torta de ameixa

plum_tart_1S.jpg plum_tart_2S.jpg
plum_tart_3S.jpg

Estou agora, que é outono, finalmente lendo o capítulo do outono do livro da Edna Lewis—A Taste of Country Cooking. Ela fala da colheita das ameixas e dá uma receita muito simples, para ser feita com as ameixas roxas. Cheguei um pouco tarde, pois as ameixas já estão se despedindo por este ano e só consegui comprar essa variedade roxa por fora e laranja por dentro, que com certeza não eram as ameixas certas para essa receita. Mas mesmo assim fiz e ficou deliciosa. As ameixas soltaram pouco liquido, mas eu superei essa deficiência preparando uma redução de vinho Marsala, que ficou interessante.

Purple Plum Tart
Recheio:
800 gr de ameixas roxas
2/3 xícara de açúcar
Corte as ameixas ao meio e descaroçe. Coloque num refratário com a casca para baixo, cubra com o açúcar e asse em forno pré-aquecido em 450ºF/ 230ºC por 15 minutos. Remova e reserve.
Massa:
1 xícara de farinha de trigo
1/4 xícara de açúcar
1/4 colher de chá de sal
1 tablete [113g / 1/2 xícara] de manteiga
Raspas da casca de 1/2 limão médio

Numa vasilha coloque todos os ingredientes e amasse bem com as mãos, até formar uma massa. Daí sove essa massa por uns minutos, até ela ficar bem sedosa. Use duas colheres de sopa de farinha de trigo durante a sova. A massa deve ficar bem macia. Espalhe a massa com as mãos e cubra a base de uma forma de aro removível de 22 cm/ 9 inches. Coloque as ameixas assadas por cima da massa e leve ao forno em 350ºF/ 176ºC por 30 minutos, até a massa ficar dourada. Se as ameixas soltarem bastante suco na hora de assar, coloque esse liquido numa panela e reduza até ficar um xarope. Como as minhas ameixas não soltaram quase liquido, eu fiz uma redução com vinho Marsala e açucar e espalhei por cima da torta depois de assada. Deixe esfriar antes de desenformar.

6 comentários sobre “torta de ameixa”

Deixe a sua pitada: