sopa de batata & espinafre

batata-espinafre_2S.jpg
Essa sopa foi improvisada no desespero, quando guardando um sacão de folhas de espinafre lavadas na geladeira, vi que ainda tinha outro sacão, muito maior, esperando para ser usado. Usei batatas cozidas que bati no liquidificador com um bom caldo de legumes. Refoguei as folhas de espinafre rapidamente num fio de azeite, só até elas murcharem. Bati o espinafre cozido junto com o creme de batata. Coloquei numa panela, salguei a gosto e deixei ferver. Na hora de servir, reguei o creme com um fio de azeite especial. Minha sopa ficou bem grossa, pois eu não quis diluir com mais caldo e acabar com um balde de cinco litros e, consequentemente, com mais sobras na geladeira. Ela ficou bem espessa—e com essa cor verdona incrível!

10 comentários sobre “sopa de batata & espinafre”

  1. Faço creme de espinafre exatamente da mesma forma. Mas deixo menos consistente e em vez do azeite boto creme de leite fresco. O chamo de creme de espinafre fajuto. As pessoas se assustam com quão rápido fica pronto.

  2. Fer perto de casa tem uma horta orgânica feita por uns velhinhos muitos fofos, quando vou lá eu piro, e o danado do espinafre é sempre o que encrua na gaveta, mas tb olha eles devem me achar com cara de Popeye, porque o que vem de espinafre.

  3. Fer, qualquer hra dessas te passo uma receita que eu tenho de espinafres com creme de nozes ao curry. É de comer de joelhos!!
    Vai ver o teu estoque de espinafre terminar rapidinho!!
    A propósito, desculpa não ter ligado… Tantos dias em San Francisco pareceram passar mais rápido do que gostaríamos, mas pelo teu post das fotos outonais, penso que estivemos no Jardim Botânico no mesmo dia, por pouco não nos encontramos ao acaso!
    Um beijo grande!
    Pat

  4. Fer esse verde é radioactivo!
    Como é que espinafre fica com essa cor?
    Assim só os espinafres do Popey !
    Eu costumo fazer no wok, camarão pequeno descascado, junto esparguete pré cozido, junto molho de soja e de ostra e por fim os espinafres, só até murcharem. É rápido, económico,saboroso e resolve o problema de excesso de espinafres!

  5. Fer,
    O verde ficou fantástico!! Sabe que eu faço limonada suiça com couve, quase todo dia. A cor fica linda também e o saber é muito bom porque a couve, por alguma alquimia, ameniza o amarguinho da casca de limão. E dizem que faz muito bem para a saúde.
    beijos

  6. Espinafre e’ jogo duro de usar…. vai dando um certo desespero
    uma vez fiz um arroz verde usando espinafre que estava implorando para ser consumido – infelizmente nao sei de onde peguei a receita, mas ficou muito bom
    good luck!

Deixe a sua pitada: