risoto de limão [cravo]

risoto_limao_2S.jpg

risoto_limao_1S.jpg

Aproveitei que estou sozinha para fazer uma receita que estava me tentando e cutucando há um tempo—risoto com limão cravo. O Uriel já demonstrou de maneiras implícitas e explícitas que não é nem um pouco fã desse prato, que eu faço pouquíssimo porque pra falar a verdade, também não considero um dos meus favoritos. Mas um arroz quentinho e cremoso com gostinho de limão numa noite outonal de sexta-feira é mais do que um bom motivo para dar mais uma chance para o risoto e botar a mão na massa.
Fiz uma quantidade suficiente para uma pessoa esfomeada:

1/2 xícara de arroz arboreo
1 colher de sopa de manteiga
1 colher de sopa de cebola bem picadinha
1/4 xícara de vinho branco
2 xícaras de caldo de legumes aquecido
Sal a gosto
2 colheres de sopa de queijo asiago ralado
1 limão cravo pequeno—casca ralada e suco espremido.

Numa panela robusta refogar a cebola rapidamente na manteiga, acrescentar o arroz [sem lavar!] e refogar por alguns minutos. Jogar o vinho no arroz e ir mexendo bem, em fogo médio, até o liquido evaporar. Daí vai acrescentando o caldo de legumes quente aos poucos—de meia em meia xícara, e mexendo sempre, até o liquido evaporar. Depois que acrescentar a última parte do caldo, adicione o queijo, mexa bem para incorporar, salgue a gosto, desligue o fogo e adicione o suco e raspas do limão. Mexa para incorporar, tampe a panela por alguns minutos, enquanto põe a mesa, e sirva o arroz fumegante imediatamente.

5 comentários em “risoto de limão [cravo]”

  1. Olá Fer, sempre te visito, adoro suas receitas. Mais hoje vim para te perguntar sobre Davis. Meu namorado conseguiu uma bolsa de doutorado sanduíche com o Dr. Paul Gepts, não se você conhece, e estamos meio em duvida se vamos ou não, principalmente por motivos financeiros, visto que a bolsa é uma miséria. Já lemos algumas coisas sobre a cidade e deu para perceber que deve ser um lugar muito agradável. Mais enfim, queria uma opinião de alguém que mora aí. Se vc puder me ajudar….. Um abraço.
    Cida.

Deixe a sua pitada: