star gazey pie

ladies_lavender_1S.jpg
ladies_lavender_2S.jpg ladies_lavender_3S.jpg
ladies_lavender_4S.jpg
ladies_lavender_5S.jpg ladies_lavender_6S.jpg
ladies_lavender_7S.jpg
ladies_lavender_8S.jpg ladies_lavender_9S.jpg

No delicado filme inglês Ladies in Lavender, duas irmãs já sessentonas vivem juntas numa casinha no litoral de Cornwall, na Inglaterra dos anos 30. Ursula [Judi Dench] e Janet [Maggie Smith ] vivem uma vidinha simples e bucólica, até encontrarem um rapaz estrangeiro semi-afogado na praia. Elas acolhem e cuidam do moço, cuja presença aflora fortes sentimentos românticos nas irmãs. O filme é todo recheado de referências culinárias, pois Ursula e Janet bebericam muitas xícaras de chá e fazem juntas suas refeições, preparadas pela divertida Dorcas [Miriam Margolyes], que trabalha na casa das senhorinhas.
A cena que eu destaco aqui se inicia com Janet folheando um livro de receitas e instruindo Dorcas a comprar o peixe fresco para fazer a star gazey pie. Ela quer que Dorcas compre pilchards, mas essa acaba trazendo o coley fish, com os quais faz a torta. Levei um susto quando vi a cara da torta, com os peixinhos encravados na massa, como se estivessem emergindo da água. Essa torta tradicional da região de Cornwall é recheada com peixe, ovos, bacon, pão, leite e cidra e decorada com as cabeças e caldas dos peixes, que dão a impressão de estarem olhando para o céu—star gazing. Essa torta pode também ser decorada com massinhas em formato de estrela, coladas entre os peixes.
Andrea [Daniel Brühl], o hóspede convalescente, devora a torta com entusiasmo. Mas a star gazey pie não parece ser o prato favorito de Ursula, que comenta achar os peixes com uma cara triste e não consegue terminar de comer o seu pedaço. A cara que Ursula faz quando Janet retira a torta do forno, é exatamente a cara que eu fiz quando vi a extravagante iguaria. Não sei se me alegraria em comer aquela torta salpicada com peixes de feições tristes.
Para quem quiser arriscar fazer esse prato tradicional cornish, aqui tem uma receita. O peixe original pode ser substituído por sardinha ou arenque.

18 thoughts on “star gazey pie”

  1. Fer, coincidentemente tb assisti a esse filme há pouco tempo. Chorei horrores durante o filme. realmente a torta tem um quê de exótica, mas eu experimentaria, sim.

  2. Assisti este filme outro dia, passou em algum canal da tv a cabo, eu não me importava em comer um pedaço desta torta, a mim me parece apetitosa, se bem que já cheguei a cortar a cabeça de uma tainha por não gostar muito de vê-la olhando pra mim com cara de triste.
    P.S. Achei o personagem Andrea deste filme um mau caráter!

  3. Fer,
    Obrigada pela sugestão do filme! Vou procurá-lo por aqui. Gosto muito das atrizes e o Daniel Brühl é um jovem ator alemão muito talentoso. Ele quem faz o papel principal no filme Goodbye Lenin, entre outros tão legais que já participou.
    Bjs

  4. Hhahaha…adorável filme…
    Eu tb estranhei os peixinhos da cena.Inclusive achei que tivesse sido um tipo de provocação entre as personagens.Depois da sua explicação eles ficaram um pouco mais agradáveis…rs…
    Bjoooooo

  5. I enjoyed that movie very much! I had forgotten all about that pie, though, which is amazing! How could I have forgotten?
    I love the pictures you share from the movie too.
    cheerio
    Andrea

  6. Hummm, pode até ser gostosa, mas esses peixinhos com rabos e carinhas pra fora, não me seduzem não. Porque é aquilo, né, comida não pode só ser boa, tem que ter cara boa.
    Vou procurar o filme, gosto da Judi Dench. beijos

  7. Sabe de uma coisa, a parte que eu tb gostaria de assistir este filme? O fato que vc levantou um argumento muuuuito interessante: o grotesco no universo gourmet.
    Pq se a gente pensar qtas outras(e piores) iguarias que o ser humano ja inventou…
    Que pode vir a ser bom, nao nego.
    Mas dizem que a gente tb come com olhos, nao é assim?…
    Boa semana ai para vc.
    Bjs!

  8. Amiga, que saudade!! Como voce esta?? A coisa nao sai, nao sai, nao sai. Eh um cansaco, uma exaustao (fisica e mental)..e muita vontade de saber de voce.
    Sorry:(( Foi a forma mais rapida que achei de dizer que eu care very much e to bagacada. Ai.
    Querida Fer, mande news, se puder..Ou eu mando, with a lot of help from my little friends;))
    Bjs Amiga!!

  9. Fezoca, vi esse filme acho que ano passado, e ele é tão delicado, engraçado, sensível! Também fiquei meio passada quando vi a torta, me lembro bem, mas bem que gostaria de provar. 🙂
    Beijo!

  10. Gostei desse filme, achei delicado e adoro as duas atrizes. Aliás, assim como você, eu simplesmente amo filmes antigos (assisto a um quase todos os dias) e adoro ler seus posts sobre eles. Parabéns pelo seu bom gosto.

  11. Olha, eu me considero uma pessoa um tanto quanto ousada gastronomicamente falando, mas essa torta eu teria que recusar….. Nao sei se conseguiria comer, me deu uma embrulhada no estomago so’ de ver a foto….

  12. Sinceramente, tive que olhar várias vezes para verificar se os peixinhos eram verdadeiros porque essa torta até me assustou! Era incapaz de comer uma coisa assim…e até duvido que seja assim tão boa! A Ursula é que tem razão!…:)

Deixe a sua pitada: