pumpkin [ginger] muffins

pumpkin_muffins_1S.jpg

Mais uma receita infalível da minha amiga Elise, que como sempre ficou ótima. Já contei que fomos avisados pelo pessoal da fazenda orgânica ainda no verão que haveria uma abastança de abóboras neste outono, e dito e feito. Já tenho uma bela coleção na minha cozinha e estou tentando usar como posso. Para fazer esses muffins usei a butternut squash, que eu tinha cortado em cubinhos e cozinhado no vapor outro dia. Não fiz purê, apenas amassei com o garfo, para que os muffins ficassem mais pedaçudos.

1 1/2 xícara de farinha de trigo
1/2 colher de chá de sal
1 xícara de açúcar
1 colher de chá de bicarbonato de sódio
1 xícara de purê de abóbora
1/3 xícara de manteiga derretida
2 ovos caipiras batidos
1/4 xícara de água
1/2 colher de chá de noz moscada
1/2 colher de chá de canela
1 colher de chá de gengibre em pó

2 colheres de sopa de gengibre cristalizado picado
Pré-aqueça o forno em 350°F/ 176ºC. Numa vasilha peneire junto a farinha, sal, açúcar e o bicarbonato. Misture separado a abóbora, a manteiga, os ovos, a água e as especiarias e junte à mistura de farinha. Mexa até os ingredientes ficarem incorporados, mas não exagere. Junte o gengibre cristalizado—se não tiver, use passas, outra fruta seca, ou nozes, pecans. Coloque a massa nas formas de muffin untada ou forrada com forminhas. Asse por 30 minutos, ou até os muffins ficarem firmes e dourados. Remova do forno, deixe esfriar numa grade. Essa receita faz 12 muffins.

10 thoughts on “pumpkin [ginger] muffins”

  1. Era exatamente a receita que estava procurando. Minha fornada saiu agora pouco e vim contar que certamente vou ficar viciada nestes muffins! Ficaram úmidos e deliciosos! Utilizei metade de açúcar mascavo e metade refinado e passas brancas no lugar do gengibre cristalizado. Vou compartilhar no meu blog.
    Obrigada!
    R: adorei saber Jessica! um beijo :-*

  2. Que engracado, fiz na semana passada esta receita da Elise. Foi o segundo ano que fiz e apesar deles terem ficado gostosos, macios e umidos, eles nao cresceram muito desta vez. =/
    Fiquei pensando se nao foi porque eu usei forminhas reciclaveis (de lata de molho de tomate) e por isso nao sabia quanto colocar em casa latinha, ou se foi porque eu coloquei bastante oure e o pure pesou…mas com certeza vou tentar mais uma vez com essa abundancia de aboboras por ai.
    Beijos!

  3. Não vai sair um brasileiro doce de abóbora pra comer com queijo??
    Permita-me:
    Abóbora em cubos meio grandes
    Açúcar cristal na proporção de 1/2 Kg para 1 Kg de abóbora
    À noite coloque a abóbora numa panela alta e jogue o açúcar por cima. Tampe e no dia seguinte terá juntado muita água. Aí é só ligar o fogo muito baixo e lentamente ir cozinhando. Depois de um tempo desligue o fogo e deixe para apurar mais um pouco no outro dia pois a calda vai ficando cremosa e os cubos bem docinhos, alguns se esfarelando.
    Tá pronto quando você achar que tá pronto.
    Se quiser os cubos mais crocantes, deixe a abóbora picada de molho na cal e água por um tempinho. Escorra a água e siga os passos.

  4. oi Fer,
    se você aceita sugestão para fazer bom uso de suas abóboras,tem um kibe de abóbora delicioso e fácil de fazer apesar de demmorado.
    2 abóboras japonesas (daquelas bem cascudas)
    1/2 k de trigo para kibe
    2 cebolas
    4 dentes de alho
    150 gr de pinólis
    hortelã fresca a gosto
    sour cream para acompanhar
    como fazer:
    corte a tampa das abóboras de maneira que consiga tirar as sementes e lavá-las
    envolva no alumínio e leve ao forno para seu cozimento + /- 1:20 h
    retire a polpa delas e passe por uma peneira para que forme um creme.
    lave e hidrate o trigo
    misture ao creme junto com a cebola e alho picados tipo invisível
    distribua num tabuleiro uma parte e recheie com o pinoli e hortelã cubra com o restante
    devolva ao forno por mais 110 minutos
    pronto coma quente com o sour cream acompanhando, uma bela salada verde vai bem também.
    bj
    R: Robertita, claro que aceito! E adorei sua sugestao. Vou fazer, mas vou mesmo! Obrigadaoooo e beijo, Fer

  5. Fer, estes muffins não me escapam. Também cá em casa temos uma invasão de abóboras (infelizmente não são butternut squash) e começa a ser complicado encontrar destino para tanto material cor de laranja! Adorei as caixinhas floridas – são o máximo!
    Bj grande

  6. Pumpkin Muffins sao os preferidos aqui em casa, tenho feito muito agora q as aboboras estao em alta e todo mundo fica com vontade de pumpkin food!!
    Fer, pumpkin puree congela super bem, e eh uma maneira boa de vc ter sempre pronto! Eu adoro pumpkin puree para fazer sopa de abobora, eh uma das sopas q mais adoro!!
    Outra coisa q eu gosto e assar a abobora, amassar a polpa, juntar acucar e canela e comer morninho, ai eh tao bom… me lembra o doce de abobora que a minha avo fazia!
    Beijos!
    Ana

Deixe a sua pitada: