torta de frango e abóbora

torta_frango_abobora_1S.jpg

torta_frango_abobora_2S.jpg

Esta acabou virando uma torta de restos, embora eu tenha feito a massa do zero, no capricho, usando uma receita de pie dough do livro The Art of Simple Food da Alice Waters. Usei os restos de um frango assado que estava na geladeira— e a carcaça foi pra panela fazer um caldo. Usei o resto do salsão que comprei pra fazer o caldo de carne de outro dia e um pouco das abóboras que, neste momento outonal, invadem copiosamente a minha cozinha.

Massa:
2 xícaras de farinha de trigo
1 1/2 tablete de manteiga sem sal gelada cortada em cubos — 170 gr ou 12 colheres
1/2 colher de chá de sal
1/2 xícara de água gelada
1 colher de sopa de manjericão ou outra erva seca *opcional

Você pode fazer essa massa na batedeira [com a pá], no processador ou com as mãos. Eu fiz no processador. Coloque a farinha e o sal no processador e pulse algumas vezes. Eu acrescentei uma colher de sopa de manjericão seco. Depois coloque a manteiga em cubinhos e pulse até obter uma farofa. Ainda pulsando, vá colocando a água gelada até formar uma massa não muito firme. Remova tudo do processador e modele duas bolas com as mãos, embrulhe em plástico, achate e coloque na geladeira até a hora de usar. Abra a massa com um rolo numa superfície enfarinhada. Essa receita dá para uma torta grande, com fundo e cobertura.

Recheio:
Refogar no óleo uma cebola cortada em fatias e dois talos de aipo também cortados em fatias. Juntar o frango desfiado e depois um purê feito com abóbora assada [usei a butternut] e um pouco de leite. Mexer bem, adicionar sal e pimenta do reino branca moída a gosto. Desligar o fogo. Rechear forma forrada com uma parte da massa. Cobrir com a outra massa e assar em forno pré-aquecido em 400ºF/ 205ºC até a massa ficar dourada e o recheio estiver borbulhante.

8 thoughts on “torta de frango e abóbora”

  1. marquei-a para fazer no dia de são martinho (hoje) com umas castanhas cozidas a acompanhar. substitui o frango por tofu 🙂 e ficou muito boa mesmo. a massa é facílima de fazer. lá ver se as fotografias ficam alguma coisa de jeito para pôr no blog.
    óptima sugestão mesmo, fer!*

  2. Ora ai está uma boa ideia, a de juntar puré de abóbora ao recheio de uma tarte de frango que é de longe a minha preferida.
    Adorei o prato fundo da pie 🙂
    Beijo e bom fim de semana

Deixe a sua pitada: