pear and blue cheese crostata

pera_blue_cheese_3S.jpg
pera_blue_cheese_4S.jpg
Acho que tenho umas trinta páginas do The Kitchn guardadas, com receitas para fazer, artigos para ler, até aquelas maravilhosas tours de cozinhas fantásticas que às vezes aparecem por lá. Eu adoro esse website. Gosto mais dele do que do seu irmão mais velho, o Apartment Therapy. Essa receita de Pear and Blue Cheese Crostata publicada lá, estava marcada com prioridade. Então desde sábado que estou no making-of dessa torta. Djezuis Craist, nunca conheci ninguém mais atrapalhada do que eu vivendo neste planeta. Primeiro fiz a massa e quando fui fazer o recheio constatei a ausência de três pêras, ingrediente imprescíndivel. Comprei as pêras na terça-feira e fiz a torta. Preparei outra massa, porque achei que aquela que estava na geladeira não ia dar. Fiz uma receita enorme, com muitas pêras cortadas em pedaços muito grandes, que consequentemente não cozinharam direito. Comi uma fatia—que não estava ruim, e até tirei algumas fotos, que me ajudaram a comparar com a torta original e concluir que estava tudo errado. Fiquei desolada, irritada, inconformada. Comecei tudo de novo na quarta-feira. Acabei usando a massa que tinha feito no sábado, comprei uma variedade de pêra um pouco mais macia, que cortei em cubinhos bem pequenos. Dessa vez vingou. Ha-Le-Lu-i-Ha! Ficou uma delícia!
Massa:
1/2 xícara de farinha de trigo
1 colher de sopa de açúcar
1/8 de sal kosher [grosso]
1/2 tablete – 56 gr de manteiga sem sal bem gelada
1 colher de sopa de água gelada
No processador, pulse a farinha, o açúcar e o sal. crescente a manteiga cortada em cubinhos e pulse mais umas 15 vezes até ficar uma farofa. Adicione a água e pulse outra vez, até a massa ficar mais consistente. Amasse com os dedos formando uma bola, amasse num disco, embrulhe em plástico e coloque na geladeira por uma hora.
Recheio:
4 pêras pequenas e maduras
3 colheres de sopa de blue cheese esmigalhado
1/4 xícara de farinha de trigo
1/4 xícara de açúcar mascavo
1/4 xícara de avelãs picadas [ou nozes]
3 colheres de sopa de manteiga gelada
Corte as pêras em cubinhos. Estenda a massa numa folha de papel vegetal ou alumínio e coloque sobre uma assadeira. Coloque as pêras em cubinhos no centro da massa. Deixe uns 4 cms da massa em volta, para poder dobrar. Salpique o queijo esmigalhado sobre as pêras, aperte para eles entrarem entre as frutas. Dobre as bordas da massa, cubrindo parte das pêras. Numa vasilha misture a farinha, o açúcar mascavo e as avelãs picadas. Junte a manteiga e amasse com os dedos até formar uma farofa, que será espalhada sobre a crostata. Asse em forno pré-aquecido em 450ºF / 232ºC por 20 ou 30 minutos, ou até que a massa esteja bem dourada. Deixe esfriar, corte em fatias e sirva.

7 comentários sobre “pear and blue cheese crostata”

  1. Adorei seu blog e suas receitas são de deixar qualquer um doido!
    Fiquei interessada nesta tortinha, mas não sei o que é blue cheese?
    Tem algum outro queijo brasileiro que possa subsituí-lo?
    Voltarei sempre para pegar suas receitas…
    Bjs
    R: Andrea, obrigada e seja sempre bem-vinda! 🙂 O gorgonzola eh um tipo de blue cheese. um beijo, Fer

  2. ooops, enviei depressa demais
    queria dizer que ao menos voce tem um blog, quando essas coisas acontecem, ao menos elas viram “blog material”
    quando a gente nao tem blog, tem que sofrer em silencio… 🙂
    beijos, e desejos que amanha seja um dia essencialmente “bruxa-free”

  3. Olá Fernanda,
    Tudo bem com você?
    Eu sou o Luiz Lapetina, do Cyber Cook. Estou lhe escrevendo para dizer que o Chucrute com Salsicha foi citado em nossa sessão recem criada chamada “Aqui tem Comida da Boa”, onde nossa equipe irá regularmente fazer a indicação de blogs que tratam sobre culinária e que tenham a qualidade necessária para que possamos indicá-los aos nossos visitantes.
    Para nós é um grande prazer poder realizar esta indicação, pois só assim atingimos nosso objetivo principal que é divulgar a culinária de boa qualidade para todos na web.
    Caso você deseje colocar o selo em seu blog, acesse este endereço: http://www.cybercook.com.br/comida-da-boa-selo.php?codigo=6c8349cc7260ae62e3b1396831a8398f e cole o código do selo escolhido em seu blog. Lembre-se que este endereço é exclusivo para o seu blog, pois nele tem o link que aponta para a página do Cyber Cook que está a indicação.
    Qualquer dúvida, entre em contato direto comigo por e-mail ou pelo site http://www.cybercook.com.br, sem problemas.
    Abraços

Deixe a sua pitada: