noir francês [eles só servem vinhos franceses]. O quiche estava perfeito, muito leve e delicado, acompanhado de uma salada de folhas com um molho de mostarda, que estava na medida certa. Eu detesto saladas encharcadas de molho, como se costuma praticar muito por aqui. Depois do quiche e do vinho, fui atacar os macarons e dar meu veredito. Escolhi quatro sabores—lavanda-damasco, pistachio, framboesa e coco-maracujá. Não me decepcionei. Os macarons estavam perfeitos, derretendo na boca, levíssimos. Gostei mais dos que misturaram os sabores. O de lavanda com damasco estava no mínimo o máximo! A Leila também gostou. Três moças estavam bebendo a sopa do dia, acompanhada de fatias de baguete fresquinha, sentadas num dos sofás e eu pedi na cara-de-pau para fotografar. Era sopa de dumplings de frango. Conversamos com o Ruben e a Tassina, elogiamos a comida, o serviço e o lugar. Colocamos nossos e-mails na mailing list deles, pois o café promove um encontro toda noite de sexta-feira, quando os comensais chegam, sentam, bebem uma taça de vinho e conversam sobre política, local e mundial. O prefeito de Sacramento frequenta esses encontros. Senti uma vibe totalmente anos 60 e vou querer participar, quem sabe até me sentir dentro de uma música da fase Folk-Greenwich Village do Bob Dylan.

22 thoughts on “Le Petit Paris”

  1. Olá, parabéns, trés bien, Fer, pelo blog, tá lindo!
    Temos uma confraria, faz 3 anos, onde fazemos essas delícias parienses. Amo os Macarrons. Caso queira, posso enviar fotos e ‘recettes’ dos nossos encontros.
    Beijo e feliz 2009.
    Chef Braz

  2. Ai que vontade de comer estas coisas deliciosas!
    Onde moro não tem nada disto 🙁 só praia.
    Macarron é uma delícia, comi em Paris recentemente hummm
    Teu blog é mto bom. abs,
    Laura( amiga de Leila)

  3. Olá!Tenho lido com muito interesse todas as receitas FABULOSAS que posta aqui…ainda não me atrevi a confeccionar nenhuma…confesso que parte por falta de tempo e outra parte por simples preguiça :)…mas fico sempre com água na boca cada vez que cá venho…tanto pelas receitas como pelas lindíssimas fotos!
    Resolvi escrever desta vez pois comprei ontem aqui em Lisboa um bule IGUALZINHO ao da 1.ª foto do Le Petit Paris:)))…com tanta coincidência achei que tinha que ser hoje!
    Um beijo e continue com o excelente trabalho
    BOAS FESTAS!!!!

  4. Caraa…
    Eu encontrei o seu blog por acaso, mas foi simplesmente…. maravilhoso, dHAUEHAUHEA sério mesmo, chega dar raiva de você…. hhahaha, nossa não sei o que é melhor no seu blog, seus comentarios?, as receitas? as fotos?
    Nossa, sem comentarios hehe, nem acreditei quando tu falou que as fotos eram tua.
    Esses dias, tipo eu modeste a parte sou um cozinheiro nato, afff aprendi com a minha mãe, minha cozinheira predileta, dashdusahda. Masss entãooo eu entrava aqui, e sem querer euuu salvei o seu blog no meu favoritos, masss era um dos post interiores…. e não a pagina inicial, daee sempre que eu entrava, nada.. de novo… fui ficando frustrado… daee hoje o topeira aqueee, foi se tocar disso, nossa sem comentarios, masss enfim…..
    Noossa Parabéns pelo Blog, é extraordinario. 😀

  5. Ai, Fer!
    Que lugarzinho mais gostoso! As poltronas e sofás, as peças de antigüidade… Que delícia!
    E as delícias, então? Quiche de 3 queijos… Que carinha linda; até salivei, como dizemos aqui em Minas… Dá vontade de entrar e ficar, ficar…
    Beleza de fotos, viu?
    Bj

  6. Fer que charme esse café!!! Mas será que não é da fotografa!!! Estou a brincar!! mas as fotos estão lindas, tenho tanta pena de não saber nada de nada de fotografia ,para dizer a verdade nem maquina tenho, daí as fotos péssimas que estão no meu blog!! cest la vie!!!!
    Beijinhos

  7. Fer, sempre entro no seu blog e cada dia mais estou certa que enquanto vc estiver por aqui, tb estarei. Seja para admirar a delicadeza com que vc mostra cada detalhe em suas fotos, seja para copiar as receitas….sempre ganho inspiração aqui!E comecei a cuidar melhor da minha casa depois que vi como vc cuida bem de tudo a sua volta!Abraços!

  8. UAU!!que fotos!!! Vc devia pensar em ganhar $$$$ com elas!!!
    E o lugar deve ser daqueles onde se deve ir uma vez por mes e curtir todos os pratos!!!!
    beijos

  9. Nossa, Fer, suas fotos ficaram um show! Claro que o Le Petit Paris e’ muito fotogenico, mas voce fez um excelente trabalho no enquadramento e na luz para cada imagem. Ja’ mostrei aqui para uma amiga do trabalho, ela ficou impressionada com a qualidade das fotos e a beleza do lugar.

Deixe a sua pitada: