Fair Trade

jasmine-coral-rice_1S.jpg jasmine coral rice Quando eu perguntei ao meu amigo que é diretor da fazenda orgânica da UC Davis e uma das pessoas mais engajadas em políticas de agricultura e meio-ambiente que eu conheço, o que mais eu poderia fazer além de comprar local e orgânico de produtores que praticassem a auto-sustentabilidade, ele respondeu na lata—buy Fair Trade!
Ele também me recomendou pesquisar os fazendeiros que adotassem práticas justas com seus trabalhadores, não explorando mão de obra barata e ilegal. Mas o Fair Trade é um detalhe muito importante para os produtos que vem de países mais pobres e em desenvolvimento, pois essa prática econômica tem como um dos seus objetivos principais promover um sistema global de economia sustentável e justa. Morando num país rico que compra produtos de países mais pobres, é minha obrigação tentar não contríbuir com qualquer tipo de exploração. Banana, chocolate, café, açúcar são produtos que têm uma boa distribuição Fair Trade aqui nos EUA. A banana e a quinoa que eu compro são Fair Trade. Há muitos outros produtos nas prateleiras dos supermercados que também são, é só procurar com cuidado. Esse delicioso arroz jasmine coral da Tailândia é Fair Trade. Fique de olho nesses produtos você também!
»Para saber mais, visite o website da Fair Trade Federation.

7 comentários sobre “Fair Trade”

  1. Gostava apenas de referir q felizmente n é difícil encontrar produtos de comércio justo em Lisboa, sugiro à Anette que procure informação na net pq existem muitas associações que os comercializam nas suas próprias lojas e feiras. Nos hipermercados tb se encontram, basta perdermos um bocadinho mais de tempo a ler os rótulos, existem marcas q são exclusivamente de comércio justo.

  2. Por essas bandas nao e’ facil encontrar produtos fair trade, mas ja’ vi muito viajando e quando vejo sempre tento comprar algo
    e’ um movimento muito relevante e tenho certeza que a tendencia e’ se ampliar mais e mais

  3. Infelizmente é complicado comprar alimentos em Lisboa “fair trade”, mas remedeio a minha consciencia com os produtos da Body shop!
    Beijinho
    R: a Body Shop foi pioneira. 🙂 beijo, Fer

  4. Aqui temos várias dessas lojas, de produtos variados, vindos de muitos países diferentes e em que a principal preocupação é a exploração dos povos produtores. Chamam-se lojas de comércio justo. Nos supermercados nunca vi, ou estão misturados e a gente nem dá conta, ou não têm mesmo esses produtos.

  5. Oi Fer,
    Tenho um blog novinho (de 01 semana)… nunca comentei aqui, mas sempre venho te visitar, e leio os posts.. anoto as receitas maravilhosas, enfim, tenho aprendido muito contigo.. 🙂
    Nunca tinha ouvido falar em produtos fair trade, e achei bastante interessantes!!
    Parabéns pelo lindo blog.
    Bjão,
    Mari

Deixe a sua pitada: